Índice
- O TikTok nasceu de outro aplicativo
- O que significa a logo do TikToK
- Algoritmo inteligente e otimizado para engajamento
- Tempo de exibição individual do usuário é relevante
- Censurado em países da Ásia
- Sucesso mundial e muitos idiomas disponíveis
- Um aplicativo para todas as idades
- Feito para lançar tendências
- Um forte concorrente para outras redes sociais
- Ganhar dinheiro com TikTok
- O criador do TikTok
- Ano que o TikTok surgiu
- Usuários de Android são maioria
- Ele vicia e tem um motivo
- Coleta informações do usuário
- Ferramenta para segurança das crianças
- TikTok no Brasil
- Uma plataforma educacional
- Interface acessível
- Descobrir novas músicas
- Tempo recorde de desenvolvimento
- Ordem de banimento nos EUA
O TikTok se tornou uma grande febre ao redor do mundo. No Brasil, isso não é diferente. A cada dia que passa, a plataforma de vídeos verticais influencia outras redes sociais, causando um grande impacto na tecnologia, além de gerir grande parte da indústria musical, das trends e de influenciar o comportamento humano de forma geral. Acredite ou não, você já foi afetado pelo TikTok de alguma forma.
Pois bem! Mesmo sendo um grande sucesso, muitas pessoas não sabem exatamente como surgiu o TikTok, como ele de fato funciona, entre outras inúmeras curiosidades sobre esse aplicativo. Confira agora mesmo coisas que você muito provavelmente não sabe sobre a plataforma!
O TikTok nasceu de outro aplicativo
Bom, você pode até achar que o TikTok é revolucionário. E, de fato é. Mas, ele é derivado de um aplicativo chamado Douyin, que foi lançado no ano de 2016 e o primeiro a implementar o conceito de vídeos rápidos e verticais. No entanto, apesar de ser uma mina de ouro escondida, esse aplicativo não teria o sucesso exponencial do TikTok. Isso porque a China não deixaria que o conteúdo do aplicativo fosse tão livre como é. Toda essa limitação faria com que o aplicativo não tivesse o mesmo sucesso que o TikTok possui.
O que significa a logo do TikToK
Para começar, a logo do aplicativo representa uma nota musical, já que o aplicativo todo em si é voltado para coisas relacionadas à música, de certa forma. Mas, além disso, a logo do TikTok imita a letra “d”. A razão disso já foi menciona acima. Isso aconteceu pois o aplicativo nasceu do Douyin.
Algoritmo inteligente e otimizado para engajamento
Se você utiliza bastante o TikTok, já deve ter percebido como o conteúdo oferecido é certeiro ao gosto do usuário, ou pelo menos grande parte dele. O aplicativo de vídeos curtos é uma das redes sociais que investem cada vez mais em um algoritmo inteligente. E, além disso, os vídeos que viralizam no aplicativo normalmente são vídeos com alto teor de engajamento, que podem até oferecer riscos em alguns momentos, como por exemplo, o próprio vício.
Mas, foi com esse tipo de conteúdo viral que a plataforma se tornou bem popular. Logo depois, o TikTok popularizou as danças, que também possuem um conteúdo bem otimizado para engajamento.
Tempo de exibição individual do usuário é relevante
Diferente de outras redes sociais, o aplicativo de vídeos curtos não se apega apenas às TAGs, palavras chaves, entre outras coisas, mas sim ao tempo de exibição individual de conteúdo. O TikTok veicula os vídeos para mostrar para pessoas que parecem estar interessadas no que foi dito, entre outros aspectos. Claro, também envia os vídeos para um grupo específico fora daquele interesse para saber se o conteúdo tem potencial. Se sim, será promovido para mais pessoas assistirem. Seguindo essas etapas, o vídeo tem oportunidade de ser exposto para milhões de pessoas, mesmo você sendo um completo anônimo.
Censurado em países da Ásia
Apesar de ser popular e querido em muitos países, o aplicativo foi censurado na Ásia — mais especificamente na Índia, em 2020, que durou um ano, e na Indonésia, que durou apenas uma semana. Bom, o grande motivo foi o conteúdo com grande teor pornográfico que o aplicativo disponibilizava. Toda essa censura proporcionou um prejuízo de 500 mil dólares por dia ao aplicativo, causado pela diminuição de usuários na rede.
Sucesso mundial e muitos idiomas disponíveis
Como já mencionado anteriormente, o TikTok é uma grande febre ao redor do mundo. Dito isso, hoje o aplicativo está disponível em 75 idiomas, além de também oferecer tradução simultânea aos usuários em português, alemão, inglês, indonésio, italiano, coreano, mandarim, turco e espanhol. Dessa forma, o conteúdo não se limita apenas a um determinado país.
Um aplicativo para todas as idades
Em um primeiro momento, você pode até achar que o TikTok foi pensado para atingir um grupo mais novo, como crianças e adolescentes. De fato, é um público muito presente. Porém, em alguns lugares do mundo, como é o caso dos Estados Unidos, um estudo feito pela Pew Research Center, revelou que o TikTok também possui muitos usuários adultos. Segundo os dados, um terço desse público recebe notícias pelo rede social de vídeos curtos.
Feito para lançar tendências
Certamente, é um aplicativo onde tudo acontece muito rápido. Nele, todos os dias são lançadas tendências, que inclusive, sempre chegam atrasadas nas outras redes sociais. Entre as tendências, podemos encontrar as danças, desafios e formatos de vídeos bem específicos. Basicamente, todo o aplicativo gira em torno das tendências.
Um forte concorrente para outras redes sociais
Depois que os vídeos curtos e verticais se tornaram popular, o TikTok roubou grande parte do tempo de tela das pessoas. Por esse motivo, outras redes sociais precisaram aderir ao formato. Foi assim que o Reels do Instagram se tornou popular também. Mas, não só o Instagram tentou correr atrás do prejuízo, como também o YouTube com os shorts e o Facebook com o Facebook Reels. De certa forma, todas as redes encontraram um modo de fazer funcionar esse formato, conseguindo então recuperar ou pelo menos manter sua audiência.
Ganhar dinheiro com TikTok
Muita gente se pergunta como o TikTok oferece lucro aos seus usuários. Bom, existem algumas maneiras de ganhar dinheiro no TikTok. A primeira delas é com o sistema de pontuação e desafios oferecidos. Basicamente, eles podem ser trocados por dinheiro. Além disso, outras maneiras lucrativas de usar o aplicativo é assistindo vídeos, com presentes em Live e com códigos de convite.
Mas, nem sempre esses métodos oferecem muito dinheiro. Certamente, a melhor maneira de ganhar dinheiro no TikTok é fazendo publicidade com marcas. É assim que grande parte dos influenciadores fazem seu dinheiro no App. Alguns exemplos de grandes criadores de conteúdo do TikTok que faturam muito, de acordo com a Forbes são: Charli D’Amelio, Matt Rife, Brent Rivera, Addison Rae Easterling, Dani Austin Ramirez e Michael Le.
O criador do TikTok
A nome do criador do aplicativo que é uma grande febre é Zhang Yiming. Ele nasceu em 1983, na província de Fujian. Além de criador, é um dos donos da ByteDance, a empresa que comprou o TikTok. Para quem não sabe, a empresa responsável pelo App também é dona de vários outros aplicativos chineses de sucesso.
Ano que o TikTok surgiu
O aplicativo surgiu em 2017. Apesar disso, já funcionava de maneira similar antes, mas era conhecido como musical.ly. Se você puxar na memória, conseguirá lembrar de alguns usuários que faziam vídeos de dublagens e até cantando no mesmo formato.
Usuários de Android são maioria
Desde 2021, o TikTok se mantém entre os aplicativos mais baixados da Google Play. E, grande parte do seu público, a maioria, são usuários de Android. Na Play Store, o TikTok já ultrapassou 1 bilhão de downloads. Em 2023, conta com mais de 170 milhões de downloads. No ano de 2023, é o aplicativo mais usado.
Ele vicia e tem um motivo
As redes sociais como um todo podem ser bem viciantes, mas o TikTok tem algo a mais que consegue prender a atenção de seu público de uma forma diferente. Segundo estudos, as redes sociais liberam diversas substâncias ao nosso cérebro quando as acessamos. Entre elas, endorfina, que tem a função de reduzir o estresse, trazer sensação de bem-estar e euforia, e também a serotonina, que regula o humor, ansiedade, sono, entre outros diversos fatores.
Basicamente, o nosso cérebro ganha uma espécie de recompensa rápida que nos faz querer sempre mais. Com os vídeos curtos do TikTok, isso se potencializa, fazendo com que o usuário sempre queira assistir mais um vídeo. Assim sendo, você pode passar horas rolando o aplicativo.
Coleta informações do usuário
O aplicativo em questão, assim como outras plataformas, possui a possibilidade de coletar informações do usuários. Algumas dessas informações coletadas pelo TikTok são: suas preferências pessoais, localização, informações sobre quem interage com você, falas em seus vídeos, listas de contato do celular, entre outras.
Essa coleta de informações serve para o que aplicativo funcione de forma plena e personalizada para cada usuário. Mas, a coleta de informações excessiva representa sim um risco. Caso você não queria que essas informações sejam coletadas, você consegue ajustar isso nas configurações e privacidade, que fica no Menu. Logo depois, é só tocar em Preferências de conteúdo e em Modo restrito.
Ferramenta para segurança das crianças
Com tantas crianças e adolescentes que utilizam o aplicativo, foi necessário criar uma ferramenta para controle dos pais e responsáveis. Tudo isso para que as crianças não tenham nenhum tipo de contato com conteúdos perigosos e inapropriados. A ferramenta permite um “emparelhamento familiar”.
Dessa forma, os pais podem gerenciar a conta da criança para que ela não fique vulnerável aos usuários mal intencionados e podem identificar conteúdos não indicados. Para ativar essa ferramenta, vá até o Menu em Configurações e privacidade e em Pareamento familiar e você encontrará as opções disponíveis para emparelhar as contas desejadas.
TikTok no Brasil
Apesar do TikTok surgir em 2017, foi em 2018 que se estabeleceu em nosso país, e em 2019 ganhou um escritório aqui. O aplicativo se revelou um grande sucesso em 2020, e com o início da pandemia, potencializou ainda mais seu sucesso. De acordo com a DataReportal, o TikTok, no mês de janeiro de 2022, dois anos depois que ganhou sucesso no Brasil, já possuia 74,1 milhões de usuários ativos.
Uma plataforma educacional
O aplicativo teve um início questionável, mas logo depois virou uma plataforma que transfere conhecimento de uma forma leve e descontraída. Com tanto conteúdo, também é possível encontrar aprendizado dentro do aplicativo. Muitos educadores e profissionais começaram a utilizar o TikTok para disponibilizar conteúdo acadêmico, sobre saúde física e também saúde mental, além de outras informações.
Com os vídeos curtos, fica mais fácil transmitir conhecimento de uma forma direta e eficaz. Entre os perfis que produzem conteúdo acadêmico no Brasil, podemos citar: @educamaisbrasil_oficial, @teacherelza, @professornoslen, @purafisica e @espanholdinamico.
Interface acessível
Um dos pontos positivos do TikTok é sua interface que possui apenas duas telas. Tão simples que é acessível para todas as idades. Além dessa vantagem, o aplicativo também permite que os usuários baixem vídeos no próprio celular, não se limitando apenas ao salvamento dentro do aplicativo.
Descobrir novas músicas
A plataforma não perdeu sua essência. Com o uso do TikTok, você acaba descobrindo diferentes músicas. Isso porque, sempre que você se interessar por uma música legal, tem a possibilidade de achar detalhes sobre ela, como o nome da música e do artista. Para isso, basta tocar no botão com disco de vinil no canto direito da tela.
Com certeza essa é uma grande vantagem do aplicativo. Inclusive, o grande sucesso das músicas no TikTok resultou no lançamento do aplicativo TikTok Music, um streaming musical exclusivamente por assinatura. O aplicativo foi lançado aqui no Brasil recentemente, em julho.
Tempo recorde de desenvolvimento
Uma rede social precisa de um bom tempo de dedicação para ser lançada para o público sem grandes problemas. O TikTok, porém, levou apenas 200 dias para ser desenvolvido e estar definitivamente pronto para uso. Claro que as melhorias e alterações não pararam por aí. Depois de lançado, o aplicativo contou e conta com diversas mudanças e novas ferramentas diariamente.
Ordem de banimento nos EUA
Entre algumas polêmicas que o TikTok se envolveu, uma delas foi com os EUA, em 2020. O aplicativo chegou até a receber ordem de banimento pelo Presidente Donald Trump. O grande motivo foi a suspeita de que o aplicativo tinha como objetivo coletar dados dos cidadãos americanos para o governo chinês.
De acordo com os estadunidenses, o aplicativo chinês oferece um grande risco à segurança nacional, em razão da privacidade de dados. Segundo eles, essas informações coletadas pelo aplicativo podem ser utilizadas para fins políticos ou até mesmo de propaganda. Essa discussão é ainda presente nos dias atuais.
Veja também:
Fontes: Mrwhosetheboss;YellowHEAD; Domestika.
Revisado por Glauco Vital em 21/11/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.