Half-life 3 ainda não foi confirmado, mas a Valve, empresa do tio Gabe, dona da Steam e criadora de jogos como Half-Life, Portal e o mais que amado Counter-Strike, lançou a primeira versão pública do SteamOS, um sistema operacional baseado em Linux, mais precisamente no Debian 7, totalmente otimizado para jogos.
O projeto já havia sido anunciado em 2013, e deve equipar as Steam Machines. Máquinas compactas e poderosos que devem tomar conta da sala de estar de amantes de jogos e estarão prontos para rodar jogos FullHD ou em 4K para os mais exigentes, experimentar a realidade virtual ou simplesmente para fazer companhia ao seu home theater. Elas chegarão em novembro, custando a partir de U$449,00 mas se você não quer esperar, monte sua própria Steam Machine.
Para isso você precisa de um PC com as configurações abaixo e a ISO do sistema.
- Processador: Intel ou AMD compatível com 64-bits
- Memória RAM: de 4 GB ou mais
- Disco Rígido: 500 GB ou mais
- Placa Gráfica: Placa gráfica NVIDIA, AMD (RADEON 8500 e mais recentes) ou Intel
- Requisitos adicionais: Suporte para boot UEFI e porta USB para instalação
Caso você não seja familiarizado com o linux e queira instalar o sistema, siga as instruções de instalação nessa página.
O SteamOS não é focado em substituir o PC, mas sim se tornar uma opção de entretenimento na sala de estar, para consumir conteúdo, usar serviços online e aproveitar a biblioteca de jogos da Steam. Porém, infelizmente ele ainda não suporta a maioria dos jogos populares para PC, que são desenvolvidos para Windows mas já conta com uma biblioteca com mais de mil jogo, entre eles: Counter-Strike: Global Offensive, BioShock Infinite, Portal 2, Evoland entre outros. Veja a lista completa aqui.
E ai, vai testar o SteamOS e transformar seu PC em uma Steam Machine?
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.