Índice
Ainda que as grandes fabricantes não parem de por mais recursos num dispositivo cuja função primária era conversação por voz, os smartphones têm ficado bem chatos para o consumidor casual. Seja pelo lançamento anual obrigatório ou pela falta de uma inovação que chame atenção, o mercado de smartphones começou a perder um pouco do brilho.
No entanto, isso pode mudar em 2018. Chegamos ao momento de pular mais um obstáculo para a evolução dos dispositivos portáteis que não saem de nossas mãos.
Ano novo, tecnologias novas
Inteligência artificial em smartphones
Tudo bem, a IA está ai há anos e não é exatamente nova. Porém, a vantagem dessa tecnologia é a forma como ela é usada. Em 2017, vimos que o Google Lens é capaz de identificar qualquer coisa que esteja no raio de alcance de sua câmera. Além disso, a Huawei nos mostrou que a inteligência artificial pode ser usada para tirar fotos melhores.
O Mate 10 Pro, da Huawei, usa reconhecimento de imagem e uma NPU (unidade de processamento neural) para ajustar automaticamente as configurações da câmera e tirar fotos impressionantes.
No entanto, isso é só o começo. A “aprendizagem de máquina” está dando novos passos e, com isso, coisas como tradução em tempo real e sugestões estão ficando ainda melhores.
Realidade aumentada
Depois do fiasco do projeto Tango da Google, teremos a segunda etapa de desenvolvimento da realidade aumentada. O iOS com seu ARKit e o Android Oreo com o ARCore.
Ao invés de exigirem precisão como o Tango, eles apostaram na simplicidade da câmera dos smartphones para fazer tudo. Ou seja, não há a necessidade de um hardware preciso que dificultaria a acessibilidade a tecnologia.
Escaneamento facial em 3D
Apesar de o Face ID ter tido uma apresentação polêmica e não ser exatamente uma melhoria prática em relação aos leitores de digitais, essa tecnologia deve chegar para outros dispositivos em breve.
Com a concorrência brigando entre si, é só uma questão de tempo até que desbloquear seu smartphone apenas com o rosto seja simples e prático. Além disto, precisamos de algo mais útil do que os animojis.
USB tipo-C e outros extras
Caso ainda não tenha ficado claro, o novo padrão de conexão para smartphones e outros dispositivos é o USB tipo-C. Em 2017, notamos a transição entre um padrão e outro e, com isso, 2018 deve ser a conclusão deste capítulo.
Por falar em transições, a morte da conexão P2 em smartphones (entrada para fones de ouvido) foi mais uma oportunidade para as empresas minarem mais dinheiro de nossos bolsos. Agora, temos a “opção” de comprar fones sem fio e que custam acima de 150 dólares adicionais. Este tipo de solução não funcionará no Brasil a menos que os preços caiam de verdade.
Por fim, temos os docks. Funcionando de forma semelhante ao Nintendo Switch, tivemos o lançamento do Samsung DeX Station. A ideia é encaixar seu Galaxy S8 ou Galaxy Note 8 nele e poder usá-los com monitor, teclado e mouse. Com sistema próprio, o DeX é útil se você não tem um computador, ou se precisa transportar um.
No entanto, a solução ainda não é perfeita e continua sendo de nicho. Com os devidos ajustes e a propagação da ideia em outras fabricantes, podemos ter uma nova era de smartphones híbridos.
Acompanhe o Showmetech para ficar por dentro de cada lançamento de smartphone em 2018. Ah, e, deixa nos comentários sua opinião sobre o que precisa ser implementado nos próximos dispositivos.
Fonte: Gizmodo
Leia também
Confira os melhores smartphones top de linha para comprar no Natal
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.