Logo do edits, editor de vídeos do instagram

Tudo sobre o Edits, o editor de vídeos do Instagram

Avatar de victor pacheco
Com previsão de lançamento para março, aplicativo terá tela de edição integrada ao Instagram e baterá de frente com o CapCut

De olho no banimento do TikTok nos Estados Unidos, que, na verdade, não durou mais que 12 horas, Adam Mosseri, diretor do Instagram, anunciou o lançamento de — mais um — novo aplicativo da Meta, que levará o nome de Edits. A inspiração é clara: a empresa de Mark Zuckerberg quer ter uma opção que será concorrente do CapCut, já que tem uma opção concorrente do TikTok (Reels). Veja o que se sabe sobre o futuro lançamento.

Conexão com Instagram

Captura de tela do edits, novo aplicativo da meta para editar vídeos
Edição poderá ser feita de forma completa no Edits (Foto: Reprodução/App Store)

Já chamado de “CapCut do Instagram” devido a ter uma grande semelhança com o aplicativo da ByteDance, o Edits terá total integração com o Instagram da mesma forma que acontece com o CapCut e o TikTok. Adam Mosseri, em vídeo publicado no Instagram e Threads, disse que os dados de engajamento dos vídeos publicados poderão ser vistos em tempo real para que o usuário saiba como seus conteúdos estão sendo vistos pelos usuários do Instagram na aba Reels.

O grande ponto é: não há como negar que o editor de vídeos já existe dentro do aplicativo para smartphones e inclusive a Meta incentiva o uso para que os criadores de conteúdos não usem alternativas como o CapCut e o InShot, por exemplo.

Agora, veremos como esta integração vai funcionar, porque até mesmo os dados de sucesso de um reel podem ser vistos na Central de Contas, no celular, quanto no computador.

Aba de tendências

Captura de tela do edits, o capcut da meta
Projetos poderão ser compartilhados com amigos (Foto: Reprodução/App Store)

Uma aba de modelos e áudios mais famosos também está programada para ser vista no Edits. Esta é uma opção que também já vimos no CapCut, que basicamente vai te mostrar o que tem sido mais usado no aplicativo, como uma forma de inspirar na hora de criar vídeos. Mosseri disse que a ideia aqui é ajudar a encontrar tendências e ajudar pequenos perfis a crescerem ainda mais na plataforma.

Esta aba deve ser o grande chamariz do Edits, mas ainda não se sabe como ela funcionará na prática. Tecnicamente, a tal aba de tendências também já existe no Instagram, já que na hora de criar um vídeo diretamente pelo aplicativo, você tem acesso aos áudios que estão fazendo mais sucesso na rede social.

Compartilhamento com amigos

Tela de gravação do editor de reels da meta
Gravação em até 2K poderá ser feita no aplicativo da Meta (Foto: Reprodução/App Store)

Todos os modelos vistos e usados por você poderão ser compartilhados com seus amigos, algo também já visto no CapCut, mas no aplicativo da ByteDance isso é feito via envio de links. A Meta também anunciou que todos os vídeos poderão ser gravados em resolução 2K em até 60 fps, sem precisar abrir o aplicativo da câmera para isso.

Outro ponto do editor de vídeos da Meta é que a exportação dos conteúdos editados no novo aplicativo da Meta será feita sem marca d’água, fator que também colabora para que os vídeos sejam compartilhados também no TikTok e YouTube Shorts. Algo que já é feito por quem usa o CapCut.

Lançamento

Tela de gravação do editor de reels da meta
Editor de Reels dad Meta chega em março de 2025 (Foto: Reprodução/App Store)

Adam Mosseri disse que o Edits não estará disponível antes do fim de fevereiro e que, no lançamento, o aplicativo não será lançado com todas as funcionalidades anunciadas por ele. Algo semelhante ao que aconteceu com o Threads, lançado sem suporte para a web e sem trending topics, por exemplo.

Já disponível para “pré-venda” na App Store, o lançamento do Edits é esperado para o dia 13 de março. O diretor do Instagram também anunciou que será possível reservar o aplicativo para Android em breve, mas o lançamento para ambos os sistemas operacionais acontecerá de forma simultânea.

Demais novidades do Instagram

Feed ainda mais vertical

Novo feed vertical do instagram
Feed está ainda mais vertical (Foto: Reprodução/genflow_ via Threads)

Quem acessou o aplicativo do Instagram nos últimos dias teve uma breve surpresa: o feed agora está mais vertical, deixando as fotos quadradas de lado. Esta é uma mudança que estava sendo testada há meses e finalmente chegou ao público final.

O feed ainda mais vertical deixa tudo mais adequado à tela dos celulares, mas quem organizava seu feed com fotos quadradas teve problemas. Ainda assim, como está valorizando o conteúdo em formato vertical, faz sentido que a Meta invista em um feed com esta organização. Você teve problemas por aí?

Likes públicos em Reels

Outra mudança está nas curtidas: desde sábado, tudo o que você curtir também será mostrado a seus amigos, por meio de pequenos balões flutuantes. A ideia do Instagram com esta novidade é mostrar é gerar ainda mais conexão com quem você segue, mas isso não foi bem aceito: as pessoas preferiram que a edição de comentários, algo já liberado no Threads, fosse disponibilizado em vez disso.

Além disso, vale lembrar que, caso quisesse que seus likes fossem públicos, a ferramenta de compartilhamento via DM e nos Stories está disponível para isso, certo? Mas, apesar dos pesares, o recurso está disponível para quem quiser usar.

Aumento da duração dos Reels

Por fim, agora é possível gravação e edição de Reels de até três minutos direto pelo aplicativo do Instagram. Antes disso, era possível apenas compartilhar vídeos de até 15 minutos pela galeria, mas a edição e gravação via aplicativo era limitada a 90 segundos.

Curiosamente, a possibilidade de gravar e editar vídeos mais longos foi liberada no mesmo dia que o TikTok ficou banido dos EUA por algumas horas. O diretor do Instagram ressaltou que espera que os usuários compartilhem mais histórias agora que a mudança está em vigor.

Historicamente, nós permitimos reels de apenas 90 segundos dado o nosso foco em vídeos curtos, mas ouvimos o feedback de que [o tempo] é curto demais para aqueles que querem compartilhar histórias maiores.

Adam Mosseri sobre Reels com duração de até três minutos.

O que achou do editor de vídeos do Instagram e demais novidades? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Com informações: Mashable l The Verge

Revisado por Tiago Rodrigues em 20/01/2025


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados