Índice
Em evento online da Nvidia, foram apresentadas várias informações sobre as GPUs GeForce RTX Série 30, suas muitas utilidades, notebooks que possuem essa placa integrada, além de dados e números sobre o mundo gamer no Brasil e no mundo. Confira logo abaixo tudo o que rolou no evento!
Dados do mundo gamer e tecnológico
Richard Cameron, diretor da GeForce na América do Sul, foi o apresentador do evento e logo no início chegou com vários dados sobre a comunidade gamer, destacando que a receita para o esse mercado em 2020 reuniu 180 bilhões de dólares no mundo todo, além de 60 milhões de novos PCs gamers com placas GeForce e 100 bilhões de horas de games assistidos no YouTube. Além disso, ele deu mais estatísticas, introduzindo o assunto.
Outras informações curiosas são sobre o consumo de jogos. É apontando por Richard que o maior consumo de jogos como forma de entretenimento está na conta da geração Z, ou seja, as pessoas que nasceram entre 1995 e 2010. Ele comentou também o fato da Steam, em abril deste ano, atingir o recorde de acessos simultâneos na plataforma: 27 milhões de contas ao mesmo tempo. Apontou também, em gráfico, um aumento significativo na aquisição de placas de vídeo GeForce, com mais de 2 milhões de unidades nos últimos doze meses.
Há muitos motivos que elevam esses números, e o principal deles é definitivamente a pandemia, e consequentemente o aumento do trabalho em home office. Isso também se atrela a outros fatores predominantes, como a vinda de jogadores de consoles para PC, a troca de PCs com vídeos integrados para placas dedicadas e a crescente usabilidade de dispositivos que tenham mais desempenho para estudantes – tudo isso influencia bastante o aumento nesses dados.
GeForce RTX Série 30
Falando mais um pouco sobre a família GeForce RTX Série 30, que é composta por 5 placas 30 e a GTX 1650, podemos começar falando sobre sua geração. A geração anterior era conhecida como Turing, e agora a Nvidia entrou na era Ampere — homenagem a André Ampère, físico, matemático, engenheiro e entre outros títulos — com a série 30. No que se refere à participação dessas placas na Steam e nas vendas, a Geração Ampere chega a dobrar em vendas, principalmente devido aos fatores expostos acima.
O Ray Tracing está incluso em todas as placas da Série 30: se você adquirir o modelo de entrada ou o mais avançado, você será contemplado com essa tecnologia. Ray Tracing é a tecnologia que permite aos jogos serem mais realistas em seus gráficos, exibindo em tempo real, por exemplo, as sombras reproduzidas no cenário ou o reflexo na água, trabalhando os raios de iluminação de forma precisa. De forma nativa, vários jogos já são criados com essa nova tecnologia, principalmente em através da Unreal Engine e Unity.
Um exemplo dado durante o evento foi o do jogo LEGO Builder’s Journey, em que há não apenas Ray Tracing em seu desenvolvimento, mas também o Nvidia DLSS, outra tecnologia que aumenta a qualidade das imagens e melhora o desempenho do jogo em relação à sua plataforma, oferecendo um equilíbrio entre a qualidade oferecida e o quadro de FPS, através de uma inteligência artificial inclusa. O Nvidia DLSS 2.0 pode ser encontrado em jogos como Fortnite, Cyberpunk 2077 e Minecraft — os títulos mais jogados no mundo atualmente.
Richard destaca que os notebooks gamers que possuem qualquer placa GeForce RTX Série 30 conseguem rodar seus jogos na maior qualidade possível: ultrapassando 100 de FPS e configurando toda sua qualidade gráfica no ultra. Muitos sites de tecnologia (inclusive o Showmetech) avaliaram alguma das placas e deram ótimos vereditos, principalmente no que se refere ao Ray Tracing e o DLSS, este último ainda permitindo ultrapassar a marca de 200 de FPS nos jogos.
Notebooks gamers
Nos últimos sete anos, houve um aumento em 7 vezes sobre a compra de notebooks gamers. Comparado ao PS4, por exemplo, no ano passado os notebooks gamers foram mais comprados. Aqui, Richard apresenta algumas informações sobre novos notebooks que possuem a placa GeForce RTX Série 30.
Notebooks com GeForce RTX Série 30 ainda comportam as tecnologias Max-Q, compostas por: Dynamic Boost, uma inteligência artificial que distribui a energia no dispositivo para o local onde esta é mais requisitada, seja CPG, GPU ou memória, oferecendo 16% a mais em performance; Há também o Resizable Bar, tecnologia em que permite o acesso de todas as memórias da CPU, concedendo mais um aumento na performance em 10%; Assim como o Whisper Mode — agora em sua segunda geração — que oferece um perfil com o mínimo de ruído possível, oferecendo mais desempenho e menos barulho ao dispositivo.
Atualmente, há mais de 140 modelos de notebooks gamers que possuem a GeForce RTX Série 30 em seu sistema e, a nível nacional, atualmente contamos com 6 modelos disponíveis em algumas lojas varejistas, como a Avell, que está disponibilizando modelos contendo a GeForce RTX 3060. O modelo de entrada custa R$ 13.333, e eles variam conforme a quantidade de memória RAM disponível. Richard ainda nos dá alguns exemplos sobre como utilizar seu notebook gamer, entre eles, conectando-o à sua TV e deixando o notebook fechado – ou o utilizando aberto, ao lado de outro monitor, tornando-o um dispositivo com duas telas.
Nvidia é software e hardware
Em dado momento nos foram apresentados recursos possíveis através da GeForce RTX Série 30, entre eles a Nvidia Broadcast, ferramenta que possibilita ao usuário reproduzir seus jogos via streaming, com muitas funções interessantes, como: redução de ruído (eliminando os barulhos externos e focando na sua voz), a possibilidade desfocar o fundo em vídeos e te colocar em destaque, remover este fundo, fazer enquadramento automaticamente, entre muitos outros.
Richard também ressaltou que, além de servir o público gamer, sua tecnologia também pode ser utilizada para outros fins, como edições de vídeos e imagens. Com o Nvidia Studio, é possível realizar as mais diversas edições em trabalhos com fotos ou vídeos. Há também o Nvidia Omniverse, ferramenta disponível para que mais de uma pessoa possa realizar edições num trabalho só, de forma compartilhada.
A inteligência artificial inclusa nas GeForce RTX Série 30 são eficazes também neste sentido, oferecendo ao usuário mais fluidez e desempenho no que tange a recursos como os da Adobe, a exemplo do Photoshop. Claro, evidenciando também sua capacidade para estudantes de áreas como engenharia, matemática e tecnologias gerais, onde os softwares utilizados requerem mais desempenho para a realização de seus estudos e pesquisas.
Especificações técnicas
GeForce RTX Série 30 para notebooks
GeForce RTX 3080 | GeForce RTX 3070 | GeForce RTX 3060 | |
NVIDIA CUDA Cores | 6.144 | 5.120 | 3.840 |
Boost Clock | 1.245 – 1.710 MHz | 1.290 – 1.620 MHz | 1.283 – 1.703 MHz |
Tamanho da Memória | 16 GB ou 8 GB | 8 GB | 6 GB |
Interface da Memória | GDDR6 | GDDR6 | GDDR6 |
Veja também:
Inclusive, o Showmetech teve acesso exclusivo à placa Nvidia GeForce 3060 e fez um review te dizendo tudo sobre ela. Confira!
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.