As grandes empresas de e-commerce estão num disputa acirrada por acessos. Em recente análise, viu-se que o tráfego do Shopify foi tamanho que chegou a ultrapassar o da Amazon, lembrando que a Amazon sempre se destaca, seja em lucros e arrecadações, bem como em acessos diários. Entretanto, por conta de alguns números, a grande empresa do e-commerce mundial ficou para trás pela primeira vez.
Toda a análise parte do site Similarweb, que comparou o tráfego de ambos os e-commerces e confirmou que, no período que compreende o final de junho até agora, houve uma diferença nos acessos únicos do Shopify em relação à Amazon. Durante este intervalo, o Shopify alcançou 1,16 bilhões de acessos únicos, enquanto que a Amazon, no mesmo período, conseguiu 1,10 bilhões. O mesmo site ainda apontou que o tráfego do Shopify vem crescendo desde maio de 2020, construindo o número de 108,5% de aumento em seus acessos únicos. Neste mesmo período, a Amazon conseguiu expandir seus acessos em quase 10%.
Essa é a primeira vez que estamos vendo a Amazon ter um competidor forte em termos de alcance. Amazon agora tem um concorrente à altura.
O Shopify oferece um ambiente mais amigável ao vendedor para distribuir seus produtos. É um crescimento preocupante para a Amazon.
Ed Lavery, diretor de soluções em investimentos da Similarweb
Apesar de ambas as empresas serem identificadas como e-commerce, isso ainda não as classifica literalmente como concorrentes diretas. O Shopify, por exemplo, não vende coisas diretamente aos seus consumidores ou opera marketplaces, como a Amazon faz atualmente. Mas ambas as empresas de fato competem sobre os mesmos produtos, principalmente quando o Shopify começou a oferecer vários serviços online que ajudam a vender estes itens, bem como a tecnologia utilizada em seu site e o recebimento de pagamentos online.
Quando nos referimos ao tamanho próprio, a Amazon ainda assim é maior que o Shopify. A Amazon gerou cerca de US$ 385 bilhões em receita no ano passado, comparado aos US$ 2,9 bilhões, do Shopify. Quanto aos produtos vendidos, a Amazon estima que foram US$ 490 bilhões, mais que quatro vezes o valor do Shopify, que chegou a cerca de US$ 120 bilhões. Apesar das vendas serem expressivamente maiores, ter um número, mesmo que em acessos únicos, pode ser algo pela qual a Amazon precisaria se atentar.
Veja também:
Segundo rumores, lojas de departamento da Amazon serão abertas.
Fonte: Insider.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.