Índice
A Samsung convidou a imprensa hoje (22/08) para uma coletiva no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. A empresa promoveu o encontro para falar sobre suas ações sociais, mostrando um pouco do que já foi feito e o que já tem planejado para esse e o próximo ano. O foco dessa vez é a facilidade de acesso a portadores de deficiências e a promoção do uso consciente da tecnologia.
Quem subiu ao palco para falar sobre a iniciativa foi Andrea Naccarati de Mello, Diretora de Marketing Corporativo e Consumer Electronics da Samsung Brasil.
Durante o evento, Andrea explicou e mostrou algumas ações sociais mais recentes da empresa, como por exemplo, o projeto Alfabetização Cidadã, que teve esse ano sua primeira turma de alunos formada. E para mostrar mais sobre o projeto, Andrea trouxe ao palco duas alunas formadas nesse projeto, Juliana da Silva e Edileuza Josefa.
“A marca Samsung já é vista com uma marca humana, que inspira as pessoas a continuarem além”, comenta Andrea. Hoje, eles mostraram detalhes sobre as próximas ações e campanhas que estão sendo pensadas já para o próximo ano.
Acessibilidade
Um dos grandes focos da empresa esse ano é fazer com que todos possam estar sempre conectados e independente de limitações, alcancem seus sonhos. Por isso a acessibilidade é a palavra da vez. São ações que auxiliam e facilitam o acesso de pessoas com deficiências a plataformas digitais e o uso de aplicativo para auxiliar atividades no dia a dia.
Como exemplo, todos os sites de produtos, conteúdo e marketing da Samsung passarão a ter o assistente “Hand Talk”. Esse assistente é capaz de traduzir as informações desses sites na linguagem de sinais Libra, ajudando assim deficientes auditivos.
Outro exemplo interessante é o aplicativo Áudio Acordes, capaz de ensinar pessoas com deficiência visual a tocar violão sem a necessidade do braile, apenas através de uma tecnologia de sistema de voz. Ele oferece avisos auditivos para ensinar os acordes e o posicionamento dos dedos e até quais serão os acordes que serão tocados um pouco antes do momento de usá-los durante a música. Só é preciso baixar o aplicativo, que está disponível gratuitamente para Android na Play Store.
Laércio, analista de sistemas que já trabalha na área há 30 anos é chamado ao palco por Andrea. Ele conta como foi convidado pela empresa para fazer parte do desenvolvimento desse projeto e dessa forma, sendo cego, conseguiu unir duas paixões, a tecnologia e a música.
“Enquanto marca, a Samsung quer continuar engajando consumidores de maneira relevante, provocando reflexões e inspirando mudanças de comportamento por meio da tecnologia.” comenta Andrea.
Reconectados, serie original da Samsung
Outra novidade para esse ano é a nova proposta de branded content da empresa: questionar se você está usando a tecnologia com consciência. Isso porque os avanços tecnológicos chegam de fato para ajudar a nossa vida, facilitar conexões e unir pessoas. Então a Samsung propõe uma reflexão sobre a forma como usamos nossos smartphones e outras tecnologias, garantindo assim que os sonhos sejam realizados também na vida real, e não apenas nas telas.
E por isso eles lançaram uma websérie original chamada Reconectados. Ela tem como objetivo principal trazer algumas situações do cotidiano capazes de fazer com que os espectadores pensem mais sobre esse tema e tragam a conversa a mesa. Ela será formada de 3 episódios, lançados a partir do dia 10 de setembro, revelando dependências comuns que a tecnologia nos insere, para que as pessoas pensem em como retornar o controle.
Um dos episódios terá o título de “Delivery” e falará um pouso sobre como usamos a tecnologia como agente facilitador de coisas do dia a dia, como o simples ato de pedir refeições através do smartphone. Outro, tem o título de “Grupo de Condomínio” que tem como ponto principal mostrar como evitar que a tecnologia interfira nas interações sociais dos usuários. E o episódio “Erro de Digitação” fala sobre a angustia e a procura de respostas sempre cada vez mais rápidas como acontece em aplicativos de mensagens. Andrea ainda reforçou:
“A Samsung acredita na tecnologia como uma forma de ajudar e facilitar a vida das pessoas e a desenvolver o potencial humano. Por isso, a marca incentiva o uso saudável de todos os seus produtos. Com a webserie ‘Reconectados’ temos o objetivo de ampliar a discussão sobre o uso da tecnologia de forma positiva e mostrar como ela pode ajudar a aproximar as pessoas desde que não deixem de viver a vida real”.
Divulgação
A campanha não ficará somente voltada a publicação da websérie no Youtube. Com criação da agência Isobar, ela também estará presente de forma integrada nos canais online da empresa. Em parceria, elas já divulgaram um vídeo de comunicação, confira:
https://www.youtube.com/watch?v=ZAliwow8AQw&feature=youtu.be
Para assistir aos episódios, basta entrar no site da Samsung e ir até a página dedicada ao posicionamento global da empresa: “Do What You Can’t”, que foi lançado no início do ano. A empresa anunciou que está sempre em busca de formas de fazer com que seus consumidores superem barreiras e conquiste seus sonhos. E sempre tendo a marca como uma grande aliada nessa jornada.
Lembrando que a Samsung também foi responsável pela série Tech Girls, que dá destaque as conquistas feitas por mulheres no mundo tecnológico em histórias reais que promovem o empoderamento.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.