Índice
- Mario Mario
- Goku
- Darth Vader
- Gandalf
- Batman
- Serena (Sailor Moon)
- Samus Aran
- Elvira
- Mickey Mouse
- Barbie
- Hello Kitty
- Sheldon Cooper
- Pikachu
- Naruto
- Lara Croft
- Tony Stark – O Homem de Ferro
- Master Chief
- Turma da Mônica
- Rambo
- Indiana Jones
- Sarah Connor
- Aloy – Franquia Horizon
- Mafalda
- As Meninas Super Poderosas
- Mulher Maravilha
- Xena: A Princesa Guerreira
- Scooby-Doo, cadê você?
- Michael Scott
- Harry Potter
- Shrek
Fazer uma lista, seja de qual tema for, nunca é fácil. Quando falamos do universo geek, temos uma infinidade de personagens que são extremamente importantes, seja nos quadrinhos, mangás, filmes, desenhos, animes, jogos e tudo o mais. Por conta disso, caso algum dos seus favoritos não esteja aqui listado, coloque nos comentários o que faz com que sejam importantes para ti. Então sem mais delongas, vamos ao nosso top 30 personagens do universo geek.
Assista o vídeo no Canal do Showmetech:
Mario Mario
Sim, esse é o nome do nosso bigodudo mais amado do mundo. Ele foi inventado por Shigeru Miyamoto e apareceu pela primeira vez no jogo Donkey Kong, publicado pela Nintendo para os arcades da época. No início, seu nome era Jumpman, mas foi mudado para Mario Mario alguns anos depois, quando já tinha seu próprio jogo.
Uma curiosidade sobre Mario e Luigi, seu irmão, é que ambos usam chapéu e bigode devido às limitações do NES, o primeiro console lançado pela Nintendo. Mas essa restrição acabou se tornando uma das maiores marcas registradas do mundo dos jogos. Além disso, além de salvar a princesa com certa frequência, ele também se junta com seus amigos para praticar esportes. Já tivemos jogos de golfe, futebol, tênis, kart e outros.
Nosso querido bigodudo recebeu um filme que foi extremamente bem recebido, não só pela crítica, mas também pelo público. Seu faturamento bateu a casa do 1 bilhão de dólares, então podemos sonhar com uma possível sequência.
Mario é tão importante para a indústria dos games que, graças ao seu lançamento nos Estados Unidos, em 1985, a indústria pode se recuperar do crash que aconteceu em 1983, mas apesar de essa ser uma história muito legal, temos que deixar para outro momento.
Goku
O ilustrador e mangaká Akira Toriyama é hoje em dia um dos autores mais famosos do mundo. Ele é o criador de Dragon Ball, que tem Goku como protagonista. O mangá foi publicado na Shonen Jump entre 1984 e 1995, e foi um dos membros da Era de Ouro da Jump, ao lado de Cavaleiros do Zodíaco, Slam Dunk, YuYu Hakusho e muitos outros.
Apesar de o mangá ser muito importante, foi o anime, lançado entre 1986 e 1996, que rompeu a bolha asiática e se tornou um dos grandes fenômenos nos anos 1990. A história de Dragon Ball acompanha as desventuras do jovem Goku.
No decorrer da história, vemos vários momentos de Goku, quando começa seu treinamento com o grande Mestre Kame, o início do seu relacionamento com Chichi, sua futura esposa, até grandes desafios, como Vegeta, que no futuro se tornaria seu grande amigo e rival, e muitos outros.
Goku hoje é uma das figuras mais famosas do mundo, e tem até um dia próprio para ele, dia 9 de maio. Ele e seus amigos já apareceram em mais de 20 filmes, inclusive um live-action que não foi muito bem feito, e diversos especiais de televisão, dezenas de jogos e todo tipo de merchandising que possa ser feito, como camisetas, bonecos, chaveiros, e muitas outras coisas.
Darth Vader
Em quase todas as listas com os melhores personagens já criados, nosso querido Darth Vader sempre se encontra nas primeiras posições. Quase tudo nele é icônico, indo desde a pesada respiração até seus poderes e trilha sonora característica.
Vader é o grande vilão da trilogia original de Star Wars e é o responsável por uma das mais icônicas frases do cinema, quando revela ser pai de Luke Skywalker. Isso sem falar nos seus poderes e na armadura que protege seu corpo todo e impede com que as pessoas vejam sua real aparência.
Sua importância é tanta que ele recebeu uma trilogia que explica a sua origem e como ele acabou em uma armadura e quem foi a mãe de Luke e Leia. Ainda assim, Darth Vader ainda está envolto de mistérios, e consegue, praticamente sozinho, representar o lado escuro da força
Gandalf
Gandalf é, sem sombra de dúvidas, um dos personagens mais icônicos da história, tanto na literatura quanto nos filmes. O poderoso mago foi criado por J.R.R. Tolkien e aparece nas obras do autor, sendo o Hobbit e a trilogia O Senhor dos Anéis seus trabalhos mais famosos.
É graças a ele que Bilbo começa sua inesperada jornada em que o pequenino hobbit encontra o poderoso e singular Um Anel. Depois é ele que comanda o grupo de Frodo e seus amigos na jornada até Mordor. Diferente de outros usuários de magia, como o Mestre dos Magos de Caverna do Dragão, ele realmente entra no combate. Como se esquecer da cena em que ele retorna em As Duas Torres, na Batalha do Abismo de Helm?
Nos cinemas, o personagem foi interpretado pelo ótimo ator sir Ian McKellen, que atuou nos 6 filmes da franquia. O personagem é praticamente um retrato fiel dos livros, com algumas poucas mudanças, como o chapéu, por exemplo. No mais, ele se tornou representação viva de Gandalf.
Batman
O homem mais preparado do mundo, tanto no campo do combate como na investigação, considerado um dos melhores detetives. Batman foi inventado pela dupla Bob Kane e Bill Finger, e tem como alter ego o bilionário Bruce Wayne. Como dito antes, ele tem muito preparo, mas não tem nenhum poder, somente seu intelecto avançado e muito dinheiro
Seu passado trágico fez com que ele criasse um dogma: nunca matar. Por mais violento que seja às vezes, Batman sempre procura maneiras de imobilizar e prender seus inimigos, levando-os para a polícia, até que a justiça seja feita.
Uma curiosidade é que muitos dos inimigos do morcegão possuem formação acadêmica, sendo que vários deles possuem doutorado. Harley Quinn é formada em psicologia, o Espantalho é psiquiatra e professor de psicologia, Senhor Frio, Ph.D. em criogenia, e muitos outros.
Serena (Sailor Moon)
A década de 1990 foi uma das mais importantes para os animes aqui no ocidente. Goku e seus amigos tomaram o mundo como um tsunami que passa por cima de tudo. Além dele, a doce Usagi Tsukino, ou Serena, como foi batizada por aqui, era a protagonista de sucesso Sailor Moon.
O mangá, que depois viria se tornar anime, foi criado por Naoko Takeuchi, e mostrava que Serena era uma típica estudante colegial: odeia estudar, prefere ficar mais tempo com os amigos, ler seus quadrinhos favoritos e se empanturrar de doces. Tudo muda quando ela conhece a gata Luna, que lhe dá o poder de se transformar em Sailor Moon. Assim começa sua missão de procurar as demais Guerreiras da Lua e sua jornada atrás da Princesa da Lua.
Um dos grandes fatores que fez com que Sailor Moon fizesse um tremendo sucesso foi servir de exemplo para as meninas. Elas podem ser fortes e empoderadas, e isso foi apresentado em uma época onde isso não era debatido ou sequer imaginado.
Samus Aran
A caçadora de recompensas Samus Aran foi criada por Makoto Kano, sendo que ela é a grande estrela de Metroid, lançado em 1986 para o primeiro console da Nintendo, o NES. No jogo, ela veste uma imensa armadura que virou sua marca registrada, e é graças a ela que nossa heroína tem acesso a um grande arsenal.
Nós só sabemos que ela é realmente uma mulher no final do primeiro, já que é possível ativar uma pequena cena que a mostra somente de biquíni. Sua idade é um grande mistério.
Uma pequena curiosidade, Samus só ganhou sua habilidade de se transformar em uma “bolinha” por conta da dificuldade que os desenvolvedores tiveram para fazer com que ela rastejasse. Além disso, ela foi livremente baseada na atriz Sigourney Weaver, mais precisamente no seu papel de Ellen Ripley, a personagem principal dos filmes da franquia Alien.
Elvira
Criada e interpretada por Cassandra Peterson, e muito tempo antes de se tornar uma sex-symbol, a personagem Elvira: A Rainha das Trevas foi criada especialmente para um programa na televisão. Ela era a responsável por apresentar um horário de filmes de terror chamado Movie Macabre.
E em pouco tempo, Elvira foi convidada para participar de diversos programas de tv, seja para fazer entrevistas ou então para estrelar algum quadro. Isso catapultou ainda mais a fama da personagem, o que a levou a fazer também a fazer vários comerciais de cerveja.
Uma curiosidade sobre a roupa de Elvira é que ela foi desenhada com um propósito de cobrir marcas de sua infância. Peterson sofreu um acidente que deixou cicatrizes no ombro e no pescoço.
Mickey Mouse
O rato mais famoso do mundo foi criado por Walt Disney e Ub Iwerks. Suas orelhas extremamente únicas acabaram se tornando uma das marcas mais famosas, importantes e reconhecidas do mundo. Hoje a Disney é um verdadeiro colosso, mas tem em Mickey seu principal mascote.
A primeira aparição do nosso simpático ratinho foi na animação “O vapor Willie”, pioneira no setor, já que foi a primeira a trazer efeitos sonoros e trilha sonora. Isso o transformou em um verdadeiro criador de tendências. Atualmente, ele já participou de mais de 120 filmes, e recebeu uma Estrela na Calçada da Fama em 1978.
Mickey foi batizado primeiro de Mortimer, mas a esposa de Disney, Lilian, achou que o nome não combinava com o personagem e sugeriu a mudança. Por fim, quando o personagem ganhou voz da primeira vez, foi o próprio Disney que deu vida ao ratinho mais famoso do mundo.
Barbie
A boneca mais icônica do mundo foi inventada por Ruth Handler. Seu nome completo é Barbara Millicent Roberts, e somente seus amigos mais próximos podem chamá-la de Barbie. No dia 20 de julho de 2023, ela receberá um filme que trará Margot Robbie interpretando o papel.
Ela já está entre nós há mais de 60 anos e sua principal missão é bastante nobre: mostrar para as meninas que elas podem ser empoderadas e se tornar absolutamente tudo o que quiserem. Para isso, Barbie já assumiu diversas profissões, como arquiteta, engenheira, médica, paleontologista e muitas outras coisas.
A personagem já foi a estrela em mais de 400 livros diferentes, foi a protagonista de mais de 40 filmes, além de quadrinhos, games e muitas outras coisas. Desde sua invenção, a Mattel, sua criadora, já usou mais de 2 milhões de metros de tecido para fazer suas roupas.
Hello Kitty
A Hello Kitty foi criada pela designer Yuko Shimizu e a dona da marca é a empresa Sanrio. Atualmente a marca é uma das mais famosas do mundo, ficando na segunda posição de marca mais valiosa, valendo mais de US$ 84 bilhões de dólares, ficando atrás apenas de Pokémon. Mas se levarmos em consideração que a gatinha mais famosa do mundo é focada somente na venda de produtos, é um feito pra lá de fenomenal.
Sheldon Cooper
Criado pela dupla Chuck Lorre e Bill Prady, Sheldon Cooper é, ao lado de Leonard Hofstadter e Penny, o protagonista de The Big Bang Theory. O personagem é extremamente inteligente e prefere trabalhar, ou seja, focar nos seus estudos sobre a física, do que desperdiçar seu tempo com interações humanas. Além disso, ele foi o responsável por criar o bordão bazinga, que, embora tenha sido dito poucas vezes na série, se tornou uma de suas marcas registradas.
Na série, nós acompanhamos o personagem “desabrochar” de praticamente um robô para um homem casado, ainda peculiar, mas que aprendeu a amar seus amigos, do seu jeito. Seu sucesso foi tanto que uma série derivada surgiu, a Young Sheldon, que apresenta as suas desventuras no ensino médio ao lado do irmão, enquanto aguenta sua irmã mais nova, seus pais e sua adorada vózinha.
Pikachu
Sem sombra de dúvidas, Pikachu é um dos ratos mais famosos do mundo. Ao lado do seu fiel companheiro Ash, eles ficaram no ar por 25 anos, e vimos suas várias facetas nas muitas temporadas. Muitas de nossas mães podem não saber quem são alguns dos personagens mais famosos do mundo geek, mas o Pikachu é um dos mais fáceis de serem reconhecidos, afinal, ele é a cara da franquia.
Sua aparência mudou levemente com o passar do tempo, deixando-o ainda mais amigável e adorável ao público. Um dos momentos mais marcantes do personagem foi no primeiro filme da franquia, logo no final quando Ash é transformado em pedra graças aos ataques de Mew e Mewtwo, e faz de tudo para ajudar seu amigo.
Naruto
Os anos 2000 foram tomados de assalto pelo anime do ninja mais amado do mundo. Naruto, ao lado de Ichigo, protagonista de Bleach, e Luffy, de One Piece, formaram a trindade que trouxe nova vida para os mangás da Shonen Jump, e também para o universo dos animes.
Sua história é extremamente trágica, já que perdeu toda sua família pouco depois de nascer, ainda assim, mesmo aprontando todas, ele manteve um sorriso no rosto em busca do seu sonho: se tornar o grande Hokage (líder) da vila da Folha. Um dos momentos mais marcantes é quando o seu povo o reconhece como o grande herói que é.
Além do mangá e anime, a franquia Naruto já teve uma série de filmes, especiais de tv, jogos e todo tipo de merchandise possível. Sua história continua até hoje com o mangá de Boruto, que conta as aventuras do seu filho.
Lara Croft
Lara Croft é sem sombra de dúvidas uma das personagens mais amadas do mundo dos games. Ela sempre foi apresentada como uma mulher forte e poderosa, que não abaixava a cabeça para nenhum desafio. Seus jogos colocavam o jogador para pensar e eram constantemente instigados a procurar novas formas de seguir em frente.
Isso a deu uma imagem de sex symbol dos anos 1990. Para coroar ainda mais essa imagem, Lara foi interpretada por Angelina Jolie nos primeiros dois filmes da franquia, e com uma abordagem diferente no terceiro filme, com Alicia Vikander no papel principal.
Tony Stark – O Homem de Ferro
O Universo Cinematográfico da Marvel seria praticamente impensável sem o sucesso desse personagem. Até então, Tony Stark, o Homem de Ferro, era um herói de segunda prateleira, mas seu filme o levou a outro patamar. Muito dessa fama se deve ao excelente trabalho realizado por Robert Downey Jr. desde sua primeira participação até sua despedida dos filmes.
Nos quadrinhos, a figura de Tony Stark é um tanto quanto controversa, já que ele sempre teve um grande problema com álcool. Outra coisa um tanto quanto peculiar sobre o personagem são as suas escolhas que podem ser tratadas como vilanescas, como os acontecimentos da Guerra Civil nos quadrinhos.
Ainda assim, Tony Stark, graças aos filmes, se tornou um grande símbolo do que é ser um herói, e também uma das maiores marcas da Marvel.
Master Chief
John – 117, mais conhecido como Master Chief, é o protagonista da série de games Halo. Ninguém sabe até hoje como é o rosto desse poderoso soldado, isso falando nos jogos, já que foi apresentado na série de TV que está no streaming da Paramount+.
Master Chief se tornou o símbolo que é por ter sido treinado desde a infância, seja no combate, na tática militar ou na perseverança. O personagem pode ser considerado como o símbolo da marca Xbox e já apareceu em diversos jogos da franquia, que teve sua história canônica expandida através de diversos livros, quadrinhos e outras mídias.
Turma da Mônica
É praticamente impossível para um brasileiro não conhecer a baixinha, marrenta e brigona Mônica, a dona da rua. Ela, junto do Cebolinha, Magali e Cascão formam um dos grupos mais conhecidos do nosso país. Maurício de Sousa é o criador de todos esses personagens e mais uma centena de outros que ainda nos são tão queridos até hoje, 60 anos depois.
Muitas crianças aprenderam a ler graças aos quadrinhos da turminha, isso sem falar nas inúmeras lições que aprendemos com eles. Mônica é a cara dessa turma, mas todos os personagens possuem sua própria personalidade.
A Turma da Mônica agora está recebendo uma adaptação da versão Jovem do grupo, mas já tivemos filmes com eles na versão infantil, séries de TV, e mais uma porção de outras mídias.
Rambo
Um dos personagens mais icônicos da história do cinema, Rambo se tornou uma marca registrada dos filmes de ação. Ele é conhecido por ser um soldado extremamente capaz na arte de matar. Por essa razão, por exemplo, quando podemos cumprir a missão em um jogo e sair atirando e matando tudo pela frente, costumamos dizer que vamos ao melhor estilo do Rambo.
Apesar de ser conhecido como o exército de um homem só, o primeiro filme da franquia, lançado em 1982, nos mostra o sofrimento de um soldado com diversos problemas e que se encontra em uma situação pra lá de pesada. Principalmente se levarmos em conta a mensagem apresentada no fim do filme.
Indiana Jones
Criado por George Lucas, Indiana Jones possui uma das aparências mais marcantes do cinema. A combinação do seu chapéu fedora, jaqueta de couro e chicote faz com que ele seja facilmente reconhecido.
Muito antes dos filmes da Marvel quebrarem o gelo com alguma piadinha, os filmes do Indiana Jones já traziam esse elemento. Além disso, o personagem viveu algumas das maiores aventuras já vistas no cinema, sempre com alguns dos maiores mistérios da humanidade, como o Santo Graal e muitos outros. Por fim, como esquecer aquela cena em que Indy simplesmente atira no personagem que fica dançando com uma espada na sua frente?
Sarah Connor
Em 1991 o mundo recebia um dos filmes de ação mais extraordinários já feitos até hoje: O Exterminador do Futuro 2. Era a segunda vez que víamos a personagem Sarah Connor, que é a mãe de John Connor, futuro líder da resistência contra a Skynet. Interpretada por Linda Hamilton, a personagem é capaz de passar por cima de tudo e todos para garantir a sobrevivência do seu filho.
Sua importância foi tanta que ela chegou até a ganhar uma série de televisão, mas com Lena Headey no papel, e podemos ver mais da sua relação com seu filho, mas a série foi cancelada antes de ter um final satisfatório. Ainda assim, Sarah Connor se tornou um símbolo de mulher que está disposta a fazer de tudo para cumprir sua missão.
Aloy – Franquia Horizon
Aloy é a protagonista da franquia Horizon, e também uma das principais heroínas entre os jogos produzidos pelos estúdios da Sony PlayStation. Acompanhamos a sua história desde que ela é uma menina, e a vemos se tornar uma grande guerreira. Juntos descobrimos coisas sobre o seu passado e também como o seu mundo ficou daquele jeito.
Resumindo, Aloy é uma daquelas personagens que nos mostram que as mulheres podem enfrentar os maiores obstáculos e não precisam da ajuda de ninguém. Ela é extremamente inteligente e perspicaz, isso sem falar na tenacidade de nunca desistir. Alloy pode ser considerada como uma das caras mais importantes dessa geração.
Mafalda
Quem já passou pelo ensino médio e principalmente pelos vestibulares, com toda certeza já se deparou com algum quadrinho da Mafalda. Ela foi criada por Quino, um dos quadrinistas mais famosos da Argentina.
Uma de suas grandes características é ser à frente do seu tempo, se preocupando com questões que geralmente as crianças não dão a mínima, causando um enorme impacto na mensagem que ela quer passar. Dentre elas temos o consumismo exagerado, o papel da mídia, feminismo e muitos outros.
Mafalda também foi extremamente importante para mudar a visão que o mundo tinha não só da Argentina, como também da América Latina. Isso acabou transformando-a em um dos ícones do nosso continente.
As Meninas Super Poderosas
Criadas pelo ilustrador Craig McCracken, As Meninas Super Poderosas são o resultado de um acidente experimental que reuniu açúcar, tempero e tudo o que há de bom, além de ter o elemento X.
Elas surgiram em 1998, no auge do canal de desenhos Cartoon Network que mostrava as aventuras de Docinho, Lindinha e Florzinha. Cada uma delas tinha sua própria personalidade, e encaravam os piores vilões do mundo, como o Macaco Louco, a Gangue Gangrena, Fuzzy Confusão e muitos outros para proteger a cidade de Townsville.
A série nos mostra que, mesmo tendo problemas às vezes, a irmandade que existe entre as meninas é crucial na hora de encarar os desafios. Elas também quebram o estereótipo de que as meninas devem ficar esperando por um salvador, e elas mesmas colocam as mãos na massa para transpassar as maiores dificuldades.
Mulher Maravilha
Dentro do universo da DC Comics, a Mulher Maravilha é sem dúvidas uma das principais personagens ao lado do Superman, Batman e Flash. Ela foi criada por William Moulton Marston, Harry George Peter, Elizabeth Marston e já foi interpretada nas telas por Linda Carter e, mais recentemente, por Gal Gadot.
A personagem é considerada um dos maiores ícones feministas, fazendo com que ela se tornasse um dos símbolos de empoderamento das Nações Unidas. Além disso, a Mulher Maravilha é extremamente poderosa, estando no mesmo nível dos seus pares, mostrando para as meninas que, se elas quiserem, podem ficar tão fortes quanto ela.
Xena: A Princesa Guerreira
A primeira vez em que vemos Xena em ação foi na série do Hércules, que também passou aqui no Brasil. A personagem então ganhou uma série só sua que foi ao ar entre 1995 e 2001, contando com 134 episódios. A aventura mostrava nossa princesa junto de sua inseparável companheira Gabrielle enquanto ela tentava se livrar do seu passado e ajudava os outros no processo.
O que fez a série se tornar um grande marco foi apresentar uma protagonista forte e independente em um período em que, praticamente, somente homens tinham destaque. Isso sem contar os fortes traços LGBTQI+ que a série tem, graças ao relacionamento ambíguo, feito de forma proposital, entre Xena e Gabrielle.
Scooby-Doo, cadê você?
Criados pela dupla Joe Ruby e Ken Spears, o primeiro desenho dos personagens foi produzido pela Hanna-Barbera e saiu em 1969. A série apresenta o dogue alemão e os seus inseparáveis amigos Salsicha, Daphne, Velma e Fred em uma van. Juntos eles viajam por aí desvendando mistérios “sobrenaturais” das maneiras mais divertidas e desastradas possíveis.
O desenho é até hoje extremamente importante por apresentar personagens com as mais diversas características. Por exemplo, Velma é extremamente inteligente e sempre usa a lógica para resolver os mistérios. Daphne é mais feminina, e completa as características que faltam na sua amiga. Fred é a figura masculina pronta para ação, enquanto Scooby-Doo e Salsicha são os engraçados e quase sempre amedrontados com tudo.
Michael Scott
A versão norte-americana da série The Office é com certeza um dos maiores acertos já produzidos até hoje. Diversas cenas clássicas do show recebem milhões de visualizações todos os dias. Mas dentre todos os personagens, Michael Scott rouba a cena. Ele se importa muito com os seus empregados, como por exemplo na cena em que ele visita a apresentação de arte de Pam na galeria.
Tudo o que ele mais quer é fazer do seu ambiente de trabalho um lugar legal não só para ele como também para seus funcionários. Apesar de, de tempos em tempos, fazer algumas piadas que podem ser consideradas um pouco extremas, Scott é um dos mais amados personagens mais amados da televisão.
Harry Potter
O menino que sobreviveu! Harry Potter é um dos grandes marcos literários dos últimos anos. Não estamos aqui falando da autora da obra, mas sim dos seus personagens que inspiraram dezenas de milhares de pessoas, e trouxe também uma nova leva de leitores em geral.
A obra segue praticamente à risca o modelo da jornada do herói, e tem um estilo de leitura muito fácil, o que ajuda a qualquer um a se envolver com o livro. Muitos leitores cresceram junto com os personagens, muito graças a adaptação cinematográfica, que não é perfeita, mas agradou demais os fãs.
Muito além de Harry, aprendemos a gostar muito do desligado e leal Rony, e também da inteligente e impetuosa Hermione, sem falar dos muitos outros personagens que fazem parte da obra. A Warner Brothers já está produzindo uma série de televisão que retratará cada livro em uma temporada, e só nos resta aguardar para nos apaixonarmos novamente por esse maravilhoso mundo.
Shrek
O ogro verde mais amado da cultura pop é também o protagonista do filme que traz o seu nome como título: Shrek. Sua primeira voz no Brasil foi a do saudoso Bussunda, o que ajudou ainda mais a transformá-lo em ícone por aqui. O filme tira sarro de todos os contos de fada que existem, com um roteiro extremamente inteligente e divertido. Não é à toa que a obra venceu o Oscar de melhor filme e roteiro adaptado.
Uma curiosidade é que, durante a produção da obra, muitos dos animadores que trabalharam no filme foram enviados a ela como uma espécie de punição por terem feito outros produtos que não deram certo. Ainda assim, o primeiro filme foi um grande sucesso, gerando quase US$ 500 milhões de dólares de receita.
Veja também:
Para ficar por dentro do mundo dos games, como a nossa lista com jogos similares ao grande sucesso Hi-Fi Rush, e também saber tudo do universo da tecnologia, fique de olho aqui no Showmetech.
Fontes: Readers Digest, Collider, CBR
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (13/06/23)
Tem um monte de personagens aí que gosto muito, mas a Mafalda tem um canto especial no coração, me acompanhou durante boa parte do meu primário.