Sony e Microsoft são duas gigantes do mercado tecnológico, com uma rivalidade em especial no mercado de games. Entretanto, ambas anunciaram nesta quinta (16) uma parceria para criação de novas tecnologias que prometem melhorar a experiência dos jogadores.
No memorando assinado pelas companhias, o foco é explorar o desenvolvimento de novos produtos de nuvem – armazenamento de dados online – baseados no Microsoft Azure, plataforma destinada a programas e serviços desse tipo. O objetivo é utilizar o sistema para suportar os games e conteúdo de streaming.
Além disso, a Sony poderá explorar o já existente banco de dados da Azure para melhorar seus serviços online de games. Essas melhorias também incluem o desenvolvimento de plataformas para a comunidade de criadores de conteúdo.
Microsoft e Sony, uma parceria corporativa
IAs e semicondutores são outros dois pontos importantes citados no acordo. No caso dos semicondutores será explorado o potencial no desenvolvimento conjunto de novos sensores de imagem inteligentes, integrando a tecnologia das duas empresas. Os recursos aprimorados serão oferecidos para clientes corporativos.
Em termos de inteligência artificial, as partes explorarão a incorporação da plataforma e das ferramentas avançadas da Microsoft nos produtos de consumo da Sony. O intuito é fornecer experiências de IA intuitivas e fáceis de usar.
“A PlayStation® surgiu através da integração de criatividade e tecnologia. Nossa missão é evoluir continuamente essa plataforma para que continue oferecendo as melhores e mais imersivas experiências de entretenimento, junto com um ambiente de nuvem que garante a melhor experiência possível, a qualquer hora, em qualquer lugar”.
Kenichiro Yoshida, presidente e CEO da Sony
Satya Nadella, CEO da Microsoft, também comentou sobre a nova parceria, afirmando que os produtos da empresa ajudarão a Sony a oferecer novas experiências para os jogadores.
“A Sony sempre foi líder em entretenimento e tecnologia, e a colaboração que anunciamos hoje se baseia nessa história de inovação. Nossa parceria traz o poder do Azure e do Azure IA para a Sony oferecer novas experiências de entretenimento e jogos para os clientes”.
Satya Nadella, CEO da Microsoft
Streaming em alta
Vale lembrar que o mercado de streaming é uma das grandes apostas no mercado de games. Atualmente, a própria Microsoft oferece um serviço semelhante com o Xbox Game Pass.
O serviço consiste em uma parcela fixa mensal, para ter acesso a um catálogo pré-definido de títulos, porém, o jogador precisa fazer o download do conteúdo. Já a Sony oferece o PlayStation Now, que já está disponível no Brasil.
Outro forte concorrente é o Stadia, anunciado em março, e que promete rodar jogos complexos em praticamente qualquer dispositivo com o navegador Google Chrome instalado. O serviço está previsto para ser lançado ainda este ano.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.