Índice
Dune: Awakening, novo projeto da Funcom (estúdio responsável por Conan Exiles), levará os jogadores ao icônico universo de Duna, aclamada space opera (ópera espacial) que conquistou uma nova geração. Diferentemente do RTS (Real-time strategy) Dune Spice Wars, de 2022, o novo jogo da franquia promete unir elementos de MMO (jogo multijogador massivo online), sobrevivência e a narrativa épica da obra de Frank Herbert. A seguir, entenda tudo o que já foi revelado sobre o game e como ele se conecta a esse universo.
História
Dune: Awakening apresenta uma narrativa alternativa no planeta desértico Arrakis, em que o icônico Paul Atreides, protagonista da obra original, simplesmente nunca existiu. Em vez de seguir a jornada messiânica do filho do duque Leto Atreides e de Lady Jessica, o jogo conta uma história em que o poder no deserto está fragmentado e os Fremen, nativos de Arrakis, desapareceram misteriosamente. Cabe ao jogador, no papel de um prisioneiro exilado, desvendar esse problema e investigar os segredos ocultos no planeta.
Mesmo com essa ruptura na história original, a essência do conflito permanece: traições, disputas entre casas nobres e o embate entre as facções do Imperium, como é chamado o império intergaláctico. O jogo mantém a rivalidade clássica entre os Harkonnen e os Atreides, mas sem a figura de Paul, que nos livros simbolizava a realização de uma profecia. Ao longo da jornada, as escolhas do jogador determinarão se você está mais alinhado à Casa Atreides ou à implacável Casa Harkonnen, moldando o destino de Arrakis.
Mecânicas de jogabilidade
Dune: Awakening propõe um mundo aberto onde centenas de jogadores devem sobreviver na mesma Arrakis, combinando elementos de sobrevivência e MMO em uma escala épica. Confira os destaques:
Sobrevivência
Situado no deserto de Arrakis, um dos principais pontos da trama de Duna é a água escassa. Por causa disso, os jogadores precisam extraí-la de inimigos derrotados e usar trajes stillsuit (trajestilador, roupa especial utilizada pelos Fremen para economizar e reutilizar fluidos corporais do próprio organismo).
Outro detalhe ao qual o jogador deve atentar é a mudança semanal no mapa de Arrakis, com dunas se rearranjando, novas áreas surgindo (como cavernas de cristais ou campos de especiaria) e eventos catastróficos acontecendo (como tempestades de areia e ataques dos vermes de areia). Cabe citar que é possível construir abrigos personalizáveis para se proteger do ambiente e de inimigos. Segundo a desenvolvedora, recompensas e recursos se renovam a cada ciclo.
Para a exploração de Arrakis, os jogadores poderão utilizar veículos como ornitópteros (aeronaves inspiradas nos livros) e cintos suspensores, que permitem escalar dunas.
Landsraad e política global
Guildas podem jurar lealdade aos Atreides ou aos Harkonnen, ganhando equipamentos exclusivos, enquanto o PvP (jogador vs jogador) opcional permite disputar especiarias no Deserto Profundo ou focar em atividades PvE (jogador vs ambiente, ou jogador vs máquina).
Além disso, decisões do Landsraad (assembleia das Grandes Casas) impactam todos os jogadores do servidor. Os decretos devem alterar alianças, taxas de recursos ou até declarar guerras, independentemente de sua facção.
Combate e PvP opcional
Embora Dune: Awakening seja um MMO, você pode jogar a campanha principal sozinho. O PvP só ocorre em zonas específicas, permitindo que até os mais pacíficos prosperem.
Quanto ao combate, os jogadores podem escolher entre armas corpo a corpo, como a crysknife Fremen (uma adaga feita com dente de verme); rifles de dardos e habilidades das Grandes Escolas do Império, como manipulação mental (Bene Gesserit) ou estratégia avançada (Mentat). A especiaria, consumida para ganhar habilidades temporárias, traz riscos de dependência.
Criador de personagens e benchmark
Na ferramenta de criação, o jogador conta com uma variedade de possibilidades para personalizar a aparência do personagem, entre tipos de corpo, cabelos, cicatrizes e mais. Além disso, é preciso fazer algumas escolhas que influenciam nos traços e atributos do personagem, como o planeta de nascimento (Giedi Prime, Chusuk, Caladan, Kaitan ou Ix), a casta (vassalo, Na-Familia ou camponês) e o mentor, que pode ser um mestre-espadachim, uma acólita das Bene Gesserit, um mentat ou um soldado.
Esta ferramenta, inclusive, já esta disponível para download na Steam e permite criar e salvar o personagem que você pretende utilizar no jogo antecipadamente.
Requisitos mínimos e recomendados de hardware
A Funcom ainda não divulgou as especificações completas para rodar bem Dune: Awakening, mas a Steam já adianta que será necessário estas configurações:
- Sistema operacional e processador de 64 bits;
- Conexão à internet estável (jogo online obrigatório).
Apesar das especificações completas não terem sido divulgadas até o momento, através da ferramenta de criação de personagens, é possível fazer um benchmark e testar se seu PC roda o jogo.
Como adquirir e preparar-se para o lançamento
Para aqueles que se perguntam “Quando chega Dune: Awakening“, a resposta é: a data de lançamento de Dune: Awakening será no dia 20 de maio de 2025, disponível para PC via Steam e ainda sem data prevista para lançamento nos consoles (PlayStation 5 e Xbox Series X/S).
A pré-venda já foi anunciada por US$ 49,99 (cerca de R$ 287,86, em conversão direta na data em que este texto está sendo escrito) e inclui, como bônus, o Terrário de Muad’Dib (item decorativo para bases).
Interessados em testar o jogo antecipadamente podem se inscrever no beta pelo site oficial.
Veja o trailer
Onde assistir adaptações de Duna
Interessou-se pelo jogo, mas nunca teve contato com a história de Duna? Para entender o universo do game antes do seu lançamento, você pode encontrar e assistir as adaptações disponíveis em diversas plataformas. Confira:
Filmes
Duna (1984)
Dirigido por David Lynch, a versão de 1984 traz uma interpretação única do universo de Duna, com uma abordagem visual e narrativa que dividiu opiniões, mas conquistou fãs ao longo dos anos.
Onde assistir: Pode ser alugado no Google Play Store ou YouTube.
Duna: Parte Um (2021)
Adaptação moderna de Denis Villeneuve que apresenta a jornada de Paul Atreides e a complexa política do planeta desértico Arrakis. Com ótimos efeitos visuais e uma narrativa fiel à essência dos livros, Duna: Parte Um prepara o terreno para os próximos eventos.
Onde assistir: Disponível no Max.
Duna: Parte Dois (2024)
Prosseguindo a saga iniciada em 2021, a segunda parte aprofundou a luta pelo controle de Arrakis, explorando novos conflitos e alianças.
Onde assistir: Disponível no Max.
Série
Duna: A Profecia (Dune: Prophecy) (2024)
Ambientada dez mil anos antes do nascimento de Paul Atreides, a série explora as origens da Irmandade — a seita lendária que se tornará conhecida como Bene Gesserit no futuro. A trama acompanha duas irmãs Harkonnen enquanto enfrentam forças que ameaçam o futuro da humanidade e estabelecem os fundamentos dessa poderosa ordem feminina.
Onde assistir: Disponível no Max.
Documentário
Jodorowsky’s Dune (2013)
Explora a adaptação cancelada do diretor Alejandro Jodorowsky, famosa por sua ambição visionária.
Onde assistir: Disponível no Apple TV+.
Conclusão
Dune: Awakening é uma aposta ousada para os fãs da franquia e do gênero sobrevivência nos games. Se bem feita, a abordagem em universo alternativo que permite explorar Arrakis sem amarras canônicas pode resultar em uma experiência única.
E você? Acredita que o jogo está explorando corretamente o potencial da obra de Frank Herbert? Conta aí nos comentários e leia mais sobre Duna.
Veja mais
Fontes: Dune Awakening, GameSpot, Eurogamer.
Revisão de texto feita por Jaime Ninice em 24/02/2025.