Índice
Em 1994, chegou ao mercado o IBM Simon, considerado o primeiro smartphone do mundo. Ele se diferenciava dos celulares da época por oferecer funcionalidades como bloco de notas, calendário, sensibilidade ao toque, entre outras.
Mesmo assim, demorou um certo tempo até que os smartphones fossem de fato chamados assim e alcançassem o grande público. Durante esse intervalo, muitas outras tecnologias eram amplamente utilizadas e consideradas modernas pela sociedade, como rádios, MP3 players, celulares analógicos, orelhões, entre outras.
Porém, depois que o primeiro iPhone foi lançado, em 2007, os smartphones começaram a conquistar o mercado. Com isso, muitas tecnologias tiveram sua utilidade incorporada, sendo consequentemente ultrapassadas por eles. Confira a seguir algumas delas:
Celulares comuns
Você sabia que existe diferença entre celulares e smartphones? Pois é, a principal diferença entre ambos é a quantidade de recursos que cada um oferece e a existência de um sistema operacional para gerenciá-los.
Ou seja, enquanto os celulares comuns são aparelhos mais simples e permitem a realização de chamadas telefônicas, envio de mensagens, câmera básica e conexão com a internet, os smartphones são celulares inteligentes.
E o que isso significa? Bem, significa que eles dispõem de sistema operacional, como Android ou iOS, por exemplo, e oferecem as mesmas utilidades que os celulares, mas com um grande diferencial: eles permitem a instalação de aplicativos, o que amplia consideravelmente a quantidade de funções do aparelho.
Além disso, mesmo nas funções iguais, como conexão à internet, capacidade de armazenar dados ou qualidade de câmera, por exemplo, os celulares inteligentes saem na frente oferecendo recursos mais completos e com maior qualidade.
Com um diferencial tão grande entre os dois, os smartphones se tornaram o tipo de aparelho mais utilizado no mundo, ultrapassando os celulares comuns.
Telefones fixos e orelhões
Os telefones fixos e os telefones públicos, mais conhecidos como orelhões, são outras duas tecnologias que foram ultrapassadas pelos smartphones. Ambos começaram a entrar em desuso com a chegada dos celulares analógicos, que possibilitavam que as pessoas se comunicassem dentro e fora de casa.
Porém, com a popularização dos celulares inteligentes, os telefones fixos e principalmente os orelhões passaram a ser bem menos utilizados. Afinal, além de serem portáteis, os smartphones também viabilizam chamadas utilizando internet e muitos outros recursos que facilitam a comunicação à distância.
Dicionários impressos
Em seguida, temos os dicionários impressos, que apesar de ainda serem utilizados, foram ultrapassados pelas versões online com qualidade similar e muitas vezes gratuitos, disponíveis diretamente nos smartphones ou na própria internet.
Além disso, existem outras soluções que os substituem e que podem ser utilizadas de graça, como o Google Tradutor, que funciona em modo online e offline. Com toda essa praticidade no bolso, o uso dos dicionários impressos ficou mais restrito a públicos específicos, como estudantes e entusiastas de outros idiomas.
Mapas impressos e dispositivos GPS
Os mapas foram invenções fundamentais para o avanço da humanidade, utilizados tanto em contextos mais específicos, como navegação e aviação, quanto em momentos cotidianos ao longo da nossa história.
Primeiro vieram os mapas impressos em papel, até que nos anos 2000 os dispositivos GPS (sistema de posicionamento global) começaram a ser utilizados por civis, facilitando a localização de qualquer indivíduo a partir da conexão com uma rede de satélites que permitia inicialmente até 5 metros de precisão, chegando a cerca de 30 centímetros atualmente.
Porém, com a chegada dos smartphones e a incorporação do GPS no próprio aparelho e em aplicativos como o Google Maps e Waze, a utilização de mapas de papel e dispositivos de GPS tem se tornado cada vez mais incomum.
Jornais impressos
Outra tecnologia impressa que representou um avanço para a comunicação em massa, mas foi ultrapassada pelos smartphones, são os jornais. Eles ainda existem, porém, sua veiculação tem sido cada vez mais limitada.
A verdade é que com o smartphone é possível acessar as mesmas notícias rapidamente e muitas vezes de graça, através da internet. Com isso, as pessoas recorrem cada vez menos à mídia impressa, dando preferência a veículos eletrônicos e até mesmo a newsletters de notícias.
CDs e DVDs
Os CDs e DVDs foram tecnologias revolucionárias nas suas épocas de lançamento. Em 1982, os Compact Disks (CDs) começaram a se popularizar. Essas mídias circulares finas, feitas de plástico e metal, possibilitavam o armazenamento de até 80 minutos de áudio.
Eles representam uma das tecnologias de armazenamento mais importantes da história, pois a partir de sua invenção as pessoas puderam gravar e ouvir uma grande quantidade de músicas, alterando a ordem de reprodução das faixas com facilidade.
Algum tempo depois, nos anos 90, os discos de vídeo digital (DVDs) foram inventados. Eles permitiam gravação (às vezes regravação) e armazenamento de vídeos de alta qualidade.
Porém, com a popularização da internet e a criação de streamings de música e vídeo, como o Spotify, YouTube, Netflix, entre outros que são facilmente acessados utilizando smartphones, os CDs e DVDs estão se tornando cada vez mais obsoletos.
Rádio e outros players de música
Os rádios e outros players de música também ficaram para trás em comparação aos smartphones. Isso porque, atualmente, conteúdos em áudio estão muito mais acessíveis e variados através da internet, enquanto ao utilizar um rádio para captar frequências AM ou FM, dificilmente encontramos o mesmo repertório.
No caso dos reprodutores de música como o mp3 player e os iPods, a substituição se deu pela simplicidade e redução de custos ao ter apenas um dispositivo que cumpra com diversas funções além de ouvir música. Já os CD Players acabaram perdendo uso com a mídia para a qual são voltados, os Compact Disks, que, como vimos no tópico anterior, também não são mais tão utilizados.
No fim das contas, com um aparelho que dispõe de todos os recursos para ouvir rádios e reproduzir a música que quer, quando quer, dificilmente alguém opta pelos outros dispositivos.
Calculadoras
As calculadoras são capazes de realizar operações matemáticas complexas em questão de segundos, o que as transformou no utilitário ideal para ser incorporado aos smartphones. Com isso, elas foram ficando cada vez mais acessíveis, enquanto as calculadoras digitais portáteis perdiam espaço no mercado.
Atualmente, é menos comum encontrar pessoas utilizando calculadoras portáteis no dia a dia, exceto no caso de públicos específicos, como estudantes ou pessoas que trabalham com cálculos diariamente.
Lanternas
Outra tecnologia cuja funcionalidade foi inserida nos smartphones e vem sendo cada vez mais substituída pelo aparelho é a lanterna. Atualmente, é preciso apenas alguns toques na tela do dispositivo que está sempre em mãos para ativar a lanterna em qualquer situação necessária.
Ou seja, a não ser que seja para usos específicos e exista a necessidade de uma bateria mais duradoura, por exemplo, dificilmente alguém vai optar por andar por aí carregando uma lanterna.
Relógios e despertadores
Os relógios e despertadores são outras duas tecnologias que foram ultrapassadas pelos smartphones por terem a utilidade incorporada aos aparelhos. Afinal, hoje em dia é possível acompanhar o horário preciso e atualizado em tempo real de maneira automática pelos smartphones.
Além disso, existe uma série de aplicativos de alarmes, lembretes, cronômetros e outras funções relacionadas à medição de tempo, personalizáveis e gratuitos que anulam completamente a necessidade de adquirir dispositivos específicos para essas funções.
Câmeras digitais
Em 2008, com os smartphones recentes no mercado, as câmeras digitais ainda eram febre mundial, alcançando o marco de 110,7 milhões de vendas mundiais. Porém, graças aos smartphones e suas câmeras multifunções, o mercado das câmeras digitais encolheu 97%.
Ou seja, ao serem substituídas pelos smartphones, as câmeras digitais estão em risco de extinção, exceto pelas câmeras profissionais, que ainda são amplamente utilizadas por fotógrafos e entusiastas.
Considerações finais
Bem, como pudemos ver, a maioria das tecnologias que foram ultrapassadas pelos smartphones tiveram as suas funcionalidades incorporadas a eles. Algo interessante de refletirmos sobre isso é que o avanço da tecnologia pode mesmo facilitar o dia a dia das pessoas.
Afinal, atividades que antes dependiam de diversos aparelhos para serem realizadas, se tornaram muito mais acessíveis e compactas, e integram um único dispositivo que cabe na palma da mão. Isso não é fantástico?
Mas e você, acrescentaria alguma outra tecnologia nesta lista?
Gostou deste post? Então você provavelmente vai gostar de conhecer essas 10 tecnologias antigas e suas atuais substitutas.
Fonte: Slashgear, Adsumnyc, BBC, Britannica, Microlins, Bussinessinsider
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Algumas coisas são muito furadas, e apenas diminuiu, mas não acabou.
Celulares comuns
– hoje tem uma empresa que fabrica o Oba fone.
Telefones fixos e orelhões ( sim estes estão desuso, mas empresas de telemarketing, ou empresas que vendem por telefone, ainda usa essa tecnologia massivamente )
CDs e DVDs – ainda se usa muito para instalar sistemas.
Calculadoras – Calculadora largamente usada em muitas empresas
Lanternas – Muito usadas em Sitios, policiais, etc
Relógios e despertadores – Muito usados ainda. Muitas pessoas usam relogio e até colecionam. Tem muitas lojas que vendem relógios em Shopping
Claro que muitas destas tecnologias ainda existem, mas tiveram uma diminuição do uso