A Samsung anunciou nesta terça-feira (3), em São Paulo, o seu novo televisor-conceito, a The Frame. Já apresentado anteriormente, na CES 2017, e em evento no museu do Louvre, em Paris, a Smart TV chega agora às terras brasileiras.
Logo de cara, a empresa sul-coreana provoca os jornalistas a descobrirem qual é a TV e qual é a obra de arte. E mostrar todo o potencial artístico do novo produto, o local escolhido para apresentar a televisão foi a Pinacoteca de São Paulo.
A The Frame, em uma visão simplista, é mais uma Smart TV das boas dos dias atuais: usa a tecnologia UHD 4K, com o sistema Tizen, além de ser compatível com o One Remote e o One Connect, um dos principais pontos da QLED TV, que permitem menos fios à vista de quem escolher um dos televisores.
No entanto, o que mais impressiona são as suas bordas – ou molduras – que foram feitas para serem únicas e imitar as de um quadro real. Porém, naprática, as molduras funcionam como imãs fixáveis à TV, significando que podem ser trocadas sem dificuldades.
Aqui, a intenção é seguir um padrão iniciado pelas próprias QLED: os acessórios feitos para a TV permitem personalizar a forma como ela se apresenta – seja para colocá-la em um cavalete ou rente à parede, a The Frame promete ‘resignificar’ o ambiente em que ela estiver. Com o tempo, a Samsung espera fazer mais parcerias com artistas brasileiros.
E de onde veio a ideia da The Frame?
De acordo com a empresa, uma pesquisa mostra que o consumidor médio passa quatro horas em frente à TV por dia. E, pensando que em outras oito horas ele está dormindo, sobram pelo menos 12 horas para que a TV fique totalmente desligada com uma tela preta na sala, no quarto ou qualquer cômodo.
Por isso, a empresa sul-coreana decidiu juntar beleza a um dos itens mais queridos pelos brasileiros. A The Frame conta com um “Modo Arte”, que exibe mais de 100 quadros diferentes dos mais importantes artistas do mundo – e quando ela é ativada nesse modo, se torna praticamente impossível perceber que o quadro é, na verdade, uma TV.
De qualquer forma, é importante lembrar que tudo isto tem um custo: o dono de uma The Frame terá de desembolsar R$ 66 por cada obra individual que queira exibir em sua tela – mas caso este valor esteja muito salgado, é possível ter todas as pinturas do acervo assinando um plano mensal de R$ 16.
E uma característica que torna o plano ainda mais atrativo é que, segundo a Samsung, a The Frame Store, como é chamada a lojinha de pinturas da TV, terá ao menos mil obras disponíveis até o fim do ano.
A The Frame também conta com um sistema inteligente de economia de energia que enquanto uma pessoa estiver no ambiente que a TV, ela permanece ligada no quadro. Se não tiver ninguém no ambiente, ela é desligada e se alguém aparecer, ela acende de novo.
Em suma, a intenção da Samsung é engajar os artistas locais por meio de sua arte, criando obras para a The Frame Store e mostrando o seu trabalho – um dos primeiros artistas brasileiros a compor o catálogo de obras da TV será o fotógrafo Araquém Alcântara, que terá 11 fotos disponíveis na loja.
Preço e disponibilidade
A The Frame começará a ser vendida no país ainda esta semana, contudo, durante o início das vendas, só estará disponível na rede Fast Shop.
Quanto ao preço, o valor indicado pela Samsung para o modelo de 55 polegadas é de R$ 8.999. Já as molduras, a serem vendidas na cor branca, além dos tons de madeira clara e madeira escura, custarão R$ 899 quando compradas separadamente.
Já para os que adquirirem as primeiras unidades, a Samsung permitirá que, independentemente da disponibilidade do estoque, o comprador possa escolher a cor da moldura que vai levar.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.