Índice
Com o recente anuncio da compra do WhatsApp pelo Facebook, surgiram alguns debates nas redes sociais sobre o futuro do aplicativo de mensagens. Ano passado, o Facebook havia perdido grande parte de seus usuários mais jovens, que optaram por alternativas mais privadas, como o próprio WhatsApp. Muitos usuários temem que a aquisição do app pelo Facebook provoque uma distorção da privacidade atual.
No último sábado (22/02), conforme anunciamos aqui no site, o WhatsApp passou por uma instabilidade e ficou fora do ar. As quatro horas de indisponibilidade foram suficientes para que cerca de 5 milhões de usuários migrassem para um serviço de mensagens russo até então desconhecido: o Telegram.
A equipe do Telegram comentou o ocorrido em seu Twitter oficial
Um aplicativo open source e seguro
O Telegram é um aplicativo de código aberto, totalmente gratuito e com recursos semelhantes ao WhatsApp, inclusive no design do app. Focado na experiência de uso e na privacidade, as mensagens trocadas entre usuários são 100% criptografadas, assim como o conteúdo compartilhado (fotos, vídeos e músicas).
Personalizável
A personalização é um ponto forte. O Telegram permite ao usuário mudar os temas (sim, existe um tema igual o WhatsApp), tamanho da fonte, pop up para notificações e fornece uma seleção de papéis de parede.
Migração
Assim como qualquer outro cliente de mensagens, a parte mais difícil não está em apenas gostar do aplicativo, mas em convencer amigos e contatos à migrarem para outro serviço.
Outro fator que contribui para a baixa aceitação de um determinado app está nas opções de plataformas disponíveis. O Telegram está disponível para Android, iPhone, Windows (PC), Linux e Mac, incluindo uma versão alpha para o Windows Phone.
Conclusão
Testei o Telegram por 3 dias e confesso que me surpreendi com a fluidez do app, desde os efeitos de transições até o entrega de mensagens ao destinatário. Sem dúvidas, é um forte concorrente e ganhou merecidamente os 5 milhões de usuários insatisfeitos com o WhatsApp.
Outros aplicativos como o Line, Viber e WeChat possuem recursos diversificados e contribuem para uma experiência mais completa, mas o Telegram entrega uma experiência mais semelhante ao WhatsApp.
Se interessou pelo Telegram? Faça o download do app e conte-nos o que achou!
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.