15 tecnologias inovadoras que podem te fazer rico. Conheça as tecnologias mais promissoras capazes de aumentar seus ganhos e te fazer lucrar como nunca

15 tecnologias inovadoras que podem te fazer rico

Avatar de catherine delgado
Conheça as tecnologias mais promissoras capazes de aumentar seus ganhos e te fazer lucrar como nunca

Um cenário onde a realidade é aumentada, a inteligência artificial não é apenas uma promessa, mas uma realidade fascinante, e onde a revolução energética está ao alcance das mentes mais visionárias. Será que você consegue se lembrar da época que sonhava com esse futuro? Incrivelmente, chegamos nele.

Aqui você vai explorar as tecnologias que não apenas prometem mudar a maneira como vivemos, mas também como você pode começar a fazer dinheiro com elas.

Inteligência artificial

Inteligência artificial cria códigos com estilo, impulsionando avanços

Convenhamos que as inteligências artificiais já deixaram de ser novidade, embora ainda possam preocupar e muito as pessoas. Acontece que apesar dos contras que alguns ainda insistem em enxergar nesse tipo de tecnologia, é possível transformá-la em um instrumento ao nosso favor e não para nos substituir.

Visando assistência digital, processamento de idiomas, sequenciamento genético, investimentos em robôs e até reconhecimento facial, a criação da inteligência artificial revoluciona. Sundar Pichai, CEO do Google, disse acreditar que ela ainda será muito mais importante que o fogo e a eletricidade. Já a PricewaterhouseCoopers (PwC), gigante da contabilidade e tecnologia, prevê que o recurso pode adicionar 15.7 trilhões de dólares para a economia global em 2030.

Depois de vermos que os melhores jogadores de xadrez e pôquer são robôs e a inteligência artificial do Google, LaMDA, fez um ex-engenheiro acreditar que ela era autoconsciente, já dá para entender o nível avançado em que a tecnologia se encontra.

Mas como uma inteligência artificial pode te ajudar a ganhar dinheiro? Cientista de dados, engenheiros de IA e até analista de dados são opções. Além disso, desenvolvimento de aplicativos e softwares para reverter problemas específicos, criação de produtos inteligentes e avançados e produção de conteúdo de maneira geral, são algumas das funções. Se tornar especialista nessa tecnologia está se tornando recorrente, especialmente considerando que ela reflete o desejo das empresas de se manterem relevantes e bem-sucedidas em um mundo cada vez mais orientado por dados e tecnologia.

Para trabalhar e enriquecer com essa tecnologia, conhecimento em linguagens de programação, bibliotecas e frameworks populares podem te ajudar em termos de experiência. Além disso, a participação em grupos e comunidades de ciência de dados e IA, conferências e encontros locais podem ser cruciais para o networking e projetos pessoais.

A internet também conta com várias ferramentas que te permitem experienciar essa tecnologia inovadora, principalmente a OpenAi. Basta criar uma conta e explorar.

Empresas do ramo, como a Google DeepMind, subsidiária da Alphabet (empresa controladora da Google) incluem aprendizado de máquina profundo e aplicações em saúde e jogos com o uso de inteligência artificial.

Veja mais: Como usar a inteligência artificial LuzIA no WhatsApp e Telegram

Web3

15 tecnologias inovadoras que podem te fazer rico. Conheça as tecnologias mais promissoras capazes de aumentar seus ganhos e te fazer lucrar como nunca
A tecnologia já é usada por governos, largas corporações e instituições financeiras (Imagem: Shutterstock)

O universo das criptomoedas já criou diversos milionários, isso é fato. Já pensou em adentrar esse mundo e começar a investir em dinheiro digital? Changpeng Zao, CEO da Binance, já faturou 50 bilhões de dólares com sua empresa em menos de 5 anos.

Mas o que é a Web3 no meio disso tudo? Se trata da próxima geração da internet. Imagine aquela que usamos hoje, onde visitamos sites e usamos aplicativos centralizados, controlados por empresas. Aqui, estamos falando de uma ideia diferente. É como se cada um de nós tivesse mais controle. Ao invés de confiar em uma única empresa, usamos tecnologias especiais, como blockchain, para fazer coisas de forma mais segura e direta. Podemos trocar coisas como dinheiro digital (criptomoedas) e até mesmo tomar decisões juntos, sem precisar de intermediários. É como uma internet mais justa, onde todos podem participar ativamente e se ajudar, tornando as coisas mais transparentes e confiáveis.

O que torna a Web 3.0 diferente é a capacidade de possuir a rede real. E é isso que os próprios ativos criptográficos representam: uma participação acionária em uma rede subjacente.

Ex-CEO da Binance, Brian Brooks.

Já está pensando em ganhar dinheiro com a Web3? Aposte em criação de conteúdo, negociação de criptomoedas e tokens DeFi, mineração ou validação de redes blockchain, lançamento de tokens e ICOs, participação em comunidades e governança, desenvolvimento e integração de blockchain, criação e venda de NFTs, consultoria em blockchain, além de participação em programas de recompensas. Desenvolvedores e pesquisadores de blockchain e contratos inteligentes, além de designer de interfaces e analistas de seguranças são os pontos de partida para usar dessa nova tecnologia.

Muitos projetos de blockchain são de código aberto. Contribuir para esses projetos é uma ótima maneira de aprender e se envolver com a comunidade. Além disso, algumas universidades e instituições oferecem cursos e programas de graduação em blockchain e Web3.

Já mencionada, a Binance Smart Chain (BSC) é uma das empresas que permitem a criação de aplicativos e contratos inteligentes.

Veja mais: O que é GameFi? Como ganhar dinheiro jogando online?

IoT

15 tecnologias inovadoras que podem te fazer rico. Conheça as tecnologias mais promissoras capazes de aumentar seus ganhos e te fazer lucrar como nunca
Amazon, Cisco, IBM, Microsoft e Oracle são investidoras da IoT (Imagem: Amazon/Divulgação)

Ficar rico com a internet é praticamente o sonho de todo mundo, especialmente quando pensamos que só estamos no começo dela.

(…) hoje é economicamente viável conectar literalmente qualquer coisa à Internet.

Charles Schwab

A IoT (Internet das Coisas) envolve nada mais do que aparelhos que se conectam à internet e através dela. Eles possuem por volta de bilhões e trilhões de itens incluindo computadores, aparelhos, roupas, acessórios, carros, etc. Para simplificar, é como fazer objetos comuns ficarem inteligentes e capazes de se conectar à internet. Isso permite que eles “conversem” entre si e com você, para tornar a vida mais fácil. Pense na possibilidade de dar vida a objetos para que eles possam compartilhar informações e ajudar a tornar as coisas mais convenientes e eficientes no nosso dia a dia. Esses dispositivos capturam dados via sensores que podem ser compartilhados e analisados.

Já imaginou seu freezer pedir comida por conta própria após verificar que seu estoque está quase no fim? É dessa tecnologia inovadora e surreal que estamos falando.

Enriquecer com esses dispositivos pode ser mais fácil do que você pensa, embora talvez exija um pouco da sua criatividade. Se o negócio é inovação, por que não criar aqueles que atendam a necessidades específicas de mercado? Sistemas de vigilância inteligente, sensores de detecção de intrusão, monitoramento remoto, análise de dados e automação de processos podem ser ideias a serem cogitadas. Profissões como engenheiros e arquitetos de soluções de IoT até desenvolvedores de aplicativos podem usufruir com essa tecnologia cada vez mais inovadora.

Aqui, vale o conhecimento em sensores, protocolos de comunicação, plataformas de desenvolvimento IoT e ferramentas de nuvem. Cursos e networking podem até auxiliar no desenvolvimento de projetos relacionados à área.

A Industrial Internet Consortium é uma organização que se dedica a promover a adoção da IoT por meio de padrões e diretrizes. Seu site oferece recursos e informações sobre as tendências atuais da área.

Veja mais: REVIEW: Echo Pop, a caixa de som com Alexa mais acessível

Robótica avançada

15 tecnologias inovadoras que podem te fazer rico. Conheça as tecnologias mais promissoras capazes de aumentar seus ganhos e te fazer lucrar como nunca
Robôs liberam mão de obra para outras funções na empresa (Imagem: Shutterstock)

Uma das grandes promessas da tecnologia continua impressionando a cada ano que passa, agora, com previsões que apontam para uma indústria avaliada em meio trilhão de dólares até 2025.

Um pouco semelhante a IoT, quando falamos sobre robótica, falamos de máquinas capazes de se moverem e fazerem coisas por si mesmas. Um dos protagonistas desse cenário é a renomada empresa de engenharia robótica, a Boston Dynamics, que tem surpreendido o mundo com suas criações extraordinárias. Seus robôs não apenas executam tarefas complexas, mas também demonstram habilidades incríveis, como correr e até realizar manobras de parkour. Dá para acreditar?

Além disso, o Optimus, famoso robô humanoide da Tesla, já parece estar aprendendo a andar. Segundo o empresário Elon Musk, futuramente, ela poderá ser capaz de realizar tarefas comuns do dia a dia.

Mas se tornar rico com robótica também pode envolver outras áreas. O setor de agricultura e medicina também são adeptos da tecnologia inovadora, inclusive, quando se trata de processos cirúrgicos. Carros como o Tesla e Honda fizeram um grande progresso dentro desse cenário e até a Amazon e o Walmart já entregam encomendas por robôs voadores.

Desenvolver robôs para entretenimento, como assistentes pessoais ou personagens interativos para parques temáticos, já é algo que impressiona bastante. Mas como fazer isso ser ainda melhor? Com o avanço da modernidade, é de se esperar que a interação se dificulte e esse é um processo natural pela tendência das coisas. Robótica social e assistencialismo parecem ser boas opções para revolucionar, além de consultorias, serviços de logística ou até o desenvolvimento de plataformas robóticas para facilitar a criação e personalização de robôs por parte de outras pessoas ou empresas. Aqui, é necessário ter conhecimento em controle e automação, softwares relacionados à área e até especialização em visão computacional.

Oportunidades de trabalho em empresas ou laboratórios de pesquisa que trabalham com robótica podem te ajudar. Para os mais interessados, é válido considerar se especializar em uma área específica da robótica, como robótica médica, robótica industrial, robótica autônoma, entre outras.

Uma das empresas líderes em robótica avançada e já anteriormente mencionada, a Boston Dynamics, cria robôs impressionantes, como os já famosos Spot, Atlas e Handle. Seu site oferece informações sobre seus projetos e tecnologias.

Veja mais: Qualcomm apresenta primeiro cão-robô conectado ao 5G do Brasil

Impressora 3D

15 tecnologias inovadoras que podem te fazer rico. Conheça as tecnologias mais promissoras capazes de aumentar seus ganhos e te fazer lucrar como nunca
A tecnologia atende às mais diversas áreas e necessidades (Imagem: Depositphotos)

Com um investimento de algumas centenas a milhares de dólares em uma impressora 3D, qualquer pessoa pode transformar ideias em realidade, seja produzindo controles de videogame personalizados ou brinquedos únicos. Mas além de objetos simples, esse tipo de tecnologia está redefinindo os limites ao imprimir circuitos eletrônicos, tecidos e até mesmo células e órgãos humanos. É possível afirmar que pesquisadores estão até indo além e explorando a impressão 4D, onde materiais podem mudar de forma e reagir ao ambiente, abrindo portas para uma nova geração de produtos inteligentes e adaptativos.

Grandes marcas, como Nike e Adidas, também estão abraçando essa revolução. Ao utilizar a impressão 3D para criar tênis personalizados e inovadores, eles estão liderando a transformação na fabricação de produtos.

Se interessou? Lucrar com impressoras 3D pode envolver oferecer serviços de design personalizado, criar produtos novos, colaborar com profissionais de diversas áreas, produzir peças sob medida, ministrar cursos e contribuir para setores como saúde, arte e indústria. Engenheiros de design, técnicos e desenvolvedores de software são alguns dos requisitos para trabalhar nesse campo. Oportunidades de estágio, emprego ou freelancers em empresas que utilizam impressão 3D, podem te ajudar.

A Ultimaker é uma empresa líder na fabricação de impressoras 3D de alta qualidade. Seu site oferece informações sobre suas impressoras, materiais e uma comunidade ativa de usuários.

Veja mais: Rownd CNC é uma impressora 3D com design Cyberpunk 2077

Conectividade avançada

15 tecnologias inovadoras que podem te fazer rico. Conheça as tecnologias mais promissoras capazes de aumentar seus ganhos e te fazer lucrar como nunca
Rede 6G promete oferecer velocidade de conexão maior que a anterior (Imagem: Fabio Rossi)

Quando falamos de limites, é improvável que se consiga deixar de ultrapassar barreiras nessa área. A rede 3G supera em até 50 vezes o 2G, enquanto o 4G ultrapassa em até 500 vezes o 3G. Agora, o 5G eleva a experiência a outro patamar, com velocidades quase instantâneas de até 10 gigabytes por segundo, revolucionando nossa conectividade. Mas você pensou errado que acabou por aqui.

A Samsung está já trabalhando arduamente no 6G, prometendo uma nova era com realidade estendida imersiva, hologramas de alta fidelidade e até mesmo réplicas digitais. Essa visão é apoiada por empresas líderes, como a Amazon, que no ano de 2022, anunciou o planejamento de lançar satélites para ampliar ainda mais os limites da conectividade global. O lançamento está previsto para setembro desse ano.

A China, por sua vez, afirma já ter lançado seu primeiro satélite 6G, abrindo caminho para um futuro onde carros, robôs e drones poderão se comunicar perfeitamente para evitar obstáculos e melhorar o controle. Vale lembrar que essa revolução não apenas pode influenciar a tecnologia da inteligência artificial, mas também impulsionará a robótica e a Internet das Coisas (IoT), transformando completamente nossa interação com o mundo digital.

No entretenimento, por exemplo, a conectividade avançada vem surpreendendo e ganhando mais interessados em investir com o advento da rede 5G. Transmissões ao vivo em 360 graus, conteúdo interativo em tempo real e plataformas de streaming aprimoradas parecem estar agradando. No entanto, ideias na área de marketing e até turismo são alternativas para te fazer faturar. Guias de realidade aumentada, informações em tempo real sobre atrações e entrega de anúncios com base no comportamento de usuários na internet, têm mostrado pontos positivos. Aqui, engenheiros de telecomunicação, cientistas de dados, pesquisadores e até arquitetos de redes ganham destaque.

A construção de uma rede de contatos profissionais na área de telecomunicações e a participação de grupos relacionados podem te ajudar. É válido também considerar a possibilidade de buscar certificações ou cursos adicionais em tecnologias de comunicação avançada para um melhor conhecimento.

Organizações como o 3rd Generation Partnership Project (3GPP), desempenham um papel importante na definição de padrões para as futuras redes de telecomunicações, incluindo o 6G. Seus sites fornecem informações sobre desenvolvimentos e padrões em telecomunicações.

Veja mais: O que é internet 6G? Entenda

Computação de borda e nuvem

15 tecnologias inovadoras que podem te fazer rico. Conheça as tecnologias mais promissoras capazes de aumentar seus ganhos e te fazer lucrar como nunca
A computação de borda otimiza dados de dispositivos conectados (Imagem: SEBRAE)

Gigantes como Amazon, Microsoft e Google lideram essa revolução, movendo dados e processos para uma esfera virtual acessível de qualquer lugar. Porém, assim como tudo tem seus pontos positivos, também existe o outro lado.

Com tanta informação, é normal que celulares e computadores fiquem lentos para conseguirem suportar a quantidade de dados. É aqui que entra a computação de borda, uma abordagem inovadora que visa trazer a computação mais próxima dos aparelhos. Ao invés de depender exclusivamente da nuvem para processamento de dados, a computação de borda busca transferir parte desse trabalho para dispositivos periféricos. O resultado? Uma experiência mais ágil, segura e eficiente.

Essa tecnologia é feita para aproximar a computação do seu aparelho, para que não seja necessário enviar dados para nuvem e sim para esses dispositivos de borda. Isso implica em uma velocidade mais rápida, segurança e uma escalabilidade a um menor custo. Mas também é importante ressaltar que não se trata de escolher entre a nuvem e a borda, mas sim de aproveitar o melhor de ambos os mundos. Que atire o primeiro celular quem nunca se frustrou com esse tipo de problema.

Está aí um ótimo investimento para te fazer ficar rico o quanto antes. Quer saber como? Maximize a qualidade do conteúdo interativo com a computação de borda e gerencie cursos na nuvem. Aprimore a experiência do usuário em jogos e demais aplicativos, usando a nuvem para hospedar conteúdo, atualizações e funcionalidades online. Seja até no setor de segurança ou na gestão de dados e análise, as possibilidades são infinitas. Engenheiros e arquitetos de segurança em nuvem são exemplos.

A Amazon Web Services (AWS) é uma das principais provedoras de serviços em nuvem do mundo. Seu site oferece documentação extensa, tutoriais e recursos de treinamento para seus serviços em nuvem.

Veja mais: Como funciona a Computação em Nuvem

Realidade aumentada e virtual

Pessoas criam, compartilham e visitam lugares no Metaverso

O Metaverso é real mesmo? Esse foi o tipo de pergunta que persistiu por muito tempo, mas foi com o primeiro anúncio de Mark Zuckerberg sobre investir no novo mundo digital, que a ficha caiu de fato. Grandes empresas de tecnologia como Google, Microsoft e Meta estão investindo cerca de 100 bilhões de dólares no desenvolvimento do Metaverso. Esse universo virtual não apenas promete transformar indústrias, mas também está impulsionando avanços na realidade aumentada (RA) e virtual (RV), como evidenciado pelos aguardados óculos de RA da Apple, o Apple Vision Pro.

Segundo a McKinsey&Company, essa nova realidade poderá gerar cinco trilhões de dólares até 2030. Além do impacto econômico, a tecnologia tem aplicações promissoras na saúde mental e medicina no geral. A realidade aumentada está sendo usada para tratar fobias, dismorfias e transtornos alimentares, enquanto instituições de renome, incluindo a Universidade Johns Hopkins, já a empregam em cirurgias de coluna para aprimorar a precisão, por exemplo.

Enriquecer com realidade aumentada e virtual parece ser mais divertido do que trabalhoso. Além de criação de aplicativos, a tecnologia é inovadora por poder fornecer educação e treinamento, explorar marketing interativo, oferecer turismo virtual, atuar na saúde e bem-estar, dar suporte a arquitetura e design, criar arte em RA e RV, contribuir para educação médica e até treinamento e inovação em varejo. Para atuar nesse mercado, é preciso de conhecimentos mais complexos como ter especialização em realidade aumentada, design experiente ou engenharia de rastreamento e calibração. Artistas 3D e modeladores também opções quando se trata de criação de personagens, objetos e ambientes virtuais.

A Magic Leap é uma das principais empresas que se concentram em tecnologia de RA. Seu site oferece informações sobre seus aplicativos.

Veja mais: Conheça o primeiro notebook com realidade aumentada (AR)

Tecnologia quântica

15 tecnologias inovadoras que podem te fazer rico. Conheça as tecnologias mais promissoras capazes de aumentar seus ganhos e te fazer lucrar como nunca
Computador quântico do Google supera décadas em segundos (Imagem: IBM)

Física quântica parece até assustador à primeira vista, mas essa é uma grande opção visionária em termos de investimento. Se trata do próximo passo para substituir computadores convencionais.

As novas máquinas têm o potencial de realizar tarefas até dez vezes mais rápido do que as tradicionais e podem até mesmo pavimentar o caminho para o teletransporte de dados sem a necessidade de transmissão física. Imagine pesquisar um banco de dados em uma fração de tempo que levaria a um computador comum. Os computadores quânticos têm essa capacidade, resolvendo cálculos matemáticos centenários em questão de minutos.

Uma das maiores vantagens é descriptografar métodos de criptografia existentes em instantes. É por isso que empresas líderes, como a Intel, já parecem estar trabalhando em projetos de segurança à prova de quantum.

No momento, essa tecnologia ainda não está acessível ao público em geral, mas pesquisadores estão bastante otimistas de que essa realidade esteja mais próxima do que nunca. Vale a dica para já apostar no investimento de desenvolvimento de algoritmos quânticos, criptografias ou até otimização financeira. Modelar e otimizar portfólios, riscos financeiros e estratégias de mercado podem deixar de ser um mero desejo. Para trabalhar com essa tecnologia, é necessário um conhecimento bem mais aprofundado em ciência como os de especialistas em simulação quântica, pesquisadores de hardware e cientistas de dados. Estágios, bolsas de estudo ou empregos em empresas e instituições de pesquisa que trabalham com tecnologia quântica também podem te ajudar.

A empresa IBM oferece acesso à sua computação quântica na nuvem, chamada IBM Quantum Experience. Você pode experimentar programar e executar algoritmos quânticos em seus sistemas quânticos reais.

Veja mais: Confira 5 usos da tecnologia quântica em nosso dia a dia

Plataformas compartilhadas

Plataformas compartilhadas permitem o usuário acessar serviços que se adaptem às suas necessidades específicas

Se até agora você não se identificou com nenhuma das tecnologias citadas, é improvável que você sinta o mesmo com essa opção.

Você provavelmente já ouviu falar em Airbnb ou até já pediu um Uber, certo? Hoje, plataformas que parecem ser algo tão natural e até banal pelo avanço rápido da modernidade, ainda continuam sendo bastante relevantes no mundo dos negócios. A palavra “acessibilidade” oferece uma maneira mais fácil e prática de ganhar dinheiro. Quer entender?

A ideia é simples: ao invés de ser proprietário de algo, você pode aproveitar seus recursos existentes. É muito mais benéfico e ainda ajuda a sociedade a distribuir finanças e recursos, redefinir empregos e oferecer maneiras de produzir dinheiro e participar da economia ao invés dos métodos tradicionais. Não é necessário muito para considerar ganhar dinheiro com plataformas compartilhadas. É acessível para todo mundo. Quem nunca chegou a pensar que valeria mais a pena pedir um transporte por aplicativo do que comprar um carro?

Trabalhar com plataformas compartilhadas te permite criar serviços e aplicativos que facilitem o compartilhamento de recursos como caronas, acomodações, habilidades, bens de consumo e experiências. Por se tratar de uma alternativa bem mais próxima da realidade da maioria, aplicativos, aluguel de propriedades e veículos, oferta de serviços, espaços de trabalho compartilhados, gestão de propriedades e soluções de logística não deixam de ser bastante lucrativas. Aqui, a entrada é mais simples desde se tornar um anfitrião de plataformas de aluguel de residências, motorista, gerente de propriedades, especialista em marketing até desenvolvedor de aplicativos.

Se você deseja aumentar seus ganhos ou reservas com essa tecnologia, considere aprender mais sobre marketing digital e estratégias de otimização de listagens para se destacar. Além disso, se inscreva nas plataformas relevantes para obter mais informações.

Separamos algumas das plataformas mais populares no meio de aluguel e venda de hospedagem, transporte, roupas e alimentação:

Airbnb: iOS | Android

QuintoAndar Imóveis: iOS | Android

Enjoei: iOS | Android

Uber: iOS | Android

99: iOS | Android

IFood: iOS | Android

Veja mais: Como ser motorista da Uber? Confira requisitos e dicas!

Agricultura computadorizada

15 tecnologias inovadoras que podem te fazer rico. Conheça as tecnologias mais promissoras capazes de aumentar seus ganhos e te fazer lucrar como nunca
A tecnologia permite aprimorar até o sabor das plantas (Imagem: Unsplash)

Quando se pensa sobre a tecnologia, é muito fácil imaginar que ela pode ser levada para várias áreas. A da agricultura é quase nem tão falada como deveria ser, afinal, é graças a sua modernização, que o setor alimentício tem se inovado cada vez mais.

Fazendas verticais, fazendas internas e até fazendas flutuantes estão emergindo como alternativas viáveis, eliminando a dependência tradicional da terra para o cultivo. Basicamente, o que pensamos sobre agricultura já quase nem existe mais. Surpreendentemente, até um simples container pode se tornar um solo fértil para o plantio, por exemplo.

A inteligência artificial é outra tecnologia inovadora que desempenha um papel crucial nisso. Com essa junção, é possível monitorar o crescimento das plantas em detalhes microscópicos, garantindo um controle preciso de fatores vitais como água e nutrientes. O resultado é uma produção otimizada, capaz de enfrentar a fome de maneira mais eficaz do que nunca.

Ganhar dinheiro com agricultura computadorizada é usar tecnologia para melhorar a maneira como cultivamos alimentos. Analista de dados agrícolas, engenheiros agrônomos e operador de drones agrícolas podem ser úteis nesse setor. A tecnologia envolve o controle de sensores especiais, criação de fazendas dentro de prédios, aplicativos e sites de auxílio aos agricultores em tomadas de decisões, ou até mesmo o acesso de aprendizado sobre essas novas técnicas. Se trata de uma tecnologia tão inovadora que ainda é possível vender alimentos especiais ou ajudar a desenvolver novos tipos de plantas.

Oportunidades de emprego em fazendas, empresas agrícolas ou consultorias agrícolas que utilizam tecnologias de precisão podem te ajudar nisso.

A Associação Brasileira de Agricultura de Precisão e Digital (AsBraAP) é uma organização brasileira dedicada à promoção da agricultura de precisão. Seu site oferece informações sobre eventos, pesquisas e recursos relacionados.

Veja mais: Conheça os drones agrícolas que aumentam a produtividade no campo (com recomendações)

Nanotecnologia

15 tecnologias inovadoras que podem te fazer rico. Conheça as tecnologias mais promissoras capazes de aumentar seus ganhos e te fazer lucrar como nunca
Se considera a possibilidade de sistemas de auto replicação e auto montagem (Imagem: REUTERS/Suzanne Plunkett)

A nanotecnologia é a ciência que projeta e fabrica estruturas em nível atômico ou molecular para criar novos materiais como medicamentos ou circuitos eletrônicos em miniatura.

No ano de 2022, pesquisadores da Universidade de Washington (UW) apresentaram uma bateria sem fio, capaz de percorrer um quilômetro em condições adversas, como calor e vento. Paralelamente, nanopartículas revolucionárias estão demonstrando promessa na batalha contra o câncer, trazendo uma nova esperança para pacientes.

Os aparelhos estão se tornando cada vez menores e essa parece ser uma tendência bem significativa. A nanotecnologia surge como um farol de esperança, principalmente, para o futuro da medicina. A contínua inovação promete monitorar nossa saúde de maneira precisa e, o que é ainda mais notável, identificar e combater doenças em seus estágios iniciais. Mas esse tipo de ciência também se expande para outras áreas. Imagine cidades monitorando sua própria infraestrutura, agindo rapidamente para prevenir falhas e melhorar a qualidade de vida.

Vale lembrar que para faturar no campo da nanotecnologia, é essencial unir expertise científica, mentalidade empreendedora e criatividade para desenvolver soluções que se alinhem às demandas da sociedade e às tendências do mercado que está sempre em evolução. Eletrônicos, soluções médicas, energia sustentável e até produtos de cuidado pessoal podem ser conceitos que possam interessar. Para ajudar a revolucionar ainda mais essa tecnologia, é preciso ter conhecimento na ciência de materiais nanotecnológicos e nanotecnologia ambiental ou de energia.

Oportunidades de emprego em laboratórios de pesquisa, empresas de nanotecnologia ou instituições acadêmicas que conduzem pesquisas nessa área podem te ajudar.

A Nanox é uma empresa brasileira que atua na área de nanotecnologia aplicada à medicina. Ela desenvolve materiais nanoestruturados para aplicações médicas, incluindo diagnóstico e tratamento de câncer.

Veja mais: Futuro do tratamento contra o câncer terá mini robôs na linha de frente

Novos materiais

15 tecnologias inovadoras que podem te fazer rico. Conheça as tecnologias mais promissoras capazes de aumentar seus ganhos e te fazer lucrar como nunca
Descoberta do grafeno tem potencial de gerar impacto significativo (Imagem: Danny Caminal/El Mostrador)

Uma tecnologia inovadora para ficar rico pode muito bem ser sinônimo de “materiais”, afinal, descobertas são, literalmente, extremamente capazes de mudar o mundo em todos os aspectos.

O grafeno, um material incrivelmente fino e 200 vezes mais resistente do que o aço, tem o potencial de transformar a fabricação e a infraestrutura quando se tornar mais acessível economicamente. Sua chegada promete desencadear uma onda de inovações impactantes. Já o borofeno, ultrapassando até o grafeno em resistência e flexibilidade, se mostra uma alternativa para substituir os íons de baterias, segundo o empresário Elon Musk. Com testes já em andamento, o material tem capacidade de mudar a indústria de armazenamento de energia e, consequentemente, a vida útil do seu celular.

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) também apresentaram um plástico mais resistente que o aço e viável para produção em massa. Estamos falando de plásticos inteligentes que abraçam a versatilidade, alternando entre áreas rígidas e elásticas conforme a necessidade; além de géis capazes de alterar sua forma quando expostos à luz; vidros inteligentes que podem redefinir a interação entre o ambiente interno e externo; biomateriais fortes, como a seda de aranha e aqueles de autocura que seguem sendo pesquisados e testados.

Não há dúvidas quando se pensa em ganhar dinheiro com esse tipo de tecnologia. Isso abrange a criação de materiais para indústrias como a aeroespacial, eletrônica, saúde e construção, incluindo metais avançados, biomateriais, componentes eletrônicos, soluções para energia renovável, produtos de consumo e soluções ambientais. A princípio, não parece tão fácil, mas existem abordagens que podem aumentar suas chances de sucesso. Estabelecer parcerias estratégicas com empresas e instituições de pesquisa, por exemplo, pode ser uma opção na aceleração do desenvolvimento e comercialização. Físicos, químicos, eletricistas, engenheiros e pesquisadores acadêmicos são opções de profissões que podem ganhar muito nessa área.

Oportunidades de emprego em laboratórios de pesquisa, indústrias de materiais avançados, empresas de nanotecnologia e setores relacionados podem te ajudar.

O Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologia (MackGraphe) é uma instituição localizada na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, que se dedica à pesquisa de materiais avançados, incluindo o grafeno e outros nanomateriais.

Veja mais: Grafeno pode dobrar a resistência de Coletes à prova de bala

Biotecnologia

15 tecnologias inovadoras que podem te fazer rico. Conheça as tecnologias mais promissoras capazes de aumentar seus ganhos e te fazer lucrar como nunca
As aplicações da tecnologia vão desde a medicina até a agricultura (Imagem: AdobeStock)

Você já ouviu falar no acontecimento que foi o transplante de coração geneticamente modificado de um porco para o corpo de um ser humano? É esse o tipo de tecnologia que pode quebrar parâmetros e te fazer refletir sobre o futuro.

A sequenciação genética humana está passando por uma transformação radical. Agora, é possível decifrar nosso DNA em questão de horas por um custo significativamente menor. Se comparado aos vinte anos e bilhões de dólares do primeiro sequenciamento que existiu, a diferença é gritante: menos de um milhão. Para se ter uma ideia, já se foi levantada a hipótese ousada de um DNA para a internet, sugerindo que uma base de dados tivesse sua própria genética, sendo capaz de resolver problemas ambientais e de saúde no mundo.

A tecnologia CRISPR, sistema que acelera o melhoramento genético de diversos organismos, incluindo plantas, emergiu como uma pioneira em termos de manipulação genética. No entanto, pela tamanha grandiosidade que essa tecnologia permite, questões éticas e de direitos humanos foram logo levados em conta. He Jiankui, cientista chinês condenado por modificar genes de embriões humanos para torná-los imunes ao HIV, foi condenado a três anos de prisão.

Apesar de tudo, a ciência sempre será um vasto campo de inovação contínua. Você precisará desembolsar alguns bons reais ou dólares para investir em pesquisas e desenvolvimentos. Para os mais especializados na tecnologia inovadora, terapias genéticas ou biotecnologia alimentar são algumas áreas promissoras. Para se ganhar dinheiro aqui, é preciso de experiência em engenharia, ciência, bioinformática e até biotecnologia clínica ou médica.

Oportunidades de emprego em empresas de biotecnologia, instituições de pesquisa, laboratórios clínicos ou empresas farmacêuticas podem te ajudar.

O Instituto Butantan, localizado em São Paulo, é uma das instituições de pesquisa biomédica mais importantes do Brasil. Ele se dedica à pesquisa e ao desenvolvimento de produtos biológicos, incluindo vacinas e soros.

Veja mais: Embrião humano sintético é criado em laboratório

Neurotecnologia

Tecnologias inovadoras de elon musk
Empresário Elon Musk sugere que a tecnologia pode ser um caminho para a cura da obesidade mórbida (Imagem: BBC)

Conectar cérebros humanos a computadores parece trama de filme, mas não é. A busca por essa conexão está no epicentro de avanços em neurotecnologia. A Neuralink é uma das empresas responsáveis pela realização dessa ideia. Isso pode permitir que as pessoas controlem membros robóticos e exoesqueletos através de pensamentos, criando um vínculo quase telepático entre humanos e dispositivos.

Implantes neurológicos já demonstraram sucesso na recuperação de derrames, epilepsias e daltonismo, e têm o poder de conceder aos paraplégicos a capacidade de escrever apenas com a força de seus pensamentos. Surreal? O potencial é muito vasto, com perspectivas para tratar condições como demência, Alzheimer e paralisias em algumas décadas.

Aplicativos de saúde mental, treinamento em neurociência, consultoria empresarial, aplicações em realidade virtual, serviços de neurofeedback e comercialização de produtos são algumas boas estratégias para quem visa trabalhar nesse campo.

Mas além da ciência, essa é uma das tecnologias inovadoras que também pode oferecer vantagens nos tribunais. O conceito da busca pela verdade, ajudando a identificar intenções criminais é uma das grandes expectativas.

Neurocientistas, engenheiros biomédicos, especialistas em imagens cerebrais e pesquisadores acadêmicos podem enriquecer nesse campo. Oportunidades de emprego em empresas de neurotecnologia, instituições de pesquisa, hospitais ou clínicas médicas podem te ajudar.

A Neurotech é uma das empresas brasileiras que se concentram no desenvolvimento de soluções em neurotecnologia. Ela desenvolve tecnologias para o diagnóstico e tratamento de distúrbios neurológicos, como epilepsia e doença de Alzheimer.

Veja mais: 10% do Cérebro: Separando fato de ficção e revelando a neurociência

Opção é o que não falta quando falamos de gerar renda com um assunto que fascina muita gente. O cenário da tecnologia vive em constante mudança. Vai que você se torne o primeiro trilionário do mundo? O segredo está em pensar fora da caixa e ficar de olho no que o futuro reserva. Fica a dica.

E aí, qual tecnologia você mais se interessou? Conta para gente nos comentários!

Veja também

12 tecnologias inventadas por brasileiros

Fontes: Alux.com, Exame, UOL

Revisado por Glauco Vital em 24/8/23 e Pedro Bomfim em 13/9/23.


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

1 comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados