Atv brasil vai construir trem-bala entre rio de janeiro e são paulo

ANTT autoriza construção do trem-bala Rio-São Paulo

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Previsto para entrar em operação em 2032, o trem-bala ligará as capitais do Rio de Janeiro e São Paulo em apenas 90 minutos, com velocidades de até 350 km/h

ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), autorizou nessa quarta-feira (22), a construção de uma linha direta para ligar São Paulo e Rio de Janeiro. A autorização foi concedida à empresa TAV Brasil, que planeja colocar o trem-bala em circulação em 2032.

A TAV Brasil (Empresa Brasileira de Trens de Alta Velocidade), criada em 2021, preencheu todos os requisitos e já enviou documentos que comprovam a capacidade de construção da via, porém, precisa garantir um investimento de R$50 bilhões para tirar projeto do papel.

A estimativa é de que consigam o valor através de investidores nacionais e internacionais, BNDES, agências multilaterais de crédito e financiamentos de fundos de pensão, o capital inicial da TAV Brasil é de apenas R$ 100 mil.

Linha Rio-São Paulo

O projeto visa uma linha ferroviária com 380 km de extensão, com início no bairro de Pirituba, em São Paulo, com destino a São José dos Campos (SP), Volta Redonda (RJ), até finalmente chegar no bairro Santa Cruz, no Rio de Janeiro. A viagem tem previsão de duração de 90 minutos com velocidade máxima de 350 km/h em trechos livres e 230 a 80 km/h em áreas urbanas.

Mapa trem-bala rio-são paulo
Mapa do trem de alta velocidade Rio-São Paulo (Imagem: Mêtro CPTM)

A previsão de conclusão do projeto é em Dezembro de 2031, com início das operações do trem de alta velocidade em Junho de 2032. O maior desafio da TAV Brasil será convencer os investidores a entrarem de cabeça nesse projeto ambicioso.

Trem-Bala no Brasil

Em meados de 2007 muito se falava sobre trens de alta velocidade no Brasil. Na época, alguns projetos chegaram a ser apresentados e a ideia era de que, através da ANTT, os projetos fossem bancados pelo Governo Federal, mas acabaram fracassando pelos altos custos e longo período de retorno financeiro.

Trem-bala vai ligar rio e são paulo, projeto da empresa tav brasil
Trem-bala Chinês (Foto: News.on)

Graças ao programa Pro Trilhos financiado pelo atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, na época em que era ministro da Infraestrutura no governo Bolsonaro, muitos projetos foram reavivados recentemente, e o da TAV Brasil foi o que conseguiu destaque. Esse programa facilita o processo para conseguir uma autorização ferroviária da ANTT, mecanismo que permite a construção de trilhos sem a necessidade de um leilão.

Projeto da TAV Brasil

Como dito anteriormente, o trem de alta velocidade liga diretamente as capitais do Rio de Janeiro e São Paulo com apenas duas paradas entre elas, uma em Volta Redonda (RJ) e outra em São José dos Campos (SP) e promete completar o trajeto em incríveis 90 minutos de viagem. A ideia é evitar os grandes centros urbanos, criando trechos de rota subterrâneos e evitando aeroportos, como o de Guarulhos e Galeão.

O projeto prevê trechos subterrâneos já na região da Grande São Paulo, que juntos, somariam 32 km entre as cidades de São Paulo, Guarulhos e e Arujá.

Imagem de como será o trem-bala que vai ligar rio e sao paulo, projeto da empresa atv brasil
Características do trem que ligará Rio e São Paulo (Imagem: Mêtro CPTM)

Abaixo, lista de cidades que farão parte do trajeto:

São Paulo (SP), Guarulhos (SP), Mogi das Cruzes (SP), Arujá (SP), Santa Isabel (SP), Guararema (SP), Jacareí (SP), São José dos Campos (SP), Caçapava (SP), Taubaté (SP), Pindamonhangaba (SP), Roseira (SP), Aparecida (SP), Guaratinguetá (SP), Lorena (SP), Canas (SP), Cachoeira Paulista (SP), Cruzeiro (SP), Lavrinhas (SP), Queluz (SP), Resende (RJ), Itatiaia (RJ), Barra Mansa (RJ), Volta Redonda (RJ), Pinheiral (RJ), Piraí (RJ), Itaguaí (RJ), Seropédica (RJ) e Rio de Janeiro (RJ).

Dos R$50 bilhões que a beneficiada precisa para investir no projeto, R$ 35 bilhões vão para obras civis, R$ 9 bilhões serão investidos nos trens, infraestrutura e sistemas e R$ 6 bilhões em custos sociais e ambientas.

Apesar da da autorização, ainda existem questões a serem resolvidas, a empresa precisa conseguir convencer os investidores de que apesar de caro, o projeto vale a pena e deve ser levado em consideração, os custos para a construção de uma linha ferroviária já costumam ser altos, de um trem-bala ainda por cima, os valores são estratosféricos, e o retorno financeiro muito mais lento.

Antes de iniciar as obras de fato a TAV Brasil prevê mais dois anos de estudos em seu cronograma de planejamentos até que o projeto possa de fato, sair do papel.

Agora, nos resta aguardar o andamento dessa locomotiva.

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Revisado por Glauco


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