No dia 14 de Maio, o Showmetech recebeu um convite especial: conhecer o Laboratório Nacional de luz Sincrotron (LNLS), em Campinas – SP.
Projetado e construído com tecnologia brasileira, o LNLS foi inaugurado em 1997, com instalações abertas à comunidade científica e empresarial de todo o país e do exterior. O laboratório, que conta com hardwares e softwares da National Instruments, é utilizado por cerca de 2.700 pesquisadores. Eles trabalham em mais de 500 projetos que já resultaram em 250 artigos publicados em revistas científicas. Confira abaixo as nossas impressões:
O tour foi realizado na companhia do Dr. James Truchard (Dr. T), físico americano e co-fundador da National Instruments, que ao longo da carreira acumulou diversos prêmios por sua contribuição como engenheiro, cientista e administrador. Podemos até fazer uma metáfora que Steve Jobs está para a computação pessoal assim como Dr. T está para o universo dos engenheiros. A empresa atua em diversas frentes da indústria e tem uma visão de tendência por oferecer soluções de teste que estão sendo analisadas hoje para se tornarem realidade nos próximos cinco a dez anos, investindo anualmente uma média de 16% do seu lucro bruto em P&D (pesquisa e desenvolvimento).
LNLS
Nem sempre estamos acostumados em ver no Brasil exemplos notáveis de tecnologia de ponta e centros de pesquisa de referencia internacional. Em nossa visita ao LNLS, o primeiro choque é com o pioneirismo, organização e beleza da instituição. Aos poucos, somos inundados pela atmosfera repleta de pesquisadores atentos aos seus respectivos experimentos em máquinas que desafiam a curiosidade.
O que é Luz Síncrotron?
Luz síncrotron é a intensa radiação eletromagnética produzida por elétrons de alta energia através de um acelerador de partículas. Essa luz abrange uma ampla faixa do espectro eletromagnético: Raios-X, Luz Ultravioleta e Infravermelha, além da Luz Visível.
Para que serve?
É com esta luz que cientistas estão descobrindo novas propriedades físicas, químicas e biológicas existentes em átomos e moléculas, os componentes básicos de todos os materiais. Um simples exemplo dado a nos foi a seguinte comparação: “ao tirar uma foto, se sua única fonte de luz fosse uma pequena luz de Led. Ficaria difícil tirar uma boa foto. Mas se você pudesse usar um flash enorme. A foto ficaria bem melhor não é?
O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), instalado em Campinas, é o único deste gênero existente na América Latina e o primeiro instalado no Hemisfério Sul e desde julho de 1997, centenas de pesquisadores, do Brasil e do Exterior, utilizam a fonte brasileira de luz síncrotron para fazer pesquisas que visam desbravar novas fronteiras de conhecimento sobre os átomos e as moléculas, e também através da nanotecnologia.
Parceria com National Instruments
A National Instruments é o que a Apple seria para os centros de pesquisa. Essa parceria possibilita a criação de aplicações e experimentos com maior facilidade e maleabilidade. Com isso é possível uma maior gama de experimentos e aplicações disponíveis ainda com maior facilidade de modernização dos processos necessários.
Projeto Sirius
O projeto que esta para ser iniciado põe a mostra o dinamismo e conhecimento brasileiro à prova. O novo centro esta dotado das mais novas tecnologia desenvolvidas aqui mesmo e que elevarão ainda mais o conceito do Brasil neste mercado. Novos experimentos poderão ser feitos a um custo muito mais baixo que anteriormente era possível, isso coloca o país em um alto nível de competitividade com o mercado internacional de pesquisa e desenvolvimento.
Para mais informações, recomendamos o site oficial do LNLS.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.