Índice
Uma partida de futebol possui muitos elementos que influenciam o resultado. Pensando nisso, o Google Deepmind, em uma parceria com o time de futebol Liverpool, desenvolveu a TacticAI, um sistema de inteligência artificial que auxilia os técnicos durante os jogos.
A tecnologia criada pelo braço de inteligência artificial do Google leva em conta um cadastro de jogadores e o momento exato em que um chute é dado. Dessa forma, a TacticAI consegue prever qual jogador pode tocar na bola primeiro e oferecer perigo dentro da área do time adversário.
O que é a TacticAI
A TacticAI é um sistema que usa a inteligência artificial de forma a fazer previsões e predições, auxiliando técnicos em lances do jogo de futebol, mais precisamente em escanteios que acontecem durante a partida.
A ferramenta é resultado de um trabalho em conjunto com um dos times mais populares no mundo, o Liverpool, da Inglaterra. O trabalho é executado já há alguns anos e é fruto da análise de 7.176 escanteios que aconteceram durante a temporada 2021/2022 da Premier League, a elite do futebol inglês.
Dito isso, a TacticAI trabalha fornecendo alguns insights técnicos aos treinadores, sobretudo em cobranças de tiros de canto, os famosos escanteios. A inteligência artificial usa uma abordagem geométrica de aprendizagem que permite análises profundas, capazes de criarem modelos táticos, usados posteriormente por toda a comissão técnica do time.
O método se mostrou eficiente desde o processo de elaboração, em conjunto com analistas de desempenho do Liverpool. Testes decretaram o sucesso do modelo quando os integrantes do time inglês escolheram as táticas da IA em quase 90% das vezes achando que eram de técnicos reais.
Como funciona a tecnologia?
A TacticAI funciona a partir de análises de dados de jogadores ao longo das partidas. Assim, ela é capaz de distinguir a posição de cada atleta, bem como saber dados pessoais que incluem a altura e o peso. A partir disso, a IA consegue prever qual jogador terá maiores chances de cabecear a bola na área.
De acordo com a Deepmind, a TacticAI usa uma abordagem geométrica e minuciosa, responsável por analisar as relações entre os jogadores envolvidos na partida para criar tipos de configurações táticas possíveis durante os escanteios.
O sistema também é capaz de sugerir aos técnicos as melhores táticas, ou os melhores padrões táticos que se encaixam ao que se quer como resultado da partida. Sendo assim, em caso de buscar a vitória, a TacticAI fornece alternativas ofensivas para os treinadores (ela também oferece padrões defensivos).
Em que se baseia a TacticAI
A parceria entre Deepmind e o Liverpool introduziu a AI esportiva para auxílio em táticas do jogo para se destacar na análise de pênaltis e na predição de movimentos dos jogadores.
Desenvolvida como um modelo generativo e preditivo, a TacticAI funciona permitindo que os técnicos de futebol possam ter alternativas de jogadores a serem usados, a depender de cada interesse a ser alcançado no jogo e, posteriormente, permite a análise dos resultados possíveis gerados pela IA.
De acordo com o Google, a TacticAI foi criada baseando-se em perguntas básicas, que envolvem características de uma partida, como:
- O que pode acontecer com uma configuração tática escolhida durante um escanteio? – (incluindo o jogador que poderá receber a bola e chutar a gol);
- Após a execução de um esquema tático, seria possível entender o que aconteceu na jogada? – (uma tática usada anteriormente no mesmo lance teria funcionado de fato);
- Quais táticas seriam necessárias para que a partida terminasse com um resultado determinado?
O assistente esportivo também consegue determinar alguns dados táticos que podem impedir resultados adversos. Para isso a TacticIA também se baseia na análise de como os jogadores da defesa devem se posicionar para diminuir os chutes contra a própria meta.
TacticAI e o futuro dos esportes
Os testes de finalização da TacticAI envolveram a participação de alguns profissionais de desempenho do Liverpool, em conjunto com o Google, e o resultado foi surpreendente: em cerca de 90% das vezes, os colaboradores do time inglês se confundiram com as táticas geradas pela IA, pensando se tratar de sugestões dadas por técnicos de verdade.
Alguns desafios ainda são impostos a futuros assistentes como a TacticAI. O futuro da IA esportiva ainda detém algumas lacunas para tecnologias que possam se desenvolver. Pesquisadores esperam conseguir desenvolver sistemas capazes de expandir sua análise de dados, indo para além da figura do jogador.
Para o pesquisador envolvido no projeto, Petar Veličković, a TacticAI veio para revolucionar o esporte mundial. Ele acredita que a presença de aspectos psicológicos humanos nas IAs é determinante para maior precisão das inteligências artificiais e sua capacidade em influenciar outros tipos de esporte.
Assim, em qualquer esporte coletivo a chance de modelos semelhantes à TacticAI terem sucesso é enorme, por trabalharem acreditando no algoritmo que consegue dados de atletas a partir de sua relação durante os jogos.
Veja também
Genie: IA do Google agora cria games pra você
Fontes: Google Deepmind, Wired, MIT Technology Review
Revisado por Glauco Vital em 21/3/24.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.