Após a Nokia anunciar o modo RAW em seus smartphones, chegou a hora do Android implementar dois recursos nas câmeras de seus smartphones: os modos de fotografia RAW e Burst (contínuo).
Segundo Gina Scigliano do Google, “O Android possui a mais recente tecnologia de câmeras intitulada HAL (Camada de abstração de hardware) e o framework suporta o RAW e o modo de fotografia contínuo. Iremos expor o desenvolvimento de uma API para no futuro explorarmos mais o HAL”.
Como os novos recursos exigem acesso direto ao hardware, o Android irá oferecer uma API aos desenvolvedores que queiram fazer uso dos novos recursos de fotografia. Para isto, grande parte do código de programação das funções da câmera está sendo reescrito suportar os novos modos.
O Nexus 5 deve ser um dos primeiros aparelhos a receber essa atualização. Inicialmente o sistema trará suporte aos modos Contínuo e HDR+, sendo que o modo RAW deverá ficar para uma atualização futura.
O modo RAW salva fotografias com o mínimo de processamento sobre o que foi captado pelo sensor, o que permite maior flexibilidade para se trabalhar com editor de fotos (Photoshop,Lightroom, Corel etc). Como desvantagem, um arquivo em formato RAW pode ter tamanho até 5 vezes maior do que uma fotografia pré-processada pelo software de capture. Já o modo Burst (contínuo) permite que se tire várias fotos em sequência ao segurar o botão de tirar a foto.
Fonte: Pocket-lint
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.