Os serviços de streaming de música estão mostrando um grande potencial de geração de renda na indústria fonográfica. Apesar disso, grandes gravadoras estão buscando formas de brecar o crescimento vertiginoso de serviços como o Spotify, que oferece planos gratuitos com anúncios publicitários.
Na última semana, um rumor começou a circular indicando que o Spotify estaria planejando deixar o plano gratuito de lado para então oferecer uma degustação de três meses. Porém, um porta-voz da empresa emitiu uma declaração ao The Next Web afirmando que o boato “É totalmente falso“. Segundo ele, o modelo gratuito está funcionando.
Apesar disso, o serviço continua a ser pressionado. Também na semana passada, o The Verge revelou que a Apple estaria usando seu poder na indústria para fazer com que as gravadoras não renovem suas licenças com o Spotify, em sua versão gratuita.
O episódio mais marcante dessa briga foi quando a Universal Music tentou negociar com o Spotify uma forma de disponibilizar o álbum 1989, de Taylor Swift, exclusivamente para usuários pagantes. Como o acordo não foi pra frente, todas as músicas da cantora foram retiradas do serviço.
O Spotify tem atualmente 60 milhões de usuários, mas apenas 15 milhões deles são assinantes do serviço. Os royalties pagos por execução quando a música é reproduzida por um usuário do Spotify Free é bem menor do que o valor gerado pelos usuários pagantes.
Por quanto tempo eles conseguirão resistir a essa pressão?
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