As ruas e estradas com pavimentação de asfalto podem dar lugar ao plástico em um futuro próximo. Uma startup holandesa chamada VolkerWassels está estudando uma forma de fazer essa troca nos próximos anos. Chamada de PlasticRoad, a pavimentação utiliza apenas material reciclado como matéria-prima.
De acordo com a empresa, essa alternativa oferece diversos benefícios em relação ao asfalto. O processo de construção deve ser reduzido drasticamente, já que os blocos podem ser pré-fabricados e então transportados para o local. O mesmo vale para a manutenção das vias.
A VolkerWassels diz ainda que a PlasticRoad dura até três vezes mais e que o material é capaz de resistir a variações de temperaturas que vão de -4ºC a 80ºC.
Uma outra vantagem são as estruturas das seções, que são ocas. Esse espaço poderia ser utilizado para passagem de cabos de energia, internet, encanamento de esgoto, entre outros.
A startup irá testar o protótipo em condições climáticas adversas, como chuva e neve e depois irá utilizar espécie de laboratório na cidade de Roterdã. Espera-se que a primeira via pública totalmente pavimentada com plástico reciclado seja concluída em um prazo de 3 anos.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.