Desenvolvido para suceder o Snapdragon 845, o processador Snapdragon 8150 da Qualcomm surgiu na internet como um rumor que não para de ganhar força. Com isso, falaremos tudo o que sabemos a respeito do novo chipset, a começar pela sua nomenclatura um tanto singular.
Snapdragon 8150 é um processador topo de linha
Nos smartphones topo de linha atuais, tal como o Galaxy Note 9, o chipset utilizado para extrair o máximo de performance dos aparelhos é o Snapdragon 845. O problema é que a Qualcomm, empresa que fabrica este e outros chipsets, lançou recentemente o modelo 850 para notebooks.
Ou seja, o motivo por trás do nome Snapdragon 8150 em vários rumores é simples: a empresa provavelmente quer separar um segmento do outro. Dito isto, que tal falarmos um pouco sobre o que o novo processador será capaz de realizar?
A nova CPU deverá ser produzida em apenas 7 nanômetros
De acordo com alguns rumores, a nova CPU deverá ser produzida em apenas 7 nanômetros e chegará com oito núcleos de processamento, sendo quatro deles dedicados a eficiência e quatro dedicados a desempenho.
Nesse caso, os núcleos de eficiência devem ser nomeados Silver e operar a somente 1,7 GHz, já que, com a diminuição do clock, tem-se um menor consumo de energia. Por outro lado, temos também os núcleos de desempenho, que rodarão a até 2,6 GHz e receberão o nome Gold.
E já que estamos falando de desempenho, vale mencionar que o novo processador deu as caras na lista de benchmarks do Geekbench. Lá, o chipset da Qualcomm conseguiu 3.697 pontos no teste de apenas um núcleo – cerca de 1.300 a mais do que o Snapdragon 845 – e 10.469 no teste de vários núcleos – cerca de 2.000 pontos acima do Snapdragon 845.
Além disso, o Snapdragon 8150 também recebeu um certificado do Bluetooth Special Interest Group, que vem a ser um dispositivo com suporte para: conexão Bluetooth 5.1, conexão Bluetooth Low Energy e protocolo de segurança WPA3. Um último detalhe a respeito do certificado é que ele garante uma redução de 67% no consumo de energia do processador.
Inteligência Artificial
Por fim, um tópico bastante importante a respeito deste e de outros chipsets é a inteligência artificial. Sabemos que a Apple já deu seu grande passo ao lançar o chip A12 Bionic com o iPhone XS, por isso, é possível afirmar que o próximo lançamento da Qualcomm dará bastante foco em operações de IA. No entanto, ainda é muito cedo para dizer o quão longe a fabricante irá.
Ficou ansioso pelo lançamento do Snapdragon 8150? Saiba que ele deve ser lançado oficialmente em dezembro e que provavelmente aparecerá em smartphones topo de linha por todo o ano de 2019.
Por isso, fique de olho no Showmetech e não deixe de usar o campo de comentários abaixo para expressar suas ideias.
Fontes: Phone Arena e WinFuture.