Índice
O TikTok, considerado a maior rede social do momento, entretém bilhões de pessoas ao redor do mundo com seus vídeos curtos. Os criadores de conteúdo já recebem uma quantia por isso, e agora será possível ganhar dinheiro na plataforma de outras maneiras, pois o TikTok lança gorjetas e facilita a monetização com parcerias dentro da rede social, bem como com o novo sistema de Presentes.
Os criadores de conteúdo no TikTok contam não somente com sua criatividade para produzir vídeos na plataforma, mas também há um incentivo da própria rede social com valores que são pagos a eles. No lançamento de hoje, o Creator Next é um grupo seleto de criadores de conteúdo que podem desbloquear novas ferramentas, além das já existentes, que aumentam o alcance daquele usuário bem como as maneiras de monetização. Confira como funciona cada um dos recursos do Creator Next:
TikTok Creator Fund
Através do TikTok Creator Fund, que já existia desde o início deste ano, a plataforma consegue recompensar os criadores de conteúdo conforme o alcance e sucesso de seus vídeos, sendo ela a maneira direta que o TikTok tem de conseguir pagar os melhores criadores de conteúdo pelo seu trabalho e esforço.
TikTok Creator Marketplace
Agora o TikTok Creator Marketplace (também conhecido pela sigla TTCM) é a plataforma oficial pelo qual os criadores de conteúdo firmam suas parcerias com outras marcas — conteúdos que são bastante conhecidos como “publis” e que devem ser registrados em cada peça. TikTok Creator Marketplace em 24 países no mundo.
LIVE Gifts
Uma maneira que o TikTok tem de conferir sobre a popularidade de um criador de conteúdo é através dos Diamonds (“Diamantes”, em tradução livre), uma moeda que é concedida ao usuário conforme sua popularidade em lives. Então o criador de conteúdo pode trocar esses Diamonds por dinheiro e transferir para sua conta corrente atual.
Video Gifts
Um dos novos recursos do Creator Next, o Video Gifts funciona de forma similar ao LIVE Gifts. A diferença é que, enquanto o LIVE Gifts oferece Diamonds através de transmissões ao vivo, o Video Gifts recompensam os criadores de conteúdo com Diamonds através de seus outros vídeos — desde que dentro dos requisitos mínimos, que veremos em breve.
Tips
E finalizando as novas maneiras de monetização no TikTok, temos os Tips, que podem ser conhecidos como “gorjetas”. Diferente dos anteriores, os Tips podem ser concedidos aos criadores de conteúdo exclusivamente pelos usuários que querem ajudar aquele canal. Por exemplo, se você acompanha algum criador e quer apoiá-lo financeiramente, agora é possível através do Tips. Este recurso está cada vez mais visto em diversas outras redes sociais, como no Twitter.
Pré-requisitos mínimos
Não são todas as contas ou todos os criadores de conteúdo que estão aptos a fazerem parte do Creator Next, bem como usufruir de todas as ferramentas nele propostas. Para tal, é necessário seguir algumas regras para se tornar elegível ao Creator Next:
- Os criadores de conteúdo devem possuir, no mínimo, 18 anos de idade;
- As respectivas contas devem conter um número mínimo de seguidores, que pode variar conforme a localização onde o criador de conteúdo mora;
- Ter, no mínimo, 1.000 visualizações totais, nos últimos 30 dias;
- Ter, no mínimo, 3 postagens feitas nos últimos 30 dias;
- A respectiva conta deve estar em bom relacionamento com a plataforma de acordo com as Regras da Comunidade;
- Serão elegíveis as contas dos criadores de conteúdo que morarem, exclusivamente, nos seguintes países: Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Itália ou Espanha (Canadá e Austrália também serão contempladas para o Creator Next em breve; espera-se que o programa seja ampliado para mais países, como o Brasil);
- Contas empresariais não estão elegíveis para o Creator Next, apenas contas pessoais.
Esses esforços fazem parte de uma ação do TikTok para que os criadores de conteúdo da plataforma acabem não sendo atraídos por outras ferramentas semelhantes em outras redes sociais. Em 2019 os criadores de conteúdo no TikTok sofreram grande dificuldade em conseguir dinheiro através da plataforma, então em 2020 a rede social investiu US$ 200 milhões para tentar minimizar esse impacto.
Veja também:
Você viu que os vídeos verticais, no estilo do TikTok, chegarão ao Spotify? Confira agora!
Fonte: TikTok.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.