O Microsoft Bing já fez previsões dos jogos da Copa do Mundo de 2014, do referendo da independência da Escócia e de diversos outros eventos, acertando a maioria dos resultados com precisão. Agora o algoritmo da companhia está fazendo uma aposta para os candidatos que vencerão as prévias e primárias de fevereiro das eleições dos EUA.
Os modelos de machine-learning da Microsoft utiliza dados de pesquisas eleitorais, mercados preditivos e volume de entradas em motores de busca para definir quais serão os vencedores entre os Democratas e os Republicanos. As previsões são revistas periodicamente e refletem as mudanças na opinião pública.
Na atual aposta, Donald Trump deve ganhar todas as quatro prévias e primárias pelos Republicanos. Já entre os Democratas, Hillary Clinton vencerá na maior parte das regiões, perdendo para Bernie Sanders em New Hampshire.
O Bing também está reunindo as principais informações de cada candidato no endereço Bing.com/elections, com gráficos que demonstram o posicionamento de cada um deles nos temas importantes para o país, como a reforma tributária, legalização do aborto, controles de armas de fogo e serviços de saúde. As tendências de cada candidato são comparados à opinião pública.
Para acessar os dados é preciso estar na versão do buscador para os Estados Unidos. É possível alterá-la clicando no ícone da roda dentada no topo da página, selecionando o link “Configurações” e depois mudar a opção “Região”.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.