Índice
Presente no dia a dia de diversas pessoas, um novo bug no Google Drive pode assustar os mais desatentos: uma série de arquivos foi apagada de uma hora para a outra. A empresa ainda não sabe o que aconteceu e até indicou uma forma de corrigir isso, mas sem sucesso. Veja o que já se sabe sobre o problema.
Bug no Google Drive afeta usuários da versão desktop
O aplicativo para desktop do Google Drive passou a apresentar problemas de sincronização de arquivos que simplesmente sumiram com tudo o que estava salvo nas contas. A empresa responsável pelo serviço emitiu comunicado na noite de 27 de novembro, alertando que os usuários não façam nenhuma alteração até que os arquivos voltem a aparecer. Veja:
Estamos investigando relatos de um problema que afeta um subconjunto limitado de usuários do Drive para computador e continuaremos com mais atualizações. Enquanto isso:
Equipe de desenvolvedores sobre bug no Google Drive
- Não clique em “Desconectar conta” no Drive para computador;
- Não exclua ou mova a pasta de dados do aplicativo:
- Windows: %USERPROFILE%\AppData\Local\Google\DriveFS
- macOS: ~/Library/Application Support/Google/DriveFS
- Opcional: se você tiver espaço no disco rígido, recomendamos fazer uma cópia da pasta de dados do aplicativo.
Ainda não há uma explicação clara sobre o que pode ter causado este problema, mas arquivos salvos há muito tempo não estão mais aparecendo nas contas de quem passa pelo bug no Google Drive. A recomendação é não fazer nenhuma mudança até que um novo comunicado seja emitido pela empresa.
Para onde foram os arquivos que sumiram?
Não há uma explicação clara sobre o que aconteceu com o que estava salvo na conta do Google de quem passa pelo problema, mas, aparentemente, os arquivos não devem voltar para as contas. O grande erro está na exibição dos arquivos, mas tal informação ainda não foi confirmada pela empresa. Um usuário no fórum de discussão da empresa disse que perdeu a planilha salva há mais tempo em sua máquina.
Outra pessoa comentou que este mesmo problema apareceu em maio deste ano, mas apenas agora em novembro que afetou mais pessoas. Até o fechamento desta matéria, 293 pessoas indicaram que passam pelo mesmo bug no Google Drive.
Vários vídeos compartilhados de reuniões gravadas desapareceram. Eles não foram excluídos. É como se os vídeos nunca tivessem existido para mim, mas os vídeos estão disponíveis para outras pessoas que participaram da reunião gravada.
Usuário sobre erro no Google Drive
Pessoas que usam o fórum YCombinator relatam os mesmos problemas: “Eu também perdi 6 meses de arquivos na quinta-feira da semana passada”, relatou um usuário nesta segunda-feira (27). “Falei com o suporte e eles me disseram que os arquivos não são recuperáveis.”
Como se precaver de problemas de arquivos na nuvem?
Por mais que o dinamismo entregue pelos serviços de nuvem permita que você acesse os arquivos de qualquer lugar com internet, sempre vale a pena ter uma cópia de tudo também salva em seu computador ou pendrive para não passar por surpresas.
A dica parece simples, mas vale a pena ter uma pasta apenas de backup em seu armazenamento físico, pendrive ou SSD portátil, para não deixar de ter acesso a um arquivo importante e modificado há meses.
Outro bom hábito é sempre usar mais de um serviço de armazenamento na nuvem, para ter acesso ao arquivo caso um problema apareça do dia para a noite. Lembre-se: precaver-se nunca é demais. O Showmetech tem uma matéria com 10 alternativas ao Google Drive para armazenamento em nuvem, não deixe de conferir.
Você passou já passou por algum problema de bug no Google Drive e perdeu algum arquivo? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Contas do Google Drive podem ser apagadas por armazenar nudes
Com informações: The Verge l YCombinator
Revisado por Glauco Vital em 28/11/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.