Apesar de ganharmos praticidade em várias atividades do dia a dia com a tecnologia, a impressão é que cada vez temos menos tempo para elas. Na lista de prioridades, as compras de supermercado acabam ficando pro final. Mas não dá pra escapar delas.
Para atender a essa necessidade de maneira mais fácil e rápida os supermercados acabaram entrando na onda de e-commerce e partiram para a venda on-line. Enquanto algumas redes se recusavam a aceitar essa nova fase, outras saíram na frente e conseguem manter tanto as lojas físicas quanto as virtuais em harmonia.
A rejeição de clientes às compras pela internet estão diminuindo e cada vez mais pessoas optam pelas lojas virtuais para diversos produtos. Segundo a pesquisa Webshoppers 36 do Ebit, realizada com consumidores e lojas virtuais brasileiras, pela primeira vez o número de pedidos via internet ultrapassou a marca de 50 milhões no primeiro semestre de 2017. Foram 25,5 milhões de pessoas que fizeram pelo menos uma compra na web, um aumento de 10,3% em relação a 2016.
As redes de supermercado
Identificando a oportunidade, grandes redes como Pão de Açúcar, Mambo e Sonda, já contam com suas versões digitais. Geralmente os preços são diferentes dos praticados nas lojas físicas e ainda há uma alta cobrança de frete para entrega. Por outro lado, a comodidade de receber suas compras em casa, sem precisar enfrentar filas, trânsito e disputas por vagas de estacionamento, pode compensar os gastos adicionais.
Recentemente o Carrefour lançou uma nova plataforma mobile, somando características semelhantes ao aplicativo “Meu Desconto”, do Pão de Açúcar, com cupons e ofertas especiais, a um e-commerce voltado para smartphones. Conforme anunciamos aqui, a empresa promete disponibilizar os produtos para entrega em até 24 horas, inclusive para alimentos.
Com produtos premium, a tradicional Casa Santa Luzia, de São Paulo, também conta com venda de produtos em seu site. A rede agrada pela variedade de produtos, que muitas vezes são dificilmente encontrados em outro estabelecimento. Produtos próprios de alta qualidade também são um diferencial.
Aplicativos independentes
Outra opção que está ganhando destaque ultimamente são os aplicativos de compras sem vínculo com supermercados. Pioneiro no setor, o Shopper foi inspirado em soluções semelhantes desenvolvidas na Califórnia, conhecidas como “subscribe and save”, “inscreva-se e economize” numa tradução literal.
O usuário registra sua lista de compras na plataforma. Com a informação em mãos, a empresa negocia os valores direto com os fornecedores, conseguindo preços mais baixos que as redes do varejo.
As taxas de frete também têm preços melhores. No Home Refill o frete é sempre gratuito. O Superlist cobra R$4,99 para cada entrega de menos de R$100, ultrapassando esse valor o cliente recebe as compras de graça. Já comprando no Shopper o valor sobe para R$9,90 e a gratuidade só chega às compras a partir de R$250,00.
No que estas plataformas deixam a desejar são os prazos de entrega. Com o Home Refill, por exemplo, o consumidor pode levar até oito dias para receber suas compras. Outras reclamações constantes são as limitadas regiões de atendimento e a falta de variedade em produtos perecíveis.
Confira abaixo os links para os sites e aplicativos:
Pão de Açúcar
Baixe o app “Meu Desconto” para iOS
Baixe o app “Meu Desconto” para Android
Mambo
Baixe o app para iOS
Baixe o app para Android
Carrefour
Baixe o app “Meu Carrefour” para iOS
Baixe o app “Meu Carrefour” para Android
HomeRefill
Baixe o app para iOS
Baixe o app para Android
Superlist
Baixe o app para iOS
E você, já fez compras de supermercado pelo app? Conte como foi aqui nos comentários!
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