Índice
As redes sociais sempre se reinventam, outros podem dizer que são cópias, e independente do que seja, vem aí! A maior rede social do momento, o TikTok, está em etapa de testes com sua nova função, o TikTok Stories. Semelhante ao que já vemos no Instagram, Facebook, Snapchat e até mesmo no WhatsApp, veremos em breve a famosa mídia — neste caso, exclusivamente vídeos — que expira após 24 horas de sua publicação. Confira!
De onde surgiu a onda “Stories”?
Tudo começou em 2013, quando surgiu a rede social Snapchat. Nela, você podia postar fotos ou vídeos que desapareciam após 24 horas de sua publicação. Ao tornar-se popular entre os mais jovens, chamou a atenção do Facebook, que incluiu a funcionalidade dentro do Instagram (de sua propriedade) em 2016, com o nome “Instagram Stories“. Um pouco depois o próprio Facebook e o WhatsApp também foram os prestigiados com este recurso.
Mesmo não tendo muita ligação entre si sobre o Stories, mas adicionando mais história a esses casos, quando o TikTok surgiu em 2019 e ameaçou as outras redes, o Instagram, por sua vez, criou o Reels, um competidor à nova rede social.
Como vai funcionar o TikTok Stories?
Semelhante às outras redes sociais, você verá um botão com o símbolo de uma câmera, na barra lateral esquerda. Nele, você poderá fazer um vídeo ou usar alguma mídia que já está armazenada no seu smartphone e pronto! Já estará no seu feed do TikTok Stories para que seus seguidores confiram em até 24 horas, antes que suma. De acordo com informações, o recurso foi liberado para seletos influenciadores da rede social, e a intenção é que seja liberado ao público o mais breve possível (não há menção sobre datas da disponibilização). Vale lembrar que atualmente o Facebook, Instagram e WhatsApp são concorrentes em potencial, pois também possuem essa ferramenta.
Da mesma forma que outras redes sociais, o TikTok Stories vai funcionar ao clicar na foto de perfil do usuário e logo depois o que ele postou, será exibido para você. Será ainda possível interagir e comentar nessas postagens. Apesar de citar essas últimas redes sociais como as principais “ameaças”, a função de Stories também pode ser vista em diversas outras plataformas, como Pinterest, LinkedIn, YouTube e etc.
Ela é bastante utilizada, como sua própria função é dada, para aumentar a interação entre as pessoas e postar algum conteúdo que não necessariamente precisa ficar para sempre na sua linha do tempo. Outras funções, como passar propagandas no Stories, também é bastante visto em todas as redes e o TikTok não ficará de fora dessa. O TikTok Stories funcionará como mais uma ferramenta na plataforma, ou seja, os vídeos curtos continuarão com todo o gás que chegaram. Então, por enquanto resta aguardar até que a nova ferramenta chegue.
Twitter e o Fleets
Falamos de várias redes sociais e seus respectivos Stories, mas definitivamente não esquecemos de uma das maiores redes sociais há anos: o Twitter. Coincidentemente — ou não — nesta semana o Stories do Twitter, conhecido como “Fleets“, chegou ao fim. Depois de quase um ano e meio de existência o Fleets foi encerrado na rede social, pois já não gerava o engajamento esperado pela plataforma.
No último dia de funcionamento dos Fleets, houve um movimento inusitado dentro da plataforma: vários usuários começaram a postar nudes e vídeos íntimos nos Fleets, como forma de “despedida” do recurso. O que ninguém esperava é que os Fleets permaneceram funcionando por quase um dia a mais, e muita gente teve sua intimidade exposta por mais tempo que o esperado.
Veja também:
Ainda sobre a plataforma de vídeos curtos, veja sobre como bots descobriram como funciona o algoritmo do TikTok.
Fonte: The Verge.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.