Após o grande número de denúncias de assédio na indústria cinematográfica, representantes do Oscar disseram que a premiação terá foco nos filmes ao invés do movimento das mulheres de Hollywood, Time’s Up.
Em entrevista ao New York Times, uma das produtoras do Oscar, Jennifer Todd, disse que a cerimônia deve ser “divertida, engraçada e com grandes performances. Também deve ser um comercial gigante para a indústria [cinematográfica], que todos nós precisamos que continue existindo.“
Todd também disse que eles [os organizadores da cerimônia], querem que o Oscar seja “o mais divertido possível; reverencial e respeitoso, mas também emocionante.“
Channing Dungey, presidente da ABC (emissora que transmitirá a 90ª edição do Oscar nos Estados Unidos) disse que eles “certamente querem honrar o movimento das mulheres de Hollywood e que ele terá seu momento, mas sem que pareça que ele se sobressai aos artistas e filmes que serão honrados na cerimônia.“
Dungey disse que estão querendo, sim, honrar o movimento, mas “fazendo algo mais planejado em vez de no calor do momento.“
Time’s Up
O mundo ficou chocado e horrorizado após inúmeras atrizes de Hollywood, algumas das mais conhecidas, denunciarem o produtor Harvey Weinstein por assédio.
Essa denúncia trouxe à tona um esquema de assédio sexual intrínseco na indústria cinematográfica, que muito se desconfiava mas pouco se falava.
Para combater a cultura de assédio sexual nos bastidores dos filmes e impedir os homens de criarem mais vítimas em Hollywood, as mulheres da indústria se uniram no movimento Time’s Up (O Tempo Acabou, em tradução livre).
Em resposta as declarações dos produtores ao The New York Times, representantes do movimento Time’s Up preferiram não comentar.
Fontes anônimas informaram ao jornal que o movimento não vai pedir que as atrizes usem preto, mas que vestir o broche do Time’s Up seria “apreciado”.
Entre as formas de protesto que o movimento adotou, a que mais teve destaque foi todas as mulheres trajando roupas pretas durante outras premiações prestigiadas do cinema, como o Golden Globes e o BAFTA.
Mesmo que o Time’s Up não peça, é provável que as mulheres usem somente preto também na cerimônia dos Oscars.
Oscars 2018
A 90ª edição da premiação Oscar acontecerá no próximo domingo, dia 4 de março.
A cerimônia ficará por conta do apresentador de talk show Jimmy Kimmel.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.