Índice
O Showmetech TRIO é um compilado com as notícias mais interessantes da semana. Hoje falaremos sobre o primeiro jogo genérico de The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, para mobile; passaremos pela descoberta de 62 novas luas em Saturno, que volta a ser o planeta com o maior número de luas e finalizaremos com o dono da Pluto TV planejando dar TVs de graça! Esse é o Showmetech TRIO, seu trio semanal de notícias.
Assista o vídeo no Canal do Showmetech:
The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom foi copiado?
Nessa última sexta-feira, 12 de maio de 2023, o mundo viu a chegada da sequência de Breath of the Wild, o jogo The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom. Mas antes que o jogo pudesse abrilhantar a vida de vários jogadores no mundo, uma versão genérica já estava sendo vista em diversos smartphones por aí.
Estamos falando de um dos RPGs mobile mais lucrativos da Ásia, o jogo Kung Fu Saga. Um trailer muito intrigante do jogo foi publicado, em que é possível ver mecânicas de Tears of the Kingdom como Fuse e Recall sendo usados. Neste jogo temos um personagem em verde, trajes semelhantes ao de Link, usando habilidades também conhecidas como a de voltar no tempo para subir em uma ilha que fica no céu.
Outra coisa que os jogadores identificaram como presente no jogo da Nintendo é a capacidade de sintetizar armas. No jogo genérico é possível usar uma pedra e um graveto para criar um martelo. Apesar de ser algo bem amplo, não deixa de nos remeter aos títulos de Zelda, não é mesmo? E é claro que os memes não ficaram de fora dessa, como um usuário que brincou com o nome do jogo intitulando-o “Zolda: Wheeze of the Wild“.
Por ser uma franquia bem rentável para a Nintendo e ter sido extremamente aguardado por muitos jogadores, é de se imaginar que outras empresas fariam algum jogo semelhante para tentar surfar na onda e conseguir a sua fatia aproveitando o hype do lançamento.
Novas luas descobertas em Saturno
Pesquisadores divulgaram a detecção de mais 62 luas em Saturno com base em um conjunto de corpos celestes encontrados por cientistas, resultando em um acúmulo de 145 luas para o planeta. Dessa forma, Saturno supera as 95 luas de Júpiter e reconquista o título de planeta com o maior número de satélites no Sistema Solar, após ter perdido essa posição há três meses, em fevereiro de 2023.
As luas recentemente identificadas de Saturno não são tão parecidas quanto ao nosso satélite natural. Elas possuem uma configuração não uniforme, com uma forma semelhante a uma batata, e não têm mais do que um ou dois quilômetros de diâmetro. Esses satélites orbitam a uma grande distância do planeta, variando entre 9,6 e 30 milhões de quilômetros, em contraste com luas maiores, como Titã, que orbitam a uma distância inferior a dois milhões de quilômetros de Saturno.
A novidade foi identificada por dois conjuntos de pesquisadores, um liderado por Scott Sheppard, um astrônomo da Instituição para Ciência Carnegie, em Washington, nos Estados Unidos, e outro grupo liderado por Edward Ashton do Instituto de Astronomia e Astrofísica Academia Sinica, em Taiwan. O grupo de Sheppard, durante os anos 2000, utilizou o Telescópio Subaru localizado no Havaí para realizar a busca por mais satélites em torno de Saturno.
Apesar do grupo ter descoberto mais 62 satélites, o que elevaria o número total de luas de Saturno para 145, até o momento a NASA reconheceu apenas 41, resultando em um total de 124. No entanto, o planeta retoma a posição de ter o maior número de luas em todo o sistema. Confira o ranking de planetas com seu respectivo número de luas identificadas pela NASA em ordem decrescente, sendo sua última atualização em 11 de maio de 2023:
- Saturno: 124;
- Júpiter: 95;
- Urano: 27;
- Netuno: 14;
- Plutão: 5;
- Marte: 2;
- Terra: 1;
- Mercúrio e Vênus: 0;
- Total de luas identificadas: 268.
Empresa planeja dar TVs de graça!
Telly, a empresa fundada por Ilya Pozin, co-fundador da Pluto TV, está planejando oferecer televisões de graça. A novidade virá acompanhada de uma segunda tela em que serão exibidas propagandas, sendo uma estratégia que visa o lucro vindo dessas propagandas, do que no valor de uma televisão em si.
A empresa nomeou essa segunda tela como “Smart Display”, ou “Tela Inteligente”, em tradução livre, e ela será separada da tela principal por uma soundbar. Além das propagandas, essa tela será capaz de exibir widgets de diversos tipos, como informações de esportes, clima, valores de itens diversos e muito mais. As propagandas poderão ser exibidas do lado direito da tela ou como se fosse um feed de notícias, mas ao lado esquerdo.
Dallas Lawrence, chefe de estratégia da Telly, diz que a exibição das propagandas podem chegar a utilizar ambas as telas, quando a principal não estiver sendo utilizada. Lawrence prossegue afirmando que a empresa também está trabalhando no “Telly Rewards”, que recompensará os usuários com um vale-presente para serviços como Netflix ou Starbucks ao participar de eventos que aparecerem na TV, como enquetes.
A tela principal é um painel 4K HDR de 55 polegadas que será vinculado à tela secundária por meio do sistema operacional da empresa, o TellyOS. Ao contrário do que é visto na maioria dos principais sistemas operacionais de smart TV, o TellyOS atualmente não oferece suporte a aplicativos de streaming de terceiros, como a Netflix.
É por isso que a TV virá com um dongle Android TV 4K gratuito, assim o usuário poderá assistir a qualquer serviço de streaming que desejar. Também é compatível com outros dispositivos de streaming, como o Roku, Amazon Fire Stick e Apple TV, e ainda conta com três entradas HDMI, 2 entradas USB e um sintonizador.
Entre outros recursos interessantes estão uma câmera para o acompanhamento de atividades físicas, cerca de 40 jogos, ativação de assistente pessoal com o comando “Hey Telly” e reprodução de músicas por serviços de streaming, como o Spotify. Ao acessar o site freetelly.com, é possível tentar a oportunidade de conseguir uma das 500.000 cópias da TV. Por enquanto as reservas estão sendo aceitas exclusivamente para usuários que estejam nos Estados Unidos.
Veja também:
Confira a nossa última edição do Showmetech TRIO! Como de costume falamos sobre diversos assuntos relacionados a games, tecnologia e cultura pop. Dá só uma olhada no que trouxemos:
- Como usar o ChatGPT-4 de graça;
- Usando IA para fazer esculturas;
- Braços mecânicos em humanos.
Revisado por Glauco Vital em 15/5/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.