Índice
O Showmetech foi convidado para fazer uma viagem até a Amazônia e conhecer um projeto que está mudando a vida das pessoas da comunidade ribeirinha de Boa Esperança. Com o nome de Solar Community Hub, ele é movido por energia solar e traz internet, computadores, telemedicina e até água potável para os mais de 1.500 residentes. Conheça agora:
Tecnologia no meio da Amazônia
Idealizada pela ONG Computer Aid International, a iniciativa tem o apoio da Dell, Intel e da Fundação América Sustentável (FAS), que auxilia na integração da comunidade com o projeto. A comunidade, aliás, participou de todas a etapas de planejamento e construção do Solar Hub de Boa Esperança.
Um projeto desse não teria sucesso sem o apoio intenso da comunidade. O Solar Hub é propositalmente construído ao lado de uma escola, e não dentro dela, justamente para ser usado tanto pelos alunos, quanto pelo restante da comunidade. A FAS está em mais de 800 comunidades amazônicas, prestando todo tipo de assessoria estrutural, educacional e médica.
Victor Salviati, Superintendente de Inovação & Desenvolvimento Institucional na Fundação Amazônia Sustentável.
O centro é fabricado com o uso de dois contêineres de transporte, conectados, que podem ser transformados em espaços para práticas de educação, saúde ou workshops. No caso da educação, cada sala de aula possui uma combinação de energia solar, tecnologia Dell Wyse eficiente em energia para PCs e servidores refrigerados a ar, fornecendo acesso à internet em áreas remotas. Atualmente, a internet é fornecida pela Starlink.
O Solar Community Hub auxilia também dez outras comunidades ribeirinhas próximas, assim como indígenas das tribos Mura, Tenharim e Apurinã. Estes são serviços oferecidos:
- Acesso à conectividade, educação digital e cursos de formação complementar voltados à profissionalização para as comunidades ribeirinhas e indígenas locais.
- Atividades de sensibilização ambiental voltadas ao público infantil, a partir de materiais pedagógicos sobre a conservação da biodiversidade.
- Atenção à saúde por meio de telemedicina e formação de agentes comunitários de saúde.
- Sistema de coleta e filtragem de água da chuva para fornecer acesso à água potável para a comunidade.
O local também auxilia o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do IMAZON, desenvolvido com servidores da Dell, utilizado para identificar ocorrências de desmatamento ou degradação ambiental na região amazônica. É uma forma interessante de oferecer bom apoio para quem mais precisa e ainda preservar o local onde vivem.
Teleatendimento e Capacitação local
Desde a inauguração do Solar Hub no Brasil, já foram oferecidas 778 horas de capacitação para jovens e adultos no eixo de educação para empregabilidade. Já no eixo de atendimento em telessaúde, entre julho de 2021 e dezembro de 2022 foram mais de 260 atendimentos realizados e 126 doses aplicadas de vacina contra COVID-19.
Este é um espaço que faz parte das metas da Intel, que, até 2030, deseja “engajar indústrias, governos e comunidades para: revolucionar saúde e segurança com tecnologia; tornar a tecnologia totalmente inclusiva e expandir a prontidão digital”.
Diversidade, inclusão e sustentabilidade são pontos tocado nesse projeto, servindo como exemplo para outras comunidades. A Intel tem no Brasil um dos 10 mercados mais importantes para a empresa no mundo.
Claudia Muchaluat, Presidente da Intel Brasil
A Microsoft e a Computer Aid também fazem parte da iniciativa, assim como há o apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), e da Prefeitura de Manicoré.
Os povos tradicionais também precisam do acesso à saúde, formação acadêmica e tecnologia. Por isso, Manicoré é grata por esse projeto, que visa investir na população local.
Representante da Câmara Municipal de Manicoré
Outros Solar Hub pelo mundo
Apesar de ter sido inaugurado no Brasil em meados de 2021, a ideia original de oferecer este centro tecnológico foi colocada em prática pela primeira vez em 2013, na Nigéria.
As empresas então conseguiram reaproveitar a ideia em outras 27 partes do mundo, incluindo Brasil, Colômbia, Quênia, México, Marrocos e África do Sul. A Computer Aid, idealizadora do projeto, lembra que este número será ainda maior com o passar dos próximos meses.
As empresas envolvidas esperam que até 1 milhão de pessoas sejam ajudadas por meio da iniciativa até 2030 e as próximas unidades do Solar Hub serão montadas na Austrália e Egito. Além das unidades fixas, outros seis Solar Community Hub móveis serão instalados na Índia. Outros 12 pontos de conectividade foram instalados na região entre Polônia, Romênia e Ucrânia em 2022.
Para a Dell, é um prazer participar deste projeto, entregando tecnologia que transforma a vida das pessoas. A empresa trouxe uma solução de virtualização de PCs chamada Dell Wise. Com ela, não há a necessidade de investir em máquinas locais. Tudo é virtual, testando apenas o monitor e os periféricos localmente. Essa solução reduz o custo local, facilita a manutenção e reduz o custo energético do projeto.
Diego Puerta, Presidente da Dell do Brasil
No total, desde o começo da iniciativa, 921 mil pessoas foram impactadas pelos trabalhos dos SHC, isso excluindo quem usou os pontos de conectividade em outras diversas partes do mundo. O que achou da ideia? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Programa “Recicla PC” da Intel dá descontos de até R$ 1.830
Revisado por Glauco Vital em 3/6/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.