Índice
O Instagram é uma das redes sociais que mais é utilizada há anos, e uma das preocupações dos usuários é conseguir encaixar a imagem perfeita no seu feed, Stories ou até mesmo o vídeo perfeito no Reels. Você já deve ter percebido que há vários tamanhos diferentes nas imagens publicadas, e hoje vamos mostrar um pouco mais sobre os tamanhos que a rede comporta. Entenda melhor sobre os tamanhos de imagens do Instagram!
Importância dos tamanhos de imagens do Instagram
No início da rede social, o tamanho padrão de uma imagem no Instagram era o quadrado (ou square), e em 2015 passou a permitir imagens verticais (portrait) e horizontais (landscape), proporcionando uma maior flexibilidade na criação de todas as imagens. O tamanho e a proporção de aspecto variam ligeiramente, dependendo de onde você as posta — na linha do tempo (feed), Stories ou Reels — e também do tipo de conteúdo postado — foto ou vídeo.
Eficiência de cada orientação
Segundo estudo feito pela Dash Hudson, formato quadrado ainda é o mais popular entre os tamanhos de imagem postados, seguido pela orientação horizontal. O formato retrato é menos frequente entre os três. Quando se trata de engajamento e eficácia, fotos no Instagram com o formato quadrado continua liderando entre os três tamanhos de imagem. As fotos quadradas recebem as taxas mais altas de engajamento e eficácia em comparação com os demais formatos. A orientação horizontal apresenta as taxas mais baixas de engajamento e eficácia, apesar de ser o segundo formato mais comum para postagens.
Qualidade das imagens
Quando você compartilha uma foto no Instagram, independente de estar utilizando o aplicativo para iOS (iPhone) ou Android, a plataforma carregará o arquivo com a melhor qualidade de resolução possível, com largura de até 1080 pixels. Se a foto que você compartilha tiver uma largura entre 320 e 1080 pixels, ela será mantida com a resolução original e será exibida ampliada (com perda de definição), desde que sua taxa de proporção esteja entre 1,91:1 e 4:5 (altura entre 566 e 1350 pixels e largura de 1080 pixels).
Caso a taxa de proporção da foto seja incompatível com esse intervalo, o app faz um corte na imagem para ajustá-la a uma proporção compatível. Se você compartilhar uma foto com resolução menor do que 320 pixels, a plataforma automaticamente aumenta a resolução para uma largura de 320 pixels. Por outro lado, se você compartilhar uma foto com resolução maior do que 1080 pixels, um ajuste será feito para uma largura de 1080 pixels, mantendo a proporção original.
Por estas razões, é importante utilizar a própria câmera do aplicativo ou, então, criar as imagens em um editor, pensando nestas restrições com relação às dimensões das imagens. Veja abaixo quais as medidas ideais para cada tipo de publicação.
Post com fotos
A intenção pela qual o Instagram foi concebido, a publicação de imagens, permanece sendo seu ponto forte apesar da inclusão de vídeos e Stories. A seguir vamos conferir os tipos de imagens que a plataforma suporta e mais alguns detalhes sobre cada uma delas. As informações são acerca de imagens publicadas individualmente, porém, quando há publicações em carrossel — mais de uma imagem na mesma publicação, como um álbum — todas as imagens seguirão o formato da primeira imagem da sequência. Fica ligado nessa dica, hein!
Fotos quadradas
A imagem quadrada é exibida em no máximo 1080 x 1080 pixels, com proporção 1:1, porém, em smartphones, é comum que o tamanho máximo visível seja de 600 x 600 pixels. Essa limitação pode ser atribuída às restrições de tela e resolução de alguns dispositivos.
Fotos verticais
Já o tamanho ideal para imagens verticais (aquelas imagens que ficam melhor estreitas dos lados e mais “esticadas” para cima e para baixo) é 1080 pixels por 1350 pixels com proporção 4:5. Essa proporção permitirá que suas fotos tenham uma ótima aparência ao serem visualizadas na vertical.
Fotos horizontais
Para imagens horizontais (aqui são as imagens maiores dos lados e menores em cima e em baixo), o tamanho recomendado é de 1080 pixels por 608 pixels com proporção 1.91:1. Essa dimensão também garantirá que suas fotos se ajustem bem ao feed do Instagram.
Essas medidas garantem que as fotos compartilhadas no Instagram sejam exibidas com a melhor qualidade que o app conseguir e estejam compatíveis com os padrões de proporção da plataforma. Apesar disso, às vezes uma imagem pode ficar muito esticada para caber nesse padrão, ou seja, acaba perdendo sua qualidade. Por isso é tão importante saber os tamanhos das publicações e das imagens em que você está trabalhando.
Post com vídeo
No feed do Instagram, os vídeos terão uma proporção de 4:5. Na grade do perfil, os vídeos aparecerão com uma proporção de 1:1. As capas dos vídeos, que aparecem de maneira estática, terão um formato vertical com dimensões de 420 pixels x 654 pixels. É recomendado escolher uma imagem com essas medidas e uma proporção de 1:1,55 para a exibição perfeita.
É importante certificar-se de que todas as informações necessárias estejam centralizadas na foto de capa. Dessa forma, mesmo quando cortada para se ajustar aos diversos feeds, as informações relevantes ainda estarão visíveis e bem apresentadas. Vale lembrar que seus vídeos não podem ser maiores que 4 GB e que tenham até 60 segundos de duração.
Reels
Os vídeos do Reels no Instagram são compartilhados no feed e também podem ser encontrados na grade do perfil, indicado pelo segundo ícone logo acima das primeiras imagens do feed. O Instagram incentiva o uso de vídeos exibidos em tela cheia, portanto, é recomendado utilizar vídeos com tamanho de 1080 pixels por 1920 pixels para uma proporção de 9:16 — mesma proporção para Stories e a única possível para Lives.
Embora essa proporção seja ideal para vídeos verticais, vídeos em paisagem também podem ser carregados com as mesmas dimensões. Nesse caso, eles aparecerão no modo paisagem normalmente, mas ao visualizá-los, ao segurar o smartphone de lado e pressionar o botão expandir, eles entrarão em tela cheia para uma melhor experiência de visualização.
Stories
Embora as imagens possam ser cortadas manualmente e dimensionadas para caber em um Stories, o tamanho recomendado é tela cheia com um conteúdo dimensionado em 1080 pixels por 1920 pixels, seguindo uma proporção de 9:16. Essa proporção também se aplica a fotos e vídeos.
As imagens serão exibidas por 5 segundos, enquanto os vídeos serão exibidos em incrementos de 15 segundos, ou seja, caso você tenha um vídeo de um minuto, é possível dividi-lo em quatro partes de 15 segundos cada. No entanto, após um minuto, você precisará começar a gravar novamente.
Utilizar uma resolução menor, mas com a mesma proporção, pode fazer com que o Stories seja carregado mais rapidamente, pois será armazenado de forma mais eficiente. Contudo, caso você não siga essa proporção, o Stories pode ser exibido com cortes estranhos, zoom indesejado ou com grandes áreas “vazias”.
Imagem de perfil
Para garantir uma a melhor exibição possível da sua foto de perfil do Instagram, siga as seguintes orientações:
- Dimensões da imagem: Utilize uma imagem com as dimensões de 320 x 320 pixels. Apesar de a exibição ser em 110 x 100 pixels, o Instagram armazena a imagem em maior resolução, permitindo maior qualidade e flexibilidade na exibição;
- Centralize os elementos importantes: Como a foto é exibida como um círculo, certifique-se de que os elementos que você deseja destacar na foto estejam centralizados. Dessa forma, eles não serão cortados e ficarão visíveis mesmo no formato circular;
- Edite a imagem em formato quadrado: Antes de carregar a foto no Instagram, corte-a em um formato quadrado. Isso garantirá que não haja cortes indesejados ao exibir a imagem circularmente;
- Evite imagens muito detalhadas: Devido ao tamanho reduzido da exibição em 110 x 100 pixels, evite fotos com muitos elementos pequenos, pois eles podem se tornar ilegíveis ou pouco nítidos na miniatura do perfil.
E você, o que achou do nosso guia? Agora já dá pra melhorar a qualidade das suas postagens, não é mesmo? Conta pra gente nos comentários!
Veja também:
Veja tudo que chega com o iOS 17 (e como instalar o Beta).
Fonte: Instagram, Adobe, Hootsuite e Dash Hudson
Revisado por Glauco Vital em 21/7/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.