Cabelo branco pode recuperar a cor? Relaxar pode ser a solução. Estudo da universidade de colúmbia indica que relaxar pode ter o efeito contrário do estresse no cabelo branco, ou seja, recuperar a cor!

Cabelo branco pode recuperar a cor? Relaxar pode ser a solução

Avatar de dácio augusto
Estudo da Universidade de Colúmbia indica que relaxar pode ter o efeito contrário do estresse no cabelo branco, ou seja, recuperar a cor!

Na finita epopeia de nossas vidas sobre o planeta Terra, a passagem do tempo sempre é um fator considerado por muitos como algo incontrolável, com os sinais do corpo mostrando que estamos cada vez com mais anos de vida.

Um desses sinais, em especial, é o cabelo branco – que, além de associado com a idade, também é indicativo situações de estresse. O uso de tintas para mascarar os fios prateados é uma prática comum, mas cientistas descobriram uma forma mais efetiva – e que envolve menos produtos químicos em nossos cabelos.

A re-pigmentação natural do cabelo branco

A novidade é relatada no estudo “Quantitative mapping of human hair greying and reversal in relation to life stress” (Mapeamento quantitativo do cabelo branco e da reversão de seu estado em relação ao estresse da vida, em tradução livre”), feito por pesquisadores da Universidade de Colúmbia.

No estudo, os pesquisadores criaram um modelo que mostra o processo do cabelo embranquecer com a idade e por estresse – e nele, identificaram as 323 proteínas que indicam se o cabelo já foi colorido, cinza ou branco em algum momento de sua vida. Com isso, eles coletaram cabelos cinza e coloridos de 14 voluntários e mediram o quão estressante a vida deles havia sido no último ano.

A pesquisa mostrou que de fato existe relação entre o esbranquiçamento do cabelo e o estresse – mas, ainda mais importante, também mostrou que o contrário também é verdade, com eventos relaxantes ajudando os fios capilares a recuperarem suas cores – com alguns voluntários tendo, na análise de seus fios, evidências que eles haviam ficado cinzas mas por meio desse processo tiveram a recuperação de suas cores.

“Eu fiquei surpreso em como uma simples férias de duas semanas em um dos voluntários fez com que cinco de seus fios capilares recuperassem as cores” afirma Ayelet Rosenberg, autor principal do estudo. Férias podem ajudar bem, hein?

Entendendo cientificamente o processo

Cabelo branco pode recuperar a cor? Relaxar pode ser a solução. Estudo da universidade de colúmbia indica que relaxar pode ter o efeito contrário do estresse no cabelo branco, ou seja, recuperar a cor!
Imagem: Eilfe Science

O estudo explica, do ponto de vista biológico, que quando nosso cabelo começa a recuperar a cor, células-troncos estão entrando em ação em sua estrutura – especificamente os melanócitos, que estudos anteriores afirmavam que esse recurso do corpo é disponível em uma quantidade limitada no corpo e que, quando acabavam, significavam o fim da era do cabelo com cor daquela pessoa.

Porém, o estudo da Universidade de Colúmbia parece indicar que eles se esgotam, mas a partir de momentos de relaxamento fazem com que eles voltam a ativa, fazendo com que os tons capilares possam, potencialmente, ser recuperados – porém, tudo isso ainda não é um fato, com mais estudos sendo necessários. 

Ainda há muito o que descobrir sobre cabelos brancos

Cabelo branco pode recuperar a cor? Relaxar pode ser a solução. Estudo da universidade de colúmbia indica que relaxar pode ter o efeito contrário do estresse no cabelo branco, ou seja, recuperar a cor!
Imagem: Todd Cravens/Unsplash

Ao mesmo tempo que os resultados são promissores, ainda há muito o que analisar e estudar sobre o processo de recuperação de cores nos cabelos. Por exemplo, não se sabe se momentos relaxantes tem o mesmo efeito em pessoas com mais de 40 anos, já que o estudo só contou com voluntários abaixo dessa faixa etária.

Mas sem dúvidas, após décadas com o estresse sendo algo tão abordado em mídias diversas, ter no futuro evidências facilmente visíveis do quanto ele afeta nosso corpo, mesmo que seja somente no cabelo, pode ser o caminho para uma guinada para uma humanidade mais saudável – afinal, estamos falando de algo que incomoda muita gente e que posso usar até eu mesmo como exemplo, já que tenho uma faixa branca no cabelo há 10 anos, mesmo tendo somente 26 anos. Se me confirmarem que ficar umas horas numa piscina com um drink faria ela sumir, pode ter certeza que estaria procurando clubes agora mesmo.

“O cabelo é único já que é um indicador de mudança visível no corpo humano, mesmo que ela esteja ocorrendo em nível celular – com o melhor futuro possível para os resultados deste estudo sendo os fios brancos se tornando um possível indicador de diagnósticos para médicos para todo mundo” afirma Rosenberg sobre seu estudo.

De qualquer forma, independente do futuro dessa pesquisa, o fato é que estamos muito estressados – seja no emprego, em relacionamentos ou em outras coisas. Quanto mais cedo a humanidade como um todo perceber que precisa relaxar e “aproveitar” mais a vida, mais chance de boas mudanças teremos – incluindo, até mesmo, recuperação de cores nos fios brancos. 

Fonte: Mashable, Elife Sciences

Veja também

Cientistas comprovam a ligação entre estresse e cabelos brancos

Revisado por Glauco


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados