Diversos arquivos de arte de muitos dos jogos da valve caem na rede durante vazamento da dados da empresa.

Vazamento na Valve revela vários conteúdos não utilizados pelos games da empresa

Avatar de eduardo rebouças
Arquivos vazados da Valve revelam conteúdo não utilizado em diversos dos jogos da empresa, levando a comunidade à loucura.

O site PC Gamer reportou, neste final de semana, sobre o enorme vazamento de arquivos ocorrido na gigante da indústria gamer, a Valve. Os jogos cujos arquivos se espalharam na rede são Portal, Counter Strike: Source, Day of Defeat: Source, Half Life 2: Episódios 1 e 2, a parte multiplayer de Half-Life 2 e em maior quantidade, Team Fortress 2.

Team fortress 2, um dos maiores e mais longevos sucessos da valve.
Team Fortress 2, um dos maiores e mais longevos sucessos da Valve. (Imagem: Divulgação/ Valve)

Segundo o portal de notícias, os vazamentos foram obtidos por alguém que se passa pelo pseudônimo WandererLeaker, que inicialmente começou a disponibilizar os arquivos através do Discord. Segundo essa pessoa, ela já tinha tido bastante tempo para remexer as centenas de pastas virtuais no HD de seu computador, e após sofrer ameaças cada vez que tentou enviar os arquivos para qualquer lugar, resolveu abrir mão de tudo.  

Eu não me importo mais. Brinquei bastante com isso tudo por alguns anos, só não fiz o upload porque sofria ameaças todas as vezes. Uma pena. Eu não tenho obrigação legal alguma a esses arquivos. Não mais. Eles estavam em meu poder desde 2016.

Apesar da quantidade grande de arquivos vazados, com mais de 60 gigabytes só para o game Team Fortress 2, que inclui praticamente todos os assets de arte decorrentes do desenvolvimento em um pacote que serve para compartilhamento externo para eventuais parceiros, o vazamento da Valve não chega aos pés do chamado “Gigaleak” sofrido pela Nintendo, ocorrido em 2021. 

Vazamentos de daod sde grande empresas de games estão se tornando cada vez mais frequentes. O "gigaleak" da nintendo sendo o maior deles.
Vazamentos de dados de grandes empresas de games estão se tornando cada vez mais frequentes. O “Gigaleak” da Nintendo sendo o maior deles até o momento. (Imagem: RetroGamingFR)

Naquela ocasião, praticamente a história toda da empresa em formato de sigilosos arquivos digitais foi liberada na Internet, no maior vazamento desde o surgimento da indústria. A quantidade de dados vazados foi tanta que até hoje muitos dos arquivos desse vazamento ainda não foram devidamente identificados.

No caso de TF2, os arquivos vazados incluem detalhes de modos de jogo e ferramentas cancelados no decorrer do desenvolvimento, como, por exemplo, um eventual modo de raid, que acabou dando espaço ao Mann Vs. Machine, popular categoria de partidas do game. Vale citar que ainda há ainda muito mais a ser descoberto, já que os arquivos estão bastante desorganizados. 

Uma pequena parcela dos arquivos vazados, em tópico no reddit do Team Fortress 2.

Isso é devido também à longevidade de Team Fortress 2, um dos maiores sucessos da Valve. O jogo está na ativa desde 2007, quando foi lançado como parte do pacote The Orange Box, um dos primeiros títulos disponíveis na plataforma digital de compras da empresa, o Steam.

Curiosamente, o vazamento dos arquivos, especialmente os de Team Fortress 2, deu espaço a curiosos “falsos vazamentos” por parte da comunidade do jogo em tom de brincadeira. Muitos desses são conteúdos mais antigos produzidos por membros do grupo no passado, que contém uma mistura curiosa de materiais oficiais não utilizados no jogo com modificações feitas por fãs, como uma versão feminina do carismático soldado de TF2.

As especulações não param por aí. A própria Valve lançou, como parte da última atualização, várias ferramentas de edição, a fim de dar aos criadores independentes de conteúdo uma maneira de manter o jogo vivo por muito mais tempo. É uma grande coincidência que o vazamento de dados ocorreu poucas semanas após, e os fãs mais criativos de Team Fortress 2 irão sem dúvida ter muito com que se divertir a partir de agora com essas novidades.

O vazamento deixou polvorosa a comunidade de TF2, como esse YouTuber especializado no game.

Mas é necessário salientar que as chances de haver novidades sobre possíveis futuros lançamentos como o já lendário Half-Life 3 entre os arquivos encontrados é praticamente nula. O que foi disponibilizado, como comentado, nada mais é que um pacote de arquivos cujo intuito é compartilhar assets de desenvolvimento com parceiros externos. Não há chance de haver nada de natureza confidencial, já que tudo isso teria sido apagado pela própria empresa antes do envio dos arquivos a estúdios de fora.

A Valve foi procurada pela PC Gamer para comentários sobre o vazamento, mas não houve resposta.       

Veja mais:

Valve lança app do Steam Link para Smart TVs da Samsung

Fontes: GameRant, Nintendo Life, PC Gamer e VG247


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados