A educação é uma das instituições mais conservadores da nossa sociedade. Basta observar que o modelo acadêmico que ainda hoje estrutura a maior parte das escolas, não é muito diferente do que era a um século atrás. Num mundo em constante transformação, uma das grandes questões a se pensar é a substituição (ou ao menos a diminuição) do modelo grafocêntrico, por recursos multimidiáticos. Neste cenário de mudanças, surgem novas plataformas que podem apontar para os caminhos que a educação deve seguir no futuro.
Algumas ideias podem partir de situações simples como a que moveu o americano Salman Khan, um analista do mercado financeiro, a criar a Khan Academy. Tudo começou em 2004 quando uma prima mais nova de Khan necessitou de ajuda com as lições de matemática. Como a garota morava em Nova York e ele em Boston, as aulas eram por telefone. Logo ele começou a ajudar outros primos e surgiu, então, a ideia de gravar vídeos e colocá-los no YouTube. Assim, só seria necessário dar a aula uma vez e os primos poderiam assistir às explicações quando fosse mais conveniente.
Mais de uma década depois, um usuário que procura pelas palavras Khan Academy no Google, encontra cerca de 434 milhões de resultados. Os quase 4 mil vídeos produzidos pela academia já somam mais de 226 milhões visualizações apenas no seu canal oficial no YouTube. Além disso, o site oficial tem uma média mensal de 6 milhões de visitantes.
Salman Khan fala sobre como e porquê ele criou a incrível Khan Academy, um série de vídeos educacionais cuidadosamente estruturada que oferece matérias completas de matemática e, agora, de outras disciplinas. Em sua palestra para o TED, ele mostra o poder dos exercícios interativos, e pede que os professores considerem inverter o modelo tradicional da sala de aula – dar aos estudantes vídeo-aulas para assistir em casa, fazer a “lição de casa” na sala de aula com o professor disponível para ajudar. Confira!
E então, o que acharam das ideias de Salman Khan? A Khan Academy pode indicar para um dos futuros da educação?
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.