No cenário atual, onde os sistemas financeiros estão cada vez mais digitais, parece óbvio que as transações bancárias se tornem mais simples por meio de aplicativos. Mas, nem sempre é o caso. Em alguns bancos, por exemplo, o correntista ainda encontra dificuldades para receber um simples aviso SMS no celular. Mesmo quando existe o recurso, não é tão funcional como deveria.
Vislumbrando uma oportunidade de inovar dentro desse cenário, a startup brasileira de serviços financeiros, Nubank, criou o primeiro cartão de crédito internacional com suporte e acompanhamento completo através de aplicativos para iPhones e smartphones Android. Ele promete uma experiência muito mais agradável e tranquila no uso, criado especialmente para quem nunca quer pisar numa agência bancária.
De acordo com David Velez, CEO da Nubank, o serviço nasceu da oportunidade enxergada em atender um segmento de mercado de pessoas mais jovens e apaixonadas por tecnologia, que não precisam e não querem o atendimento presencial em agências. “Atualmente, 50% da população brasileira tem menos de 30 anos, e são pessoas que não querem pagar por uma estrutura física que não usam. Por isso, desenvolvemos um modelo 100% digital e com processos muito mais simples. Queremos ser a nova geração de serviços financeiros no Brasil”, diz Velez.
Para ele, o fato de não precisar pagar por uma estrutura física de um banco, entre outros custos de infraestrutura, é possível passar essa economia para seus clientes no formato de produtos sem taxas, juros mais baixos e um excelente atendimento.
Recebemos um destes cartões para testes e o resultado você vê abaixo:
Aplicativos e ativação:
Para pedir um cartão, basta fazer o download do aplicativo disponível nas lojas Google Play e iTunes App Store, e seguir o processo de inscrição e definição de um limite. Todos os dados são preenchidos online e a comprovação da sua identidade é feita com fotos do seu documento, enviados a partir da interface do próprio aplicativo. Feito isso, é só aguardar 10 dias para receber o seu cartão Nubank em casa, pelos correios.
Depois de tudo aprovado, ao receber o cartão, basta fazer a ativação no próprio aplicativo. Não há necessidade de ligar para a central, ou acessar o seu internet banking. Ao fazer uma compra, o aplicativo informa quando, onde e em que valores ela foi realizada, mostrando na tela o seu extrato e o limite de crédito restante. Tão prático que até surpreende! E melhor: sem burocracia e sem taxas. Nenhum papel, nenhuma assinatura, tudo feito diretamente no meu smartphone e com uma interface agradável.
Interface:
A interface do app da Nubank é dividida em 3 abas: a primeira é uma timeline que mostra quando você fez compras com o cartão. Clicando em cada item, você visualiza o valor gasto e informações do estabelecimento, como nome e localização com mapa. O sistema é bem inteligente, identificando automaticamente a categoria de cada gasto (restaurantes, transporte, mercado, etc).
Na segunda aba estão as configurações do aplicativo, opções de suporte (chat, e-mail e telefone), bloqueio de cartão (você pode bloquear pelo app o cartão, em caso de extravio ou perda), pedido de indicação de amigos e ajuda. Na mesma tela, você controla também o total gasto (fatura atual) e o limite disponível.
Por fim, na terceira aba fica registrado o controle de faturas pagas ou em débito. Tudo muito prático e rápido de visualizar. Quando quiser fazer o pagamento de uma fatura, basta selecioná-la e clicar em “Gerar Boleto”. O app mostra então um código de barras com número, com opção de enviá-lo a você por email.
Suporte:
Talvez este seja um diferencial quase tão importante quanto o acompanhamento de gastos pelo app. O atendimento de dúvidas e problemas com o cartão Nubank é feito através do aplicativo, em três opções: chat online, e-mail e central telefônica gratuita.
Não entendeu a vantagem? Pense que, ao invés de ir ao banco ou passar horas no telefone para resolver um problema, aqui você só precisa iniciar o chat e mandar sua mensagem. Fizemos o teste, e o time de suporte iniciou o atendimento sempre imediatamente.
Conclusão:
Para quem quer ter um controle mais efetivo do cartão de crédito, acompanhar gastos instantaneamente e se ver livre de filas de agências bancárias, o Nubank pode ser a melhor alternativa disponível no Brasil (nos Estados Unidos, já existem outras alternativas como o cartão Plastc). Ele ainda tem a vantagem de isentar o correntista de qualquer custo ou tarifa bancária, permitir o bloqueio do cartão por app e facilitar o pagamento de boletos.
Mas, talvez o Nubank tenha apenas um defeito: ainda não está vinculado a um programa de milhagens. Em conversas com a empresa, fomos informados de que o cartão está vinculado a um programa de vantagens – o MasterCard Surpreenda – do qual são participantes a TAM Viagens, VIVO, Cinemark, Pizza Hut e outros. Mas, não há acordo específico com as companhias aéreas. Vale então avaliar se este item é importante para você.
Para saber mais, visite o site do Nubank.
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