Índice
A noite do dia 05 de julho de 2023 foi marcada pela estreia de uma nova rede social da Meta, o Threads. Conectado com o Instagram, os interessados em fazer um teste podem baixar o aplicativo disponibilizado gratuitamente para tablets e smartphones com Android e iOS. Confira os primeiros detalhes.
A nova ideia de Mark Zuckerberg
Neste primeiro momento, a rede social pode ser acessada apenas por smartphones e tablets. É possível ver todas as postagens de um perfil via um navegador web, mas ainda não está liberado o uso para fazer publicações. O aplicativo foi disponibilizado gratuitamente na Google Play Store e App Store.
Desenvolvido justamente para bater de frente com a rede social do passarinho azul, o novo aplicativo possui design, usabilidade a até mesmo um nome que remete ao Twitter: as sequências com vários tweets de um mesmo perfil também são chamadas de Threads.
Threads é integrado ao Instagram
Para criar sua conta, você precisa necessariamente ter uma conta no Instagram. Caso queira por exemplo, trocar o nome de usuário de sua conta no Threads, é necessário mudar o nome de usuário de sua conta no Instagram. Inclusive, é possível abrir o aplicativo da rede social por meio do aplicativo da rede social de fotos e vídeos mais famosa do mundo.
Uma vez que você crie sua conta no Threads, ela estará conectada à sua conta do Instagram, e isso já está dando o que falar: não é possível apagar o usuário do Threads sem apagar seu perfil no Instagram. Embora seja possível desativar seu perfil na nova rede social, os dados ficarão salvos nos servidores da Meta. Não há informações se as duas aplicações serão separadas no futuro, mas tudo indica que isso está longe de acontecer (se é que vai realmente acontecer algum dia).
Quem criou uma conta no Threads pode ver um selo que indica o número de cadastro no novo aplicativo. Informações iniciais mostram que a nova ideia de Mark Zuckerberg ultrapassou a marca de 10 milhões de inscrições nas primeiras sete horas que estava ativa.
Nova rede social planta semente para o futuro
Informações internas da Meta comentam que o novo aplicativo estava sendo desenvolvido desde janeiro de 2023 e, seis meses depois, finalmente pode ser utilizado por todos os usuários do Instagram. É claro que ainda é cedo para dizer se a nova aposta pode tomar o lugar do Twitter, então apenas o tempo trará esta resposta.
De todas as formas, vale a pena lembrar que a Meta é conhecida como uma empresa que lança funcionalidades (e agora, toda uma nova rede social) semelhantes às de seus concorrentes, e tem muito sucesso nisso. O conhecimento de mercado de Mark Zuckerberg e Adam Mosseri, CEO do Instagram, pode ser essencial para esta ideia se tornar um verdadeiro sucesso.
Ao mesmo tempo, a gente lembra que concorrentes do Twitter como o Koo, lançado no final de 2022, não conseguiram resistir ao grande número de usuários e abrangência do Twitter. É verdade que sim, Elon Musk vem deixando muitos usuários da rede social do passarinho azul descontentes, mas será que a Meta tem o necessário para fazer as pessoas trocarem de aplicativo? Vamos saber mais sobre isso em um futuro não tão distante.
Você criou uma conta no Threads? O que achou? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Meta explica como Instagram e Facebook escolhem o que você vê
Revisado por Glauco Vital em 6/7/23.