Índice
Titanic, uma das embarcações mais famosas do mundo, volta a ser notícia. E agora de uma maneira mais enigmática. Um submarino capaz de levar passageiros para visitar o Titanic, foi dado como desaparecido após tentar visitar o que restou do famoso navio naufragado. A Guarda Costeira de Boston começou o processo de resgate e busca assim que confirmou sobre o submarino desaparecido.
Submarino desaparece ao tentar se aproximar do Titanic
A empresa OceanGate, que realiza expedições com submarinos para o local dos destroços, tinha planejado uma nova visitação ao Titanic em maio deste ano, este sendo aparentemente o único registro de viagem ao local. Apesar da informação, não se sabe exatamente a origem desse submarino desaparecido.
Recentemente a OceanGate divulgou nas redes sociais que uma de suas expedições estava em andamento. Porém, até esta segunda-feira (19), não houve nenhuma comunicação por parte da empresa sobre um possível desaparecimento. Também não foram encontrados registros relacionados a esse assunto nas mídias da empresa.
Ao acessar o site da OceanGate é possível conferir que há uma expedição em andamento e mais duas planejadas para acontecer em meados de junho de 2024. Trata-se de uma passagem que custa US$ 250.000 (algo em torno de R$ 1.193.474,65 em conversão direta) que dá direito a uma estadia de 8 dias no submarino para poder conferir de perto o próprio Titanic. Uma imersão completa, incluindo a descida aos destroços e a subida à superfície, leva mais ou menos oito horas.
Após as expedições bem-sucedidas aos destroços em 2021 e 2022, a OceanGate Expeditions continuará a retornar anualmente para documentar ainda mais o Titanic e sua taxa de decaimento. Dada a enorme escala do naufrágio e do campo de destroços, várias missões realizadas ao longo de vários anos serão necessárias para documentar e modelar completamente o local do naufrágio. Este levantamento longitudinal para coletar imagens, vídeos, laser e dados de sonar permitirá uma avaliação objetiva da taxa de decaimento e documentação do processo.
Descrição da expedição no site da empresa
Relembrando a tragédia
O Titanic está localizado a aproximadamente 3.800 metros abaixo da superfície do mar, no fundo do Oceano Atlântico. Seus destroços estão a aproximadamente 600 km da costa de Newfoundland, que fica no Canadá. O transatlântico, que foi o maior navio de sua época, colidiu com um iceberg em sua 1ª viagem, partindo de Southampton, na Inglaterra, em direção a Nova York, em 1912 — ou seja, a tragédia ocorreu há 111 anos. Mais de 1.500 passageiros e tripulantes morreram, dos mais de 2.200 a bordo.
O navio tem sido bastante explorado desde que os destroços foram descobertos 73 anos após o ocorrido, em 1985. Ele está dividido em duas partes, com a proa e a popa separadas por cerca de 800 metros. Um grande campo de destroços cerca o navio quebrado. Em maio de 2023 foi criada a primeira digitalização em tamanho real dos destroços, com a ajuda de um mapeamento em águas profundas. O resultado mostrou não somente a escala do navio, mas também alguns detalhes interessantes, como o número de série de uma das hélices.
E você, o que acha que aconteceu com esse submarino desaparecido? Onde será que esse submarino foi parar? Conta pra gente nos comentários!
Assista o vídeo no Canal do Showmetech e saiba mais detalhes:
Veja também:
Fonte: BBC.
Revisado por Glauco Vital em 19/6/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Falta do fazer essa expedição ao titanic, quais os benefícios procurados?; com este dinheiro desperdiçado, quantas vidas seriam salvas? Quantas doenças seriam amenizadas?
Eu acho super interessante a descoberta sobre o titanic , sou super curiosa para saber mais sobre ele , e acho que sim, devem continuar com as descobertas.