Antes que os fãs da série de J. R. R. Tolkien se animem, não se trata de uma nova adaptação da obra, mas uma notícia que vem do espaço. Astrônomos do Observatório de Leiden, na Holanda, e da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos acreditam ter descoberto um planeta, cujo sistema de anéis é 200 vezes maior do que o do planeta Saturno. É a primeira vez que uma estrutura dessa dimensão em torno de um planeta é encontrada fora do nosso sistema solar.
A descoberta fala de um planeta, identificado como “J1407b“, anã marrom pertencente a órbita da estrela “J1407”. O corpo celeste foi observado pela primeira vez em 2012, quando os cientistas notaram uma variação incomum no comportamento da luz, que causou um eclipse de 52 dias.
O sistema é composto por mais de 30 anéis, cada um com dezenas de milhões de quilômetros de diâmetro. As lacunas detectadas no sistema também sugerem que parte do material pode já ter se juntado ao ponto de formar luas. Este fenômeno também já foi observado nos anéis de Saturno.
Os pesquisadores acreditam que o planeta, provavelmente, é um gigante gasoso como Júpiter ou Saturno, mas com massa até 40 vezes superior a Júpiter. Para se ter uma ideia, os autores do estudo estimam que, se os anéis de Saturno fossem do mesmo tamanho que os de J1407b, eles seriam facilmente visíveis da Terra à noite, sendo várias vezes maior do que a Lua cheia.
Os anéis foram encontrados em dados recolhidos pelo observatório SuperWASP, utilizando uma tecnologia que detecta a variação de luz nas estrelas, conforme os planetas realizam suas órbitas e seus eclipses.
Fonte: CNet.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.