Índice
Guarda Costeira dos EUA informaram ter encontrado destroços próximo ao Titanic no dia de hoje, enquanto mais tarde a própria empresa responsável pela tripulação anunciou que os 5 estão mortos.
O que aconteceu?
5 amigos decidiram embarcar em uma viagem de uma empresa chamada OceanGate que promove idas até os destroços do Titanic. A empresa já havia feito essa viagem algumas vezes e obtido êxito na empreitada.
Agora, porém, o Titan – nome do submarino desaparecido – que embarcou nesse domingo acabou não retornando, dando seu último sinal já no domingo a noite, quando a guarda costeira dos EUA alertou que um “submarino com casco branco estava atrasado e dando a última posição conhecida”.
A partir desse momento o submarino já começou a ser considerado perdido em uma área de cerca de 900 milhas a leste de Cape Cod, no Oceano Atlântico do Norte, e o grande problema é que ele tinha menos de 40 horas de ar respirável até a terça-feira, segundo os oficiais da Guarda Costeira.
“Faremos tudo ao nosso alcance para efetuar um resgate. … Há um esforço de imprensa em todo o tribunal para colocar o equipamento no local o mais rápido possível”
Jamie Frederick, Capitão da Guarda Costeira
Além das forças do EUA, forças do Canadá e Reino Unido também estão envolvidas na busca.
OceanGate anuncia que os tripulantes estão mortos
A empresa responsável pela tripulação, OceanGate e a Guarda Costeira dos EUA, anunciaram que todos os tripulantes morreram. Em nota, a empresa disse o seguinte:
“Esses homens eram verdadeiros exploradores, tinham um espírito aventureiro e uma paixão pela exploração e proteção dos oceanos do mundo. Nossos sentimentos estão com os cinco espíritos e todos os membros das famílias deles nesse momento trágico. Nós lamentamos a perda de vida e a alegria que eles trouxeram a todos que eles conheceram.”
OceanGate
Já o porta-voz da Guarda Costeira dos EUA informou que destroços do submersível foram encontrados a 500 metros do proa do Titanic. A cabine do Titan foi perdida e especula-se que houve uma “implosão catastrófica” culminando na morte de todos à bordo.
Entre as vítimas estão:
- Stockton Rush, fundador e CEO da OceanGate, e piloto da embarcação;
- Shahzada Dawood, empresário paquistanês;
- Suleman Dawood, filho de Shahzada;
- Hamish Harding. bilionário e explorador britânico;
- Paul-Henry Nargeolet, ex-comandante da Marinha Francesa e renomado especialista no naufrágio do Titanic.
Como foi realizada a busca
Já na manhã da quarta-feira três embarcações chegaram na área para começar a vasculhar, se utilizando de diversas tecnologias e sondas para tentar captar algum sinal referente ao submarino. Ao mesmo tempo, outros militares e agências trabalhavam junto ao Comando.
Dentro dessas equipes, havia cinco meios de superfície envolvidos na busca e que em 24 a 48 horas haveria mais times envolvidos, além de aeronaves C-130.
Foi pouco depois da meia-noite de quarta-feira, que as autoridades disseram que as aeronaves detectaram ruídos subaquáticos na área de busca e, como resultado, as operações de busca subaquática foram realocadas, embora a origem dos ruídos permanecesse desconhecida.
Os sons foram captados várias vezes na noite de terça e na manhã de quarta-feira, de acordo com a Guarda Costeira. Autoridades disseram que a busca subaquática continuaria enquanto especialistas da Marinha dos EUA analisavam os dados inicialmente coletados pela aeronave canadense.
Não houve nenhuma confirmação oficial de que os destroços encontrados, pertençam ao submarino, mas considerando que desde que a busca se iniciou não havia sido detectado nenhum sinal, os oficiais começaram a se organizar considerando essa pista.
Fim do período de oxigênio estimado hoje
Um fator que pesava contra as buscas é que acabou hoje, o prazo estipulado pelos cientistas de oxigênio que o submarino desaparecido teria, o que diminuía e muito as chances de encontrar os cinco tripulantes ainda com vida.
Isso não tornava nada impossível, visto que as próprias autoridades não tinham decretado as vítimas como mortos.
“Quando você está no meio de um caso de busca e resgate, você sempre tem esperança. É por isso que estamos fazendo o que fazemos”
Jamie Frederick, Capitão da Guarda Costeira
Assista o vídeo no Canal do Showmetech e saiba mais detalhes:
Não foi o caso dessa vez, infelizmente.
FONTE: INDEPENDENT, CBS News