Na vida, nem sempre é possível saber para onde vamos e de onde viemos. No entanto, quando falamos de navegação veicular, há diversas opções que podem ajudar as pessoas a encontrarem seus caminhos. O Google Maps é a opção mais usada e conhecida pela maioria, mas o serviço do gigante de Mountain View pode estar prestes a ganhar um concorrente de peso.
Ao que tudo indica, a Toyota deve apresentar, durante a CES 2016, uma nova tecnologia de mapeamento que terá a possibilidade de manter mapas sempre atualizados. As imagens seriam geradas a partir do trabalho conjunto entre a frota de veículos da montadora e não por carros de monitoramento equipados com câmeras em 360º (como o faz a Google).
A ideia é usar recursos de combinação entre imagens para que mapas com precisão de até 5 centímetros possam ser compartilhados entre os motoristas. A fabricante deve implementar a tecnologia de mapeamento apenas sobre vias expressas – a leitura de ruas não principais poderá, eventualmente, ser feita também pelos carros inteligentes.
No entanto, a atualização constante dos mapas não é a única vantagem que o novo sistema deve oferecer. A Toyota acredita que irá diminuir os riscos durante as viagens. Seria possível, por exemplo, identificar buracos pelo sistema de monitoração baseado em nuvem. Dessa forma, seriam emitidos alertas aos veículos que estariam percorrendo a mesma rota. Além disso, os updates também manteriam os motoristas atualizados em relação a outras situações, como mudanças dos limites de velocidade e sinalização, que também seriam compartilhadas pelos usuários do serviço.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.