Índice
Após um conturbado vazamento na internet a não muitas horas de seu lançamento oficial, o trailer do filme de Uncharted, esperada adaptação da obra do estúdio Naughty Dog, foi lançado oficialmente, para o deleite — ou desgosto — dos fãs da franquia. Vamos aprender, ou lembrar um pouco sobre o que é o game e comentar a saga dessa adaptação nesta matéria.
Uncharted: o jogo
Para quem não conhece, Uncharted é uma franquia de jogos exclusivos da Sony, ou seja, apenas os donos de PlayStation tem acesso à saga do protagonista Nathan Drake. O aventureiro e caçador de tesouros teve seu primeiro game lançado em 2007, para PlayStation 3, chamado Uncharted: Drake’s Fortune (“A fortuna de Drake”, ou “A sorte de Drake”, em tradução livre), desenvolvido pelo estúdio Naughty Dog, já citado, e produzido pela Sony Interactive Entertainment.
Chegando até o quarto game na série principal, Uncharted acabou ganhando diversos spin-offs para inúmeras plataformas, como PlayStation Vita e Android, chegando até o PlayStation 4. Em 2022, deve chegar uma coletânea remasterizada dos últimos jogos da saga (A Thief’s End e The Lost Legacy, de 2016 e 2017, respectivamente), chamada de Uncharted: Legacy of Thieves Collection, para o PlayStation 5 e, pela primeira vez na história, PC.
A série foi angariando muitos fãs ao longo dos anos, e os papos acerca de uma adaptação para os cinemas têm sido veiculados pela internet há muito tempo. Coisas interessantes, como um fanfilm super bem produzido, chegaram a aparecer — no curta, Nathan Fillion interpreta Nathan Drake (com uma similaridade espantosa), dirigido por Allan Ungar, mas a Sony parece ter ignorado a produção e a animação dos fãs em relação a ela, visto que o trailer recente não traz nenhum dos envolvidos.
Uncharted: o filme
Que Tom Holland seria o Nathan Drake dos cinemas e que Mark Wahlberg seria seu colega de aventuras, Sully, já sabíamos — mas só pudemos vê-los em ação agora, nesse trailer lançado no dia 21 de outubro. Uncharted: Fora do Mapa (pleonasmo é feio, hein?) parece trazer elementos do terceiro jogo da série (Drake’s Deception), como na cena da queda do avião, e também do quarto jogo (A Thief’s End), visto que temos um protagonista e sidekick mais novos, cuja história prequel é mostrada em flashbacks — só que em cronologia normal, no caso do filme.
A descaracterização de alguns personagens é a reclamação de alguns fãs, visto que Sully não tem seu clássico bigode e, a bem da verdade, Tom Holland não tem muita semelhança física com Nathan Drake (mesmo em sua versão mais jovem). De uma forma ou de outra, é praticamente consenso pela internet afora que Uncharted é um videogame que tem certa facilidade para chegar ao cinema: suas sequências de ação são dignas de filme, e a estrutura narrativa não é das mais mirabolantes. Claro, não é fácil adaptar um jogo de dezenas de horas em um filme de uma hora e meia ou duas — se vamos ter uma boa adaptação, só o tempo dirá.
Trailer do filme de Uncharted
Mas, sem mais delongas, fique com o trailer da próxima grande adaptação de videogames ao cinema: Além de Tom Holland e Mark Wahlberg, também temos Antonio Banderas e Tati Gabrielle no elenco — produzindo, está Shawn Levy, de Stranger Things, e na direção, Ruben Fleischer, de Venom e Zumbilândia.
E aí, o que achou do trailer? Boas caracterizações, mas um cheirinho de adaptação ruim? Não se preocupe, a gente também achou isso. Uncharted: Fora do Mapa chega aos cinemas no dia 18 de fevereiro de 2022.
Para mais cultura e tecnologia, continue aqui pelo Showmetech: leia, por exemplo, nossa review de Venom: Tempo de Carnificina.
Veja também:
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.