Índice
Os aplicativos de namoro revolucionaram a maneira como as pessoas conhecem parceiros potenciais, e essas plataformas continuam a evoluir na tentativa de aprimorar a experiência de seus usuários. O Tinder, um dos aplicativos de namoro mais populares globalmente, introduziu recentemente um novo recurso que leva o namoro online a um nível totalmente novo, envolvendo amigos e familiares no processo de combinação.
Trabalho em equipe na busca do match
Com o nome de Tinder Matchmaker, os usuários podem conceder o acesso de suas contas do Tinder a outras pessoas por um período de 24 horas, possibilitando-as sugerir combinações potenciais ou curtidas. A ideia por trás desse recurso é tornar as paqueras mais parecidas com um “esporte em equipe”, onde amigos e familiares possam oferecer suas opiniões e ajudá-lo a encontrar alguém especial. Afinal, quem nunca quis ser o cupido de alguém?
Por anos, solteiros têm pedido a ajuda de seus amigos para encontrar sua próxima combinação no Tinder, e agora estamos tornando isso muito fácil com o Tinder Matchmaker. Ele traz o seu círculo de confiança para a sua jornada de namoro e ajuda você a enxergar as possibilidades que pode estar deixando passar sob a perspectiva das pessoas mais próximas a você.
Melissa Hobley, Diretora de Marketing do Tinder
A nova função permite que um usuário selecione um grupo de até 15 pessoas que podem visualizar perfis e dar suas opiniões sobre boas combinações. No entanto, elas não podem curtir ou rejeitar diretamente as combinações, podendo apenas fornecer recomendações. Essa abordagem gerou uma mistura de entusiasmo e preocupações entre os usuários e especialistas no campo do namoro, por conta da privacidade.
A especialista em namoro e casamenteira Sarah Louise Ryan expressou reservas sobre o fato de que o perfil de alguém pode ser compartilhado digitalmente com outras pessoas. Ela observou que muitas recorrem a especialistas em namoro e serviços semelhantes em busca de confidencialidade, e a ideia de potencialmente ter até 15 indivíduos olhando seu perfil — muitos dos quais você pode nem mesmo conhecer — pode ser desconcertante.
De modo geral, ela também aponta que o Tinder tem um bom histórico no que diz respeito à privacidade de dados. Além disso, o aplicativo oferece aos usuários a opção de não mostrar seus perfis na experiência do Matchmaker e de encerrar todas as sessões ativas, proporcionando um certo controle sobre quem está envolvido no processo. Isso pode ajudar a aliviar algumas preocupações com a privacidade para aqueles que podem se sentir desconfortáveis em compartilhar seus perfis de namoro com amigos e familiares.
A novidade também levanta questões sobre o papel dos outsiders no processo de namoro. A combinação de familiares é comum em várias comunidades culturais e religiosas, e frequentemente pode resultar em sucessos. No entanto, essa nova abordagem digital pode ser recebida com reações mistas nesse campo também. Por um lado, ter amigos e familiares de confiança oferecendo uma perspectiva externa sobre potenciais combinações pode ser valioso, já que eles podem fornecer uma visão mais objetiva. Por outro lado, muitas opiniões podem confundir o julgamento e levar à confusão.
Um ponto a se considerar é que o novo recurso não é o primeiro do tipo. Em 2017, o aplicativo de namoro Hinge lançou uma proposta semelhante, embora tenha sido encerrado desde então. Acontece que ele é totalmente de propriedade do Match Group, a empresa controladora do próprio Tinder, o que sugere que essa abordagem de envolver amigos e família no namoro pode ter algum poder duradouro.
Vale lembrar que o Bumble, aplicativo de relacionamentos concorrente, oferece um recurso onde perfis individuais podem ser compartilhados com amigos fora do aplicativo. Isso ilustra que a ideia de envolver a rede social no processo de namoro não é exclusiva do Tinder e é, na verdade, um conceito que vários aplicativos de namoro exploraram.
Acredito que podemos ajudar muitas pessoas em todo o mundo a encontrarem sua felicidade de forma mais rápida, segura e melhor.
Whitney Wolfe, CEO do Bumble
Como funciona o Tinder Matchmaker?
Entregar seu telefone para o grupo de amigos era o verdadeiro teste de sintonia original. Obviamente, você quer que seus amigos gostem de quem você está a fim, e o Tinder Matchmaker é uma maneira divertida de obter a aprovação da melhor amiga antes mesmo da combinação.
Coi Leray, cantora e parceira do Tinder
- Uma sessão do Tinder Matchmaker pode ser iniciada a partir de um perfil ou nas configurações do aplicativo. Os usuários têm a opção de compartilhar um link exclusivo com até 15 amigos durante um período de até 24 horas.
- Depois de seguir o link, os amigos podem atuar como “casamenteiros” e escolherem se desejam fazer login no Tinder ou continuar como convidados. Para continuar, eles precisam passar por uma verificação de idade e concordar com os termos do aplicativo.
- Os “casamenteiros” têm 24 horas para fazer suas recomendações de perfis para o usuário. No entanto, eles não podem iniciar conversas nem enviar mensagens em nome dele.
- Uma vez que a sessão do Matchmaker expire, o usuário terá a chance de analisar os perfis que seus amigos “curtiram”, o que serão marcados como “recomendações”, enquanto aqueles que receberam um “não curtir” não serão afetados.
A decisão final ainda caberá ao usuário do Tinder, mas agora ele terá conhecimento das preferências de seus amigos e quem eles estão torcendo para que dê certo.
O recurso Matchmaker já foi lançado no Brasil, Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Japão, México, Reino Unido, Tailândia e Vietnã. O aplicativo deve expandir o recurso a outros países nos próximos meses.
Veja também
Usuários do Tinder usam IA ChatGPT para criar cantadas
Fontes: Tinder, The Verge, BBC, Insider
Revisado por Glauco Vital em 25/10/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.