Índice
Quando um novo grande celular é lançado, os testes da mídia especializada são a chave para conquistar mais interessados em comprar. Teste de bateria, performance, câmera… O iPhone X foi o grande lançamento desse mês e com certeza o mais importante da Apple em anos.
O maior destaque é sua tela que ocupa quase toda a frente, com cantos arredondados, eliminando o botão home. Esse é o primeiro iPhone com OLED e já foi eleito o melhor OLED de todos pelo DisplayMate!
Samsung superada pela sua própria criação
A tela OLED da Apple é fabricada pela Samsung, mas superou até o Galaxy Note 8 (antigo líder em telas). Como? Segundo o DisplayMate, “o que faz o iPhone X ter ‘A Melhor Tela de Smartphone‘ é a impressionante precisa calibração que a Apple desenvolveu, transformando o OLED em uma deslumbrante tela, magnificamente precisa e de alto desempenho“. Porém, o site não deixou de parabenizar a Samsung como a produtora do display.
Conhecendo a tela do iPhone X
O display OLED foi fabricado num flexível substrato de plástico, enquanto na frente, sob o vidro, ele permanece firme. Ele tem resolução 2436 x 1125 (2.5K) com 456 ppi. Há também “sup-pixels de diamante”, uma renderização para maior nitidez e pico de brilho.
Com 5,85 polegadas, a tela tem aspecto 19,5:9, ocupando grande parte da frente do aparelho, com design quase sem bordas. Assim o celular pode ser alto no modo retrato e perfeito para ver filmes no modo paisagem, sem aquele desperdício de bordas pretas horizontais. E não esqueçamos do suporte Dolby Vision e HDR10.
Segundo os testes do DisplayMate, o iPhone X é o melhor celular para se usar sob a luz do sol. A tela bateu o recorde de 634 nits! O Note8 produz 423 nits no brilho máximo manual e 560 no automático (sob forte luz).
O aparelho da Samsung até consegue atingir a façanha de 1.240 nits, mas só em pequenas partes da tela, enquanto o iPhone X chega a 809 nesse quesito. No menu inicial, o iPhone X faz incríveis 726 nits! É para ligar o celular já se admirando.
Outro recorde foi observado no ângulo de visão. Enquanto o iPhone X perde somente 22% do brilho com inclinação de 30º, o Galaxy Note8 perde 29%.
O DisplayMate falou tanto em precisão, mas o que isso realmente significa? Cores mais fieis. Essa foi a parte que mais impressionou, pois ele conseguiu ser a tela mais precisa em cores já testada pela equipe, levando em conta até mesmo TVs!
O iPhone X conseguiu nota 0,9 JNCD (o índice avaliador), enquanto o iPhone 7 tem 1 JNCD e o Galaxy Note8 3,1 JNCD (no modo de precisão). É inacreditável que esse recorde foi quebrado numa tela OLED, tão famosa por extrapolar na saturação e não conseguir entregar cores fieis. “Visualmente indistinguível do perfeito“, disse o DisplayMate.
A tela do iPhone X suporta dois padrões de gama. O sRGB, que exibe mais cores que o clássico RGB, e o DCI-P3, comum em TVs 4K. O DCI-P3 tem gama 26% maior que o sRGB. A Apple desenvolveu um gerenciamento automático de cor, ele escolhe qual gama é a mais apropriada para a imagem na tela. Assim, não haverá exibição de cores saturadas ou apagadas.
Ainda há a tecnologia True Tone, responsável por regular o balanço de cor e o equilíbrio de branco. A mudança ocorre com base no sensor de luz, com a ideia de que pareça mais como “papel refletindo luz ambiente e assumindo sua cor”, comenta o DisplayMate.
Além disso tudo, o iPhone X possui um ótimo modo noturno, que diminui em até 80% a luz azul da tela, para melhor sono do usuário
O que isso tudo quer dizer?
Com a construção da Samsung e todas essas modificações únicas feitas pela Apple, a tela do iPhone X conseguiu nota A+ na avaliação do DisplayMate. Os destaques levantados pela equipe foram:
- Maior precisão absoluta de cor observada em qualquer tela (0,9 JNCD), sendo visualmente indistinguível do perfeito;
- Maior brilho por toda a tela em OLED de smartphones (634 nits);
- Maior índice de contrate por toda a tela em luz ambiente (141);
- Maior proporção de contraste (infinito);
- Menor refletância de tela (4,5%);
- Menor variação de luz em ângulo de visão (22% em 30º).
Mas não se fascine tanto e tenha muito cuidado! O preço base do iPhone X é US$ 999, ou R$ 6.999, e, apesar da Apple ter apontado que os vidros do modelo são os mais resistentes num smartphone, os testes dizem o contrário.