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Como anunciado em setembro do ano passado, a Sony encerra vendas no Brasil para os segmentos de TV, foto e vídeo a partir desse mês. Na época a empresa norte-americana de tecnologia comunicou aos varejistas sobre o encerramento das atividades de sua fábrica na Zona Franca de Manaus (AM), na região Norte do país.
À época do anúncio, a fabricante informou que a decisão foi tomada para manter a sustentabilidade do negócio, visto o panorama pessimista para os negócios em virtude da pandemia. Desta maneira, o comunicado de hoje, logo no primeiro dia do mês de Março, ratifica o que a empresa já havia prenunciado ao mercado no ano passado.
Quais negócios serão afetados pela saída da Sony
De acordo com o comunicado oficial realizado pelas redes sociais e assessoria de imprensa da Sony Brasil, somente alguns segmentos de produtos deixarão de ser comercializados no país. São eles:
- Televisores;
- Câmeras de foto e vídeo;
- Equipamentos de áudio.
O restante do portfólio que compõe a produção da empresa no país, principalmente a de Games com o carro-chefe PlayStation 5, continuarão a ser vendidos por aqui. Os outros produtos mantidos nas prateleiras são os relacionados ao mercado corporativo (Soluções Profissionais) e os de entretenimento (Music e Pictures).
Apesar da linha de TV, áudio e câmeras não serem mais vendidos, em respeito ao Código de Defesa do Consumidor, em seu comunicado a Sony afirmou que continuará com a cobertura de garantia aos os consumidores que ainda possuem estes produtos.
Sony encerra vendas no Brasil em meio à pandemia
Uma combinação de fatores justifica a saída da Sony do Brasil. O fechamento da planta na Zona Franca de Manaus já estava nos planos da empresa, porém a pandemia do COVID-19 combinado a crise econômica brasileira em 2020 aceleraram o processo.
“Informamos que o Grupo Sony decidiu fechar sua fábrica em Manaus ao final de Março de 2021 e interromper, em meados de 2021, as vendas de produtos de consumo pela Sony Brasil Ltda, tais como TV, áudio e câmeras, considerando o ambiente recente de mercado e a tendência esperada para os negócios. A decisão visa fortalecer a estrutura e a sustentabilidade de seus negócios, para responder às rápidas mudanças no ambiente externo”
Clóvis Leite, gerente sênior de operações da Sony no Brasil
Apesar do preocupante anúncio, que resultará em demissões, perda de empregos diretos e indiretos, a Sony soube fazer uma escolha estratégica de negócio ao manter as vendas de seu líder de mercado, que é a linha de Games. O PlayStation 5 é um sucesso de vendas no Brasil e o mercado de games como um todo cresce continuamente no Brasil, impulsionado até pelo isolamento social da pandemia. Resta agora compreender e analisar como a saída da Sony irá influenciar no preço dos seus produtos, agora que tudo será 100% importado.
Fonte: Sony Brasil
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