Índice
O Showmetech TRIO é um compilado com as notícias mais interessantes da semana. Hoje falaremos sobre a melhoria no Tesla Bot fazendo com que o robô seja capaz de andar; passaremos pelo 43º aniversário do Pac-Man e sua homenagem oficial produzida em LEGO e finalizaremos com a filmagem do rover Perseverance, da NASA, sob solo marciano. Esse é o Showmetech TRIO, seu trio semanal de notícias.
Assista o vídeo no Canal do Showmetech:
Melhorias no Tesla Bot
A Tesla está apresentando novas imagens de seus Tesla Bots em um chassi aparentemente pronto para produção, com uma grande novidade: agora ele pode caminhar para a frente sem tantos tropeços quando apresentado pela primeira vez. Os robôs também parecem ser capazes de fazer mais coisas, como pegar objetos e reconhecer itens.
O Tesla Bot é um robô humanoide que foi originalmente revelado em 2022 no evento AI Day da própria empresa. Na época, a Tesla só conseguiu mostrar uma versão desmontada do robô, que mal conseguia andar para a frente, muito menos realizar qualquer trabalho manual no palco. Logo em seguida foi exibida uma versão que deveria ser mais próxima de um modelo de produção, mas ela estava apoiada em um suporte e só conseguia acenar para a plateia.
O novo vídeo mostrando a novidade foi apresentado por Elon Musk durante o evento da reunião de acionistas, com Musk afirmando que a equipe montou os robôs de apresentação no dia anterior. Agora a Tesla está mostrando robôs mais parecidos com esse modelo mais independente, apesar de se mover de forma mais devagar.
O vídeo destaca algumas atualizações específicas desse projeto, incluindo controle de torque do motor, manipulação de objetos, treinamento de Inteligência Artificial a partir de movimentos rastreados por humanos, descoberta e memorização do ambiente.
Um Tesla Bot foi exibido como exemplo pegando objetos de um recipiente e colocando-os em outro, o que também foi demonstrado como exemplo de treinamento da Inteligência Artificial do robô a partir de uma demonstração humana. Essas atualizações mostram avanços significativos no desenvolvimento do Tesla Bot e sua capacidade de interagir com o ambiente e na manipulação de objetos.
43º aniversário do Pac-Man e seu LEGO
A LEGO acaba de lançar um novo conjunto premium inspirado no clássico dos fliperamas dos anos 80: Pac-Man. O conjunto é composto por 2.650 peças e foi feito para recriar um gabinete de fliperama do Pac-Man completo, com aquela tradicional entrada para moedas, um joystick de quatro direções e até mesmo um mecanismo que simula o jogo em ação. Trata-se de uma homenagem ao seu aniversário de 43 anos.
Há uma manivela na lateral do fliperama que o usuário pode girar para movimentar os personagens pelo tradicional labirinto do jogo, e o conjunto inclui também uma miniatura de uma figura jogando uma versão ainda menor do arcade. Na parte superior do fliperama estão versões rotativas do Pac-Man e dos fantasmas Blinky e Clyde.
O conjunto Lego Icons do Pac-Man será vendido por 270 dólares quando for lançado para venda geral no dia 4 de junho de 2023, e estará disponível para os membros VIP da LEGO alguns dias antes, em 1º de junho. Esse é o mesmo valor do recente tributo da LEGO aos videogames, com o nacionalmente conhecido Nintendinho. A empresa ainda deixou bem claro que este conjunto do Pac-Man é destinado a pessoas com 18 anos ou mais, como indicação do preço e quantidade de peças.
A revelação dessa novidade ocorre exatamente 43 anos após a Bandai Namco, que na época era conhecida apenas como Namco, testar o jogo pela primeira vez com membros do público em 1980. O jogo para fliperamas é considerado um dos mais populares de todos os tempos, e o comunicado de imprensa da LEGO destaca que ele foi instalado em quase 300.000 fliperamas nos sete anos seguintes ao seu lançamento original.
O lançamento desta homenagem encerra a parceria entre a LEGO e a Nintendo, que trouxe ainda um conjunto interativo do Super Mario. Bem nostálgico, né?
Filmagens da NASA de Marte
O rover Perseverance, da NASA, está atualmente posicionado sobre uma imensa cratera marciana, e pelos registros do equipamento, podemos conferir que ali há uma vista única. Enquanto busca por rastros de possíveis vidas extintas no deserto marciano, o rover captou 152 imagens panorâmicas da cratera chamada Belva. A agência espacial uniu essas imagens em um mosaico e também as divulgou em forma de vídeo.
Marte está repleto de crateras, grandes e pequenas, frequentemente formadas pelo impacto de objetos que acabam colidindo com o Planeta Vermelho. A cratera Belva, por exemplo, que conta com mais de meio quilômetro de diâmetro não foge à regra. Ela revela pistas sobre o passado aquático de Marte. Cientistas afirmam que rochas inclinadas para baixo podem ser evidências de uma antiga barreira de areia marciana, tendo relação com um possível grande rio.
Katie Stack Morgan, cientista do projeto da missão Perseverance, afirma que a equipe responsável neste projeto estava tão interessada em imaginar e estudar Belva, pois esses tipos de cratera de impacto podem oferecer grandes vistas e cortes verticais. Essas crateras geralmente fornecem pistas importantes sobre a origem dessas rochas, trazendo uma perspectiva e uma escala que normalmente não conseguimos ter um acesso tão fácil.
Veja também:
Confira a nossa última edição do Showmetech TRIO! Como de costume falamos sobre diversos assuntos relacionados a games, tecnologia e cultura pop. Dá só uma olhada no que trouxemos:
- The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom foi copiado?;
- Novas luas descobertas em Saturno;
- Empresa planeja dar TVs de graça!
Fonte: The Verge [1] e [2] e Mashable
Revisado por Glauco Vital em 22/5/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.