Índice
A quantidade de podcasts que existem nos mais diversos idiomas é enorme, e a barreira da tradução muitas vezes faz com que conteúdos interessantes estejam limitados somente para quem tem familiaridade com a língua de cada produção. Esse problema, porém, pode estar começando a ser resolvido, com o Spotify anunciando a tradução de podcasts com o uso de inteligência artificial.
Como funciona a tradução de podcasts por IA do Spotify
Basicamente, o Spotify está clonando a voz dos participantes de alguns programas específicos com IA e traduzindo o conteúdo em outros idiomas. A funcionalidade roda com a nova ferramenta de geração de voz da OpenAI, anunciada há alguns meses, e traz resultados impressionantes, mesmo que a tradução ainda não seja tão boa quanto a realizada por humanos.
Segundo um release do Spotify para a imprensa, o objetivo é permitir que ouvintes do mundo inteiro possam se engajar com programas de maneira autêntica, com a própria voz dos participantes, mesmo que não falem a língua nativa do programa.
Por hora, somente os podcasts apresentados por Dax Shepard, Monica Padman, Lex Fridman, Bill Simmons e Steven Bartlett estão fazendo parte da iniciativa, com alguns episódios tendo sido traduzidos para o espanhol, mas a plataforma já anunciou que há planos para expandir a função para mais criadores e mais idiomas, como francês e alemão, no futuro próximo.
Para acessar todos os episódios disponíveis com a ferramenta de tradução do Spotify, basta acessar a página dedicada do serviço. As traduções estão disponíveis tanto para os usuários Premium quanto para os usuários gratuitos da plataforma.
Uso de IA não é novidade para o Spotify
Esta é a segunda ferramenta lançada pelo Spotify que conta com o uso de IA para beneficio dos usuários. A primeira chegou em abril deste ano, o Spotify DJ, que utiliza a tecnologia para criar uma playlist personalizada com comentários e faixas curadas para os gostos do cliente.
A ferramenta separa as mais recentes musicas favoritas do usuário e também relembra algumas mais antigas, talvez trazendo até aquela música que não é escutada há muito tempo, e vai selecionando opções que se encaixem com esses dados – e também recebe feedback para aprimoração.
Segundo informações divulgadas, o DJ Spotify conhece o usuário e seu gosto musical, então é capaz de escanear os últimos lançamentos que você vai gostar ou levá-lo de volta a músicas reproduzidas no passado, tornando a função de ouvir música pessoal para cada usuário.
Com a combinação da poderosa tecnologia de personalização do Spotify, que recomenda playlists para o usuário com base em seus gostos e uma IA generativa com base na tecnologia OpenAI, o DJ Spotify consegue fornecer também comentários especiais sobre as músicas, artistas e gêneros que você está ouvindo.
Com isso, quem sabe o que será a próxima novidade do Spotify com IA, não é mesmo? Fique ligado no Showmetech que, qualquer novidade, informaremos você.
Fonte: Spotify
Veja também
Spotify apresenta Jam, uma maneira personalizada de escutar música em grupo
Revisado por Glauco Vital em 26/9/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.