A espaçonave Rosetta capturou uma imagem do Ponto J, o primeiro local onde pousará no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. A foto foi liberada pela Nasa (Agência Espacial Americana).
Pertencente à Agência Espacial Europeia, que faz parceria com a Nasa, a Rosetta enviou o módulo Philae para cientistas analisarem a primeira opção de pouso.
A missão conduz análises do cometa, considerado um vestígio das fases iniciais do Sistema Solar. A imagem foi formada por duas fotos tiradas pela câmera OSIRIS de ângulo estreito, em 14 de setembro, a uma distância de 30 quilômetros.
O círculo vermelho marca o local de pouso, que tem, aproximadamente, 500 metros de diâmetro, e é localizado no menor dos dois lóbulos do cometa.
A sonda Rosetta liberará o módulo às 5h35 do dia 12 de novembro, a uma distância de aproximadamente 22,5 quilômetros do centro do cometa. O pouso deve ocorrer sete horas mais tarde. Como as mensagens da Rosetta demoram 28 minutos para chegar à Terra, a confirmação da aterragem deve acontecer às 13h.
Durante as sete horas até o momento do pouso, o Philae vai realizar fotografias e experimentos científicos, coletando amostras de poeira, gás e plasma no ambiente próximo ao cometa.
Espera-se que, em março de 2015, o cometa comece a se aproximar do Sol. Com as temperaturas se elevando muito, o Philae deixará de operar. Porém, a Rosetta continuará acompanhando o aumento de atividade do cometa até sua aproximação máxima do Sol, em agosto do ano que vem.
Lançada em março de 2004, a Rosetta foi reativada em janeiro de 2014 depois de passar 957 dias em desuso.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.