Índice
Enquanto a Inteligência Artificial avança entre empresas e setores sociais, uma empresa de videogames da China resolveu nomear uma uma AI CEO. Conheça a ‘Sra. Tang Yu‘ como executiva-chefe de sua subsidiária, ‘Fujian NetDragon Websoft’.
Uma Inteligência Artificial como CEO
Se algumas empresas estão começando a incorporar o ChatGPT-4 ou o Microsoft 365 Copilot em suas rotinas de trabalho e já visualizando isso como extremamente futurístico, uma empresa chinesa decidiu ir bem além e apostar tudo na Inteligência Artificial. Isso porque desde agosto do ano passado, a ‘NetDragon Websoft’ tem uma AI CEO bem peculiar na sua principal função: a Inteligência Artificial ‘Tang Yu‘.
‘Tang Yu‘ é responsável por tomar decisões de risco, fazer avaliações e análises consideradas complexas e gerenciar funções e demandas dentro da empresa. Além disso, a nova AI CEO trabalha 24 horas, 7 dias da semana e recebe o salário de U$ 0. Parece confortável, não?! Mas fica ainda melhor…
Isso porque desde que ‘Tang Yu‘ assumiu como CEO da empresa, os resultados são bastante positivos e significativos: a empresa expandiu 10% nos últimos seis meses, de acordo com o ‘Google Finance’, e valem cerca de HK$ 9 bilhões (US$ 1,1 bilhão). Outra justificativa que a empresa deu para a nomeação de ‘Tang Yu‘, é que segundo eles, ter uma AI CEO garantiria um ambiente de trabalho mais justo e igualitário.
“Acreditamos que a IA é o futuro do gerenciamento corporativo e nossa nomeação da Sra. Tang Yu representa nosso compromisso de realmente abraçar o uso da IA para transformar a maneira como operamos nossos negócios e, finalmente, impulsionar nosso futuro crescimento estratégico”
Dejian, presidente da NetDragon
A NetDragon
Fundada em 199, a NetDragon é uma empresa já consolidada no mercado e famosa por ter desenvolvido jogos como “Eudemons Online”, “Heroes Evolved” e “Conquer Online”, também tendo feito o primeiro portal de jogos online da China, 17173.com.
A empresa tomou essa decisão por acreditar, que as Inteligências Artificiais foram criadas sobretudo para essa proposta de gerir, analisar e tomar decisões de forma assertiva, prática e eficiente. Os números e resultados da empresa até agora parecem solidificar e confirmar o que a empresa diz.
Mesmo assim, a NetDragon é a primeira empresa a tomar tal decisão que se tem notícia, mas obviamente não será a última.
Em 2017 o fundador do Alibaba, Jack Ma previu que “um robô provavelmente estará na capa da revista Time como o melhor CEO em 30 anos”.
Automação em cargos
Nos próximos anos podemos esperar muita automação em cargos e funções nas empresas. A economia provavelmente dará um jeito de se regular e realocar as pessoas dentro de novos empregos e cargos, visto que as inteligências artificiais vão avançar nos setores.
O McKinsey Global Institute previu recentemente que 45 milhões de trabalhadores , ou aproximadamente 28% de toda a força de trabalho americana, perderiam seus empregos para a automação até 2030. Com o avanço expansivo e rápido que as IA tem mostrado, nós não duvidamos que isso aconteça bem antes, inclusive.
Essas notícias costumam alegrar bastante os diretores e aqueles que ocupam cargos executivos de alta classe nas empresas, isso porque as reduções de custo com automação de trabalho é muito significativo. Além da redução salarial existe a nenhuma preocupação com direitos e gastos trabalhistas e a possibilidade de uma jornada de trabalho bem extensiva.
Mas com a funcionalidade e bom desempenho da ‘Tang Yu‘ como CEO, talvez esses diretores possam pela primeira vez perceber os holofotes da IA se virarem contra eles mesmos. Isso porque segundo pesquisas, o valor do salário de um CEO custa em média o pagamento de 20 funcionários de uma empresa e isso em partes se justifica nas funções únicas de tomada de decisão e análise de um CEO.
Por causa disso, se tinha sempre como segurança que era impossível automatizar tal função, mas pelo visto, a ‘Tang Yu‘ tem números que comprovam o contrário.
Você acha que em breve as empresas serão coordenadas e dirigidas por inteligências artificiais? Deixe seu comentário!
FONTE: The Hustle, Insider
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
AI Running a Company is Nothing Really New or Revolutionary….It’s Been Happening for a While Now…
The CEO and Founder of Facebook Is Not Human…He Is an AI Clone….
The grammar in this article is atrocious. Did anybody bother to have AI read through it before shipping?