A Qualcomm anunciou nesta quarta-feira (08), o Snapdragon 865 Plus, desenvolvido principalmente para celulares focados em games. O chip começará a ser integrado em diversos aparelhos ainda em 2020, como o vindouro ASUS ROG Phone 3, que ainda não foi lançado.
As principais novidades do Snapdragon 865 Plus
O chipset não chega a ser muito diferente de seu antecessor, o Snapdragon 865. Porém, estamos falando de uma versão mais parruda do modelo, que ainda utiliza a CPU Kyro 585, mas a nova plataforma móvel tem um ganho de 10% no clock, subindo de 2,8 Ghz para 3,1 Ghz. O mesmo acontece para a GPU Adreno 650, que oferece uma renderização gráfica 10% mais rápida que a anterior.
Todo esse poder de fogo será usado para que os jogadores tenham a mais alta performance na hora de rodar os games. O Snapdragon 865 Plus 5G vem com um leque de recursos presentes no Snapdragon Elite Gaming, que já havia sido implementado no Snapdragon 855. Esse tecnologia oferece, de acordo com a empresa, uma “qualidade de desktop” para os games, jogabilidade 5G ultra suave com velocidades de taxa de atualização de até 144 FPS e HDR de 10-bits. Ainda será possível atualizar os drivers do chip gráfico, algo muito comum em PCs Gamers.
“Com base no sucesso do Snapdragon 865, o novo Snapdragon 865 Plus 5G oferecerá desempenho aprimorado para a próxima onda de smartphones tops de linha […] Enquanto trabalhamos para dar escala ao 5G, continuamos a investir em nossas plataformas móveis de primeira linha, série 8, para expandir o desempenho em termos de desempenho e eficiência de energia e oferecer a próxima geração de câmera, IA e experiências de jogos.”
Alex Katouzian, vice-presidente sênior e gerente geral de telefonia móvel da Qualcomm
O Snapdragon 865 Plus 5G ainda vem equipado com o Modem-RF Snapdragon X55 5G, somado com a AI Engine de 5ª geração, seu novo sistema de inteligência artificial. Com isso, a empresa promete a melhor experiência possível no que diz respeito a qualidade de câmeras, áudio, e claro, dos games.
Além disso, o processador terá compatibilidade com a tecnologia FastConnect 6900, responsável por suportar velocidades Wi-Fi altíssimas de até 3,6 Gbps, operando a 6 Ghz, e tem suporte para o Bluetooth 5.2.
De acordo com a Qualcomm, o Snapdragon 865 está presente em cerca de 140 aparelhos, anunciados ou em desenvolvimento, mas o recente Snapdragon 865 Plus ganhará vida com o ASUS ROG Phone 3, um smartphone premium do segmento gaming. O dispositivo ganhará mais informações no dia 22 de julho, durante seu evento de lançamento.
Ademais, o ROG Phone 3 deve vir equipado com 16 GB de memória RAM, armazenamento de até 512 GB, tela AMOLED de 6,6 polegadas, bateria de 5.800 mAh e pode rodar no Android 10. Entretanto, precisamos esperar pela especificações oficiais da ASUS.
“A ASUS está animada em oferecer novamente a melhor experiência gaming com a próxima geração do ROG Phone, movido com a nova plataforma móvel Snapdragon 865 Plus 5G […] As especificações completas do ROG Phone 3 serão anunciadas nas próximas semanas, mas a adição do processador garante que o desempenho geral dará um passo para frente”
Bryan Chang, Gerente geral da divisão de negócios de smartphones da ASUS
A Lenovo também parece estar trabalhando para implementar o novo chip em seus smartphones da divisão Legion, e parece que não vai demorar muito para sabermos o que vem por ai, visto que a empresa chinesa pretende lançar seu próximo produto até o final de 2020. É esperado que cada vez mais companhias “abracem” a tecnologia do Snapdragon 865 Plus 5G em suas linhas voltadas para o público gamer com passar do tempo.
Para acompanhar as futuras novidades do mercado de celulares gamer, processadores, o mundo dos games e da tecnologia em geral, fique ligado no Showmetech.
Fontes: Qualcomm, The Verge, Neowin
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.