Índice
Hoje (08), em evento transmitido no YouTube, o Spotify anunciou diversas novidades para a plataforma. Em geral, foram funções relacionadas a home do app, experiência do usuário, mas principalmente novidades em como os artistas e creators trabalham com a plataforma. Nessa matéria, reunimos os principais anúncios e a seguir você confere tudo.
Novidades na home e experiência mobile
A primeira novidade que tivemos durante o evento foi relacionada a tela inicial do app. Para melhorar a experiência no geral e te auxiliar na busca por músicas e programas que lhe agradam, houve uma mudança completa na tela inicial.
Os chamados Previews são cards personalizados com a utilização do aplicativo app. Com isso, sempre que abrir a tela inicial da plataforma, você encontrará diversos cards com músicas, podcasts e audiolivros, todos com pequenos trechos importantes de cada um para tentar te fisgar ali mesmo.
O interessante é que após você dar o preview, você tem as seguintes opções: salvar, download ou compartilhar. Ao tocar no botão de “+”, você salva um episódio ou música. Agora se quiser baixar ou adicionar a sua fila, basta tocar nos três pontos na parte inferior do preview.
Ainda anunciaram algumas mudanças nos feeds de cada categoria de conteúdo. Confira as novidades de cada um:
Feed de música
O feed de música foca em recomendações personalizadas para singles, álbuns e playlists. No topo, você terá alguns mixes prontos que você talvez goste. O Canva — função já existente no app — também estará disponível futuramente nessa tela, dando um preview animado ainda mais íntimo com o artista.
Por fim, se você mora nos EUA ou Canadá e assina o Spotify Premium, vai ter ainda acesso ao DJ, uma inteligência artificial que vai aprimorar ainda mais suas preferências e descobertas musicais.
Feed de Podcast
De forma semelhante ao feed de música, o de Podcast também terá recomendações personalizadas. Isso vale tanto para programas e episódios novos ou para os que você já consome no dia a dia.
Ao invés de mixes, por aqui você vai ter um acesso rápido aos seus programas e claro, você também terá previews por aqui. De forma parecida com os cortes que tanto vemos no YouTube, os previews nessa área terão algum momento importante do Podcast e ainda vai entregar transcrição de áudio, facilitando sua vida para conhecer um episódio ou programa novo, mesmo com o som desligado.
Feed de audiolivros
Apesar de não termos esse feed aqui no Brasil, ele também sofreu alterações. Assim como os dois anteriores, ele conta agora com recomendações personalizadas. No topo da tela, você tem acesso rápido aos seus audiolivros comprados e salvos. O preview também foi implementado aqui e garante até 5 minutos de “teste” nos livros para você conferir se vale a compra.
Com isso, o app fica com uma cara muito mais TikTok, enquanto permite você conhecer novos conteúdos de forma mais simples e personalizada. Segundo o que disseram, a função já começa a ser aplicada hoje, embora nada tenha acontecido enquanto eu escrevo essa matéria.
Smart Shuffle
O Smart Shuffle (Aleatório Inteligente em tradução direta) foi a segunda grande novidade do evento. Esse modo vai de encontro com o que foi falado anteriormente. Quando ativado, sua playlist entrará no modo aleatório, mas com uma diferença: as músicas seguintes usarão a inteligência do app para ir adicionando faixas parecidas.
O Smart Shuffle vai funcionar da mesma forma que o “Enriquecer”, já existente no app atualmente. Isso significa que quando ativo, vai lhe oferecer novas possibilidades de músicas, de forma personalizada, mas assim que você desativar, boom, sua playlist volta ao normal. E isso não é coincidência, já que a partir de hoje, ele substituirá o “enriquecer”.
Como usar o Smart Shuffle?
Para ativar as funcionalidades do novo recurso, tudo o que você precisa fazer é tocar no botão de “aleatório” que já conhecemos. O novo modo conta com uma pequena diferença no seu design, agora com um “brilhinho”, indicando sua função especial. O que não foi explicado é se o modo aleatório convencional vai ser mantido no app.
Como disse antes, após usar as funções novas do Smart Shuffle, se quiser voltar tudo ao normal, basta tocar no botão e pronto.
As músicas recomendadas pelo novo modo aleatório serão representadas pelo símbolo de “brilhinho” que citei ao lado da música. Foi detalhado que em uma playlist com mais de 15 músicas, haverá uma recomendação a cada três músicas.
Por fim, você pode salvar as recomendações que achar interessante a salvando na sua biblioteca ou então tocar no ícone de “-” para deixá-la para outro momento.
Spotify para Artistas: ferramentas de divulgação, Countdown Pages e monetização
Um dos principais focos do evento foram os artistas e criadores da plataforma. Isso foi desde cantores mega famosos até os Podcasters da plataforma.
Com isso, novas ferramentas foram divulgadas e prometem melhorar o controle desses criadores ali dentro. Chamado de Spotify for Artists, essa nova página se divide em algumas partes. Confira:
Clipes e Canvas
Essa nova função vai ser como uma rede social no Spotify, onde nós consumidores teremos a oportunidade de conhecer nossos artistas preferidos de perto com pequenos vídeos de 30 segundos em corte vertical. Se eu falei de TikTok antes, aqui isso fica ainda mais evidente. O novo recurso está em Beta no momento, sem previsão de lançamento para sua versão final por ora.
Já o Canvas é o que já vemos atualmente quando ouvimos as músicas, mas aplicado nos cards da tela inicial ou do artista.
Start the Countdown
Batizado com esse nome, essa nova funcionalidade serve para mexer com o hype dos fâs. Isso porque essa nova área vai servir para os artistas trabalharem com teasers, fazerem o pre-save dos seus álbums favoritos e até verem a lista de faixas com antecedência.
Outras funções envolvem assistir a videoclipes e ver o timer para o lançamento daquele artista, daí o nome da nova função. Atualmente, Taylor Swift, Karol G, Florence and the Machine, Quevedo, Paramore e muitos outros já testaram a nova funcionalidade, que deve chegar a todos nós em breve.
Marquee e Showcase
Com o Marquee, os artistas poderão monitorar de forma mais interessante o marketing das suas produções. Na prática, eles vão conseguir ver o tipo de público que mais consomem seu conteúdo e com isso poderem divulgar no lugar certo.
O Showcase é um aliado nisso e vai servir para promover direto da tela inicial do app, novidades de singles e álbuns para clientes Premium ou não.
Monetização
E claro, ganhar dinheiro. O novo sistema de monetização do Spotify permite que os ganhos sejam feitos por royalties, divulgação e também na venda de ingressos. Vamos ser sinceros, nós passamos horas ouvindo música e muitas vezes de um mesmo artista.
Com isso, a nova opção permite que você veja materiais de divulgação já na tela onde estamos ouvindo uma música. Outra opção adicionada foi a de promover os shows. Atualmente essa função fica meio escondida na área do artista, mas agora estará já no topo da tela.
Spotify para Podcasters
É claro que com as novidades para todas as áreas do app, anúncios relacionados aos Podcasts também não poderiam faltar. Assim como o de Artistas, o Spotify para Podcasters vem com a ideia de empoderar e dar mais controle aos criadores da plataforma.
Uma das principais novidades fica por parte do Anchor. Antes, as funções mais legais e atualizadas do Spotify estavam limitadas a ele, mas agora isso foi mudado. A partir de agora, qualquer Podcast postado na plataforma, mesmo que não seja hospedado por ele, terá acesso às funções como Perguntas e Respostas e Enquetes nos seus painéis.
Eles deixaram claro também que outros recursos para “não hospedados” chegarão no futuro, além de estarem liberando a função de vídeo para mais criadores atualmente.
Novas funções inclusas no Spotify para Podcasters
A partir de hoje, qualquer criador que fizer o log in, irá se deparar com um painel com tudo que ele precisa para ter controle, fazer e melhorar o seu programa, incluindo:
- A função de fazer upload e publicar episódios (para usuários hospedando seu programa com o Spotify para Podcasters)
- Funções interativas como Perguntas e Respostas e Enquetes.
- Dados analíticos avançados para mostrar seu crescimento, incluindo números de streams e até dados demográficos.
Funções novas para podcasts no Spotify
Além dos Previews já citados anteriormente, os Podcasts ganharam algumas outras funções novas hoje. Uma das mais legais é a de poder adicionar capítulos nos seus programas. Um paralelo legal de como isso vai ficar são os capítulos do YouTube e deve funcionar de forma semelhante.
Os Criadores vão poder ainda se inscrever para participarem do Spotify Labs, uma série de workshops para aprimorar suas habilidades e aprender com os experts da área. Por último, foi lançado também um espaço exclusivo de conteúdo para ensinar os Criadores, chamado Aprender.
E essas foram as principais novidades divulgadas no Stream On 2023 do Spotify. O que achou delas? Conte para a gente nos comentários!
Revisão do texto feita por Dácio Castelo Branco em 08/03/2023
Veja também
Crítica: Pânico 6 consegue inovar e trazer muita brutalidade
Fonte: Spotify
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.