A Qualcomm revelou, nesta terça-feira (24), durante o Snapdragon Summit, o seu mais novo chipset para smartphones, o Snapdragon 8 Gen 3. Prometendo avanços significativos em relação ao seu modelo anterior, o lançamento promete CPU 30% mais rápida, GPU 25% mais rápida e suporte para jogos em 240fps, uma boa notícia para os gamers de plantão.
Além disso, aprimoramentos no Ray Tracing, captura de vídeo com visão noturna e fotos Dolby HDR também chegam com o novo chipset da companhia. Confira todos os detalhes disponibilizados pela Qualcomm a seguir!
Mais veloz e eficiente
O novo processador apresenta umq CPU Qualcomm Kryo com oito núcleos, sendo cinco de alto desempenho, oferecendo um aumento de 30% no desempenho em comparação com gerações anteriores, além de uma melhoria de 20% na eficiência energética, de acordo com a companhia. A solução é composta por um núcleo Cortex-X4 de máxima performance, cinco Cortex-A720 de alto desempenho e dois Cortex-A520 de alta eficiência O Cortex-X4 atinge 3,3 GHz, enquanto a dupla de A520 opera a 2,3 GHz. Os cinco A720 são subdivididos novamente, com três deles funcionando a 3,2 GHz e os outros dois atingindo 3,0 GHz.
Além disso, a GPU Adreno foi aprimorada para proporcionar um desempenho 25% superior, com 25% a mais de eficiência energética e 1,5 vezes mais capacidade de Ray Tracing, tornando a experiência de jogos e streaming mais rápida, nítida e suave.
Outra inovação encontra-se na aprimorada Unidade de Processamento Neural (NPU) Hexagon, que traz melhorias em todos os aceleradores, abrangendo dados em formatos de vetores, escalares, Tensor, entre outros. Isso é complementado por um sistema de energia dedicado, frequências mais elevadas, aumento de cache e uma comunicação direta com as memórias LPDDR5X. Estes avanços resultam em um impressionante aumento de 98% na velocidade de processamento em comparação com o Snapdragon 8 Gen 2, além de uma melhoria de 40% na eficiência energética.
O Sensing Hub, uma parte fundamental da plataforma destinada a gerenciar e processar os dados dos sensores nos dispositivos móveis, também apresentou melhorias significativas. Ele promete um aumento de 3,5 vezes no desempenho de IA, graças ao acréscimo de 30% a mais de memória, o dobro de aceleradores e o suporte ao formato de dados INT4. Apesar de possuir uma precisão menor, o INT4 é calculado de maneira mais rápida, permitindo a realização de um número consideravelmente maior de operações.
Inteligência Artificial
A empresa também apresentou o Qualcomm AI Engine. Este motor de inteligência artificial de ponta foi idealizado para a realização de tarefas generativas em dispositivos móveis. A novidade possui suporte a modelos multi-modais de IA gerativa, incluindo modelos de linguagem de grande porte e modelos de linguagem visual. O grande destaque é que tudo isso é executado diretamente nos dispositivos, garantindo um melhor resultado aos usuários sem a dependência da nuvem.
“Com a integração das AIs ao smartphone, estamos nos aproximando de uma grande transição, similar ao da chegada do smartphone. Além disso, a vantagem de usar AI direto no smartphone ou PC, sem a necessidade de conectar-se a data centers, garante privacidade, rapidez e funcionamento mesmo sem internet””
Cristiano Amon, CEO da Qualcomm
As principais características são:
- Geração de Imagens Veloz: O motor é capaz de gerar imagens em uma fração de segundo, permitindo a rápida criação de múltiplas opções ou a geração instantânea de conteúdo para redes sociais.
- Processamento de Texto em Alta Velocidade: Modelos de linguagem de larga escala podem ser executados a taxas de até 15 tokens por segundo, garantindo uma resposta ágil do assistente virtual pessoal.
- Personalização On-Device: O Qualcomm Sensing Hub pode seguramente utilizar dados do usuário, como preferências de atividades, nível de condicionamento físico e localização, para fornecer respostas mais personalizadas do assistente virtual.
- Melhoria Significativa no Desempenho: A Unidade de Processamento Neural (NPU) Qualcomm Hexagon registra um aumento de desempenho de até 98%, com uma melhoria de eficiência energética de até 40%.
- Aprimoramento Notável na Performance de IA: O Qualcomm Sensing Hub demonstra um aumento de até 3,5 vezes na performance de IA.
Fotos e vídeos
O novo chipset da Qualcomm também trouxe suporte a incríveis melhorias para fotos e gravação de vídeos, com recursos de fotos e vídeos ativados por voz com IA generativa. Além disso, é possível otimizar componentes individuais de suas imagens em tempo real, em até 12 camadas, para obter mais detalhes, cores vibrantes e autenticidade. Em baixa luminosidade, a captura de vídeo com Visão Noturna alimentada por IA também promete trazer resultados nunca vistos antes.
As principais características são:
- Apagar Objetos em Vídeo: A capacidade de remover pessoas e objetos indesejados em vídeos com um simples toque, graças ao Video Object Eraser da Arcsoft.
- Duas Câmeras Sempre Ativas: Câmeras ativas na frente e atrás, permitindo a leitura fácil de códigos QR, desbloqueio facial e muito mais.
- Zoom Inteligente: Com o suporte da primeira câmera de 200 MP otimizada para Snapdragon da Samsung, é possível capturar múltiplos vídeos, realizar rastreamento de objetos e aplicar zoom de 2x e 4x, tudo em qualidade 4K.
- Tecnologia HDR Inovadora: A primeira tecnologia HDR de fotos da Dolby permite capturar e reproduzir imagens com uma ampla gama de cores, tons e sombras, refletindo a visão completa e criativa do fotógrafo.
- Captura de Fotos Truepic: Com suporte para o padrão C2PA, essa funcionalidade permite a captura de fotos com um selo criptográfico Truepic para comprovar que a foto é real, não gerada por IA.
- Vlogger’s View: Permite compartilhar simultaneamente o vídeo da câmera frontal e traseira, colocando você no centro da ação enquanto compartilha e narra.
- Expansão de Fotos: Esta funcionalidade intuitivamente estende uma foto além do que foi originalmente capturado.
Games
A Qualcomm também trouxe novidades para os fãs de jogos. Uma das inovações notáveis é a introdução do Ray Tracing com Global Illumination acelerado por hardware, que oferece uma iluminação multi-fonte que se assemelha à realidade. Essa é a primeira vez que esse recurso é disponibilizado em dispositivos móveis, graças à colaboração com o Unreal Engine 5.2.
As principais características são:
- Aprimoramento de Desempenho para Jogos Móveis: A capacidade de ampliar a resolução dos cenários do jogo para até 8K em telas externas com o Snapdragon Game Super Resolution, maximizando o desempenho em jogos móveis.
- Adreno Frame Motion Engine 2.0: Este mecanismo gera cenas de qualidade ainda mais alta, dobrando a taxa de quadros enquanto mantém o mesmo consumo de energia, proporcionando gráficos mais suaves e realistas.
- Taxa de Quadros Excepcional: A capacidade de atingir impressionantes 240 quadros por segundo (FPS) em telas de 240 Hz, garantindo gráficos ultra-suaves e sem atrasos.
Quando chega?
De acordo com informações da Qualcomm, os primeiros smartphones Android com o novo Snapdragon 8 Gen 3 serão lançados “nas próximas semanas”, e é esperado que haja anúncios em breve. Com sorte, até mesmo hoje (24), algumas fabricantes de dispositivos móveis podem revelar quais modelos adotarão essa plataforma.
Diversas marcas já confirmaram a presença do chip em seus aparelhos, incluindo ASUS, Honor, iQOO, MEIZU, NIO, Nubia, OnePlus, OPPO, Realme, Redmi, RedMagic, Sony, Vivo Mobile, Xiaomi e ZTE. Além disso, algumas parcerias que não foram mencionadas também planejam adotar essa solução, como a Samsung, que tem a intenção de apresentar o Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy no lançamento do Galaxy S24.
Assista o resumão do evento em nosso canal do Youtube:
Veja também
Qualcomm anuncia Snapdragon X Elite, processador para PC com foco em IA
Snapdragon Seamless amplia integração entre dispositivos
Revisado por Glauco Vital em 24/10/23.